Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As funções desempenhadas pelo jornalista incluem a de repórter, o qual

  • A.

    deve redigir, condensar, titular, interpretar, corrigir e coordenar a matéria a ser divulgada.

  • B.

    tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários, além das incumbências de redação comum.

  • C.

    tem a incumbência de organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo redatorial, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias.

  • D.

    responde legalmente pelos conteúdos editoriais de cada edição, perante eventuais questionamentos jurídicos.

  • E.

    cumpre a determinação de colher notícias ou informações, preparando ou redigindo matérias para divulgação.

No contexto de difusão e apresentação de fato jornalístico, é correto afirmar que a Internet é

  • A.

    uma hipermídia no que se refere à polissemia própria dos meios audiovisuais, mas não no que se refere aos conteúdos noticiosos, já que continua seguindo o padrão standard das agências internacionais.

  • B.

    o maior de todos os meios de comunicação de massa tradicional, devido à quantidade de internautas existentes em todo o mundo e à difusão de conteúdos jornalísticos em tempo real.

  • C.

    uma hipermídia, na qual a notícia pode ser apresentada por meio de uma sucessão de hiperlinks e de acordo com um novo contexto, o do hipertexto.

  • D.

    a maior de todas as mídias abertas (broadcast), em decorrência de sua capacidade de prover conteúdos a la carte, acessáveis por meios de links, hiperlinks e redes sociais.

  • E.

    uma hipermídia, mesmo sem ter ocasionado modificação significativa no que se refere à estrutura da pirâmide invertida de transmissão dos fatos.

Em uma empresa jornalística, há vários profissionais que podem modificar os conteúdos elaborados pelos repórteres. Essas alterações, no entanto, podem ter implicações deontológicas. Com base no que estabelece o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a opção correta, acerca desse assunto.

  • A.

    O terceiro que altera conteúdo de um texto é o responsável pela alteração.

  • B.

    Compete ao superior hierárquico imediato ao repórter responder solidariamente pelas alterações editoriais que se fizerem necessárias.

  • C.

    As alterações textuais promovidas pelo editor-chefe não têm implicações deontológicas negativas, uma vez que ele é o responsável natural por toda edição.

  • D.

    Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o crédito da matéria deve ser dividido com o eventual coautor.

  • E.

    Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o leitor, mediante nota da redação, deve ser informado dessa alteração.

Considerando a função precípua do jornalismo exercido no âmbito do serviço público, assinale a opção correta.

  • A.

    A produção jornalística de prova documental admite, no setor público, o uso de microfones ocultos.

  • B.

    Os pressupostos da investigação jornalística são universais e, portanto, válidos tanto para o setor público quanto para o setor privado.

  • C.

    A investigação jornalística no âmbito da administração pública não deve recorrer a métodos ocultos, bem como a informações caracterizadas pelas fontes como off-the-record.

  • D.

    Para efeitos de investigação jornalística, os chefes de Estado e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão protegidos pelo expediente jurídico denominado exceção da prova da verdade.

  • E.

    O uso de disfarces, câmera oculta e off-the-record, recursos consagrados pelo jornalismo investigativo, é permitido em veículos de comunicação de massa de propriedade estatal.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta das características da notícia radiofônica.

  • A.

    frases de impacto, prefixos musicais de identidade do programa e preferência à ambientação realista

  • B.

    blocos de informações, recursos estilísticos, riqueza de detalhes e adjetivações como âncoras retóricas

  • C.

    entusiasmo narrativo, linguagem envolvente, afetividade nos relatos dramáticos e subjetividade inerente aos fatos narrados

  • D.

    sonoplastia atraente, reconstituição dramática da fala dos personagens e recursos aos chamados argumentos de autoridade

  • E.

    períodos curtos, linguagem direta, simplicidade sem adjetivações e objetividade

No contexto da sociedade da informação, o gatekeeper

  • A.

    mantém contato direto com as fontes primárias, o que limita a atuação dos repórteres.

  • B.

    encontra-se diante do desafio de resgatar as informações úteis em meio a um número elevado de informações disponíveis, muitas delas irrelevantes.

  • C.

    depara-se com material informativo de alta qualidade e em grande quantidade, o que facilita seu trabalho.

  • D.

    é a prova cabal do fracasso da sociedade da informação, a qual pode ser denominada, atualmente, sociedade da desinformação.

  • E.

    desapareceu da maioria das redações, pois, com a figura do repórter multimídia, tudo já vem pré-selecionado para o consumidor direto.

A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.

  • A.

    Enquanto o texto rigoroso exige muito trabalho de apuração, a infografia cumpre apenas função ornamental, de bom humor e de leveza face à aridez, por exemplo, de um noticiário econômico.

  • B.

    Em uma era em que as notícias são tratadas como produtos publicitários e os jornais são cada vez mais parecidos com uma tela de TV, o papel de infografia é tornar os conteúdos mais imagéticos.

  • C.

    Situada entre o jornalismo e o design, a infografia exige rigor e responsabilidade, de modo a passar para o leitor uma informação de qualidade e fidedigna.

  • D.

    A infografia é um elemento comprobatório da hipótese de que a galáxia do visual suplantou a galáxia de Gutenberg, instalando definitivamente o paradigma da cultura do simulacro (Baudrillard).

  • E.

    A infografia é um dos maiores avanços em matéria de entretenimento de animação, mas comumente impede a compreensão racional das informações contidas no texto.

Assinale a opção correspondente às categorias cognitivas do jornalismo.

  • A.

    pirâmide normal, pirâmide invertida, pirâmide mista e pirâmide literária

  • B.

    o que, quem, quando, como, onde e por quê

  • C.

    quem diz o que para quem com que finalidade

  • D.

    emissor-receptor-canal-mensagem-receptor-feeback

  • E.

    lead, sublead, corpo, desfecho

Assinale a opção correta no que se refere ao uso de trocadilhos no texto jornalístico.

  • A.

    Jogos de palavras são artifícios retóricos inerentes à síntese jornalística dos fatos.

  • B.

    Jogos de palavras são de mau gosto, mas dão ibope e tornam os fatos menos chatos.

  • C.

    Pesquisas empíricas revelaram elevados índices de rejeição a trocadilhos nos títulos.

  • D.

    Títulos devem ser engraçados, desde que a matéria não deixe de retratar a verdade.

  • E.

    É preferível uma boa imagem ou um título tradicional a um criativo jogo de palavras.

Depois dos jornalistas multimídia, surgiram os chamados jornalistas móveis, para os quais já há até um apelido, os mojos (mobiles journalists). Com relação ao jornalismo móvel e aos mojos, assinale a opção correta.

  • A.

    A vanguarda tecnológica disponível em alguns países já permite coberturas de mojos para distribuição de imagens por múltiplas plataformas, com o envio direto do local ou para tratamento posterior.

  • B.

    O jornalismo móvel ainda não dispõe de plataformas de envio de vídeos, pois as imagens em movimento ainda carregam entrecortadas por congelamentos.

  • C.

    O jornalismo móvel ainda enfrenta limitações no que se refere à adaptação dos conteúdos entre as telas de envio e as telas dos desktops e notebooks.

  • D.

    A incipiência do jornalismo móvel deve-se ao fato de que as bandas largas em 3G ainda não foram adaptadas para a emissão de conteúdos em tempo real.

  • E.

    A plataforma de atuação dos mojos requer que os conteúdos sejam enviados em forma bruta, ficando a sua edição fora do controle do repórter-emissor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...