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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
O position paper deve ser acionado prioritariamente em temas relevantes, polêmicos ou complexos.
No apoio a eventos, o assessor de imprensa é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação.
A produção de artigos só deve ser conduzida quando o assessorado tiver tempo e disposição para escrever o texto, não se admitindo que o assessor atue como ghost-writer.
A pauta exclusiva é um recurso oportuno porque, no meio jornalístico, não há restrições à prática de se garantir exclusividade a determinado jornalista ou veículo de comunicação.
O publieditorial, ou informe publicitário, por conter material jornalístico, deve ser redigido e apresentado de forma congruente e igual à linha editorial e gráfica do veículo de comunicação em que está sendo publicado.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.
O e-mail, por possibilitar a seleção e a catalogação de mensagens, é o meio de comunicação mais eficaz atualmente, porque resolveu o problema do excesso de informação.
A comunicação direta entre chefes imediatos ou gerentes e os empregados é a fonte de informação preferida destes.
A intranet é o meio mais utilizado e propagado nas empresas, porque, no ambiente de trabalho, elas garantem ampla liberdade de expressão aos funcionários e pleno acesso destes a esse meio.
O jornal mural é o veículo mais difundido e empregado nas empresas, devido à falta de acesso destas aos recursos digitais.
A intranet possibilita que sejam usados em escala crescente vídeos e videoconferências, porque o custo de produção é baixo e a forma de divulgação é simplificada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.
Por questão de segurança de informação, na gestão de crises, admite-se o encobrimento de responsabilidades quando os fatos já foram apurados.
Gerenciar crise de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.
O momento mais importante de uma crise é o presente, uma vez que a mídia raramente acompanha os desdobramentos subsequentes.
Na gestão de crises não basta uma boa explicação; uma resposta só deve ser dada se for convincente.
O uso de nota paga é sempre eficaz, porque possibilita à organização dizer o que precisa, sem que esta corra o risco de ser mal interpretada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta acerca de estratégia de comunicação em ambientes organizacionais.
O planejamento estratégico da ação comunicativa organizacional deve possibilitar a tomada de posições a respeito de questões críticas e motivar, associar e integrar os diversos públicos.
Uma estratégia de comunicação consiste em desenvolver sistemas informacionais que possibilitem atingir pequenos objetivos, que são mais fáceis de alcançar a curto prazo.
O ponto de partida para se atingir uma boa estratégia é o retorno do investimento por meio da instrumentalização da comunicação organizacional.
A geração de um modelo de planejamento estratégico de comunicação organizacional prioriza a opção política do gestor.
A comunicação estratégica deve ser entendida como um instrumento de controle das ações, mais do que a simples coordenação de ações.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A imagem acima traduz um modelo reticular, multipolar, multidirecional, desenvolvido para compreensão da prática comunicativa no campo das políticas públicas. Considerando a necessidade de divulgação e de negociação das políticas junto aos públicos, assinale a opção correta.
O modelo reforça as noções de emissor e receptor, que permanecem no circuito produtivo que caracteriza a prática comunicativa, e que se materializam nos nós da rede.
O circuito produtivo, mediado por uma permanente negociação, pode ser operado por comunidades discursivas ou por indivíduos, considerados no modelo como públicos-alvo de ações de transferência de informação.
Os fatores de mediação de ordem pessoal, grupal, coletiva ou organizacional, material ou simbólica ocorrem em contextos nos quais o controle do processo deve ficar a cargo da organização pública.
O conhecimento do contexto situacional que envolve os interlocutores é uma garantia de sucesso das ações de persuasão.
O modelo apresentado, como instrumento de planejamento da comunicação, pretende opor-se às forças centrípetas de concentração de poder, na medida em que percebe os lugares de interlocução móveis e negociáveis.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Gestores de comunicação que se dedicam a planejar a imagem de organizações concentram-se, sobretudo, em propagar percepções.
O discurso institucional possui todas as características que possibilitam identificar e diferenciar uma empresa de outra, uma vez que, só pelo seu discurso, pode-se conhecer a organização.
Reputações não se sustentam em circunstâncias abstratas, porque são defendidas, expostas, destacadas, assim como entram em declínio, em função de contextos sociais e históricos.
A imagem de uma marca ou de uma instituição resulta diretamente do seu discurso institucional.
A cultura corporativa influencia a organização, mas não afeta a forma como essa organização é percebida por seus públicos nem o modo como constrói sua identidade.
A respeito de características da fotografia, assinale a opção correta.
A abertura do diafragma e a redução da distância do foco aumentam a nitidez da imagem.
A profundidade é um efeito produzido na fotografia pelo uso da contraluz, que ilumina toda a área em torno do objeto iluminado.
A profundidade na fotografia é uma zona ilusória de sombra, produzida pelo efeito da contraluz, e que destaca o fundo do cenário.
A profundidade de campo se estende para aquém do objeto em foco na foto e diminui na razão direta da abertura do diafragma.
A profundidade de foco é uma faixa desfocada que varia com o uso da luz e que ilumina mais o objeto do fundo da cena.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da técnica de produção fotolegenda, um dos recursos da narrativa jornalística, assinale a opção correta.
Esse recurso é empregado quando o acontecimento não foi presenciado por um repórter de texto.
A fotolegenda é uma manchete conjugada com a fotografia ou a qualquer ilustração ou publicação.
Em uma fotolegenda, não se deve ultrapassar duas linhas de 70 caracteres, com espaços, para identificar os personagens envolvidos na cena fotografada.
Usualmente, uma fotolegenda é a combinação de texto com fotografia, empregados de modo complementar com seus conteúdos.
Trata-se de um recurso de programação visual, mais utilizado para complementar os espaços que não foram preenchidos por matérias informativas.
Quanto a características do fotojornalismo, assinale a opção correta.
Nas matérias, as imagens fotográficas são mais importantes que as demais formas de expressão jornalística e, por isso, devem sempre ser destacadas.
A imagem tem papel preponderante no registro dos acontecimentos e, por isso, tem mais importância documental que o texto.
No processo de edição, se as palavras silenciam acerca do que não interessa informar, as imagens podem ser igualmente cegas em relação a certos fatos.
No processo de edição, se as palavras silenciam acerca do que não interessa informar, as imagens podem ser igualmente cegas em relação a certos fatos.
As fotos podem mostrar apenas certos ângulos da cena, mas o leitor/observador sempre percebe o enquadramento.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da recuperação de fotos a partir de bancos de dados de imagens e filmes, assinale a opção correta.
As imagens de arquivo, ou obtidas em bancos, contextualizam, simbolicamente, o tempo histórico.
As imagens fotográficas do mundo são produzidas e distribuídas por agências de notícias e podem ser usadas livremente para fins de publicação de informação de serviço.
O editor pode utilizar bancos de imagens para selecionar fotos e ilustrar notícias; nesse caso, não é preciso citar a fonte, bastando inserir a legenda sobre o assunto retratado.
Com o uso das câmeras digitais, normalmente as fotos não utilizadas são arquivadas pelo centro de documentação das redações, o que representa um trabalho precioso de preservação da memória.
As tecnologias atuais permitem transformar o fotograma de uma cena filmada em fotografia para publicação.
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