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Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diferentes suportes midiáticos apontam para soluções específicas em termos de imagens. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Imagens para mídia impressa (offset) requerem total tratamento analógico, sob pena de prejuízos para a nitidez dessas imagens.
Uma imagem originalmente produzida para um sítio da Internet pode ser selecionada, cortada e colada diretamente para a edição em meio impresso (offset), sem perda de qualidade.
Meios impressos (offset) exigem maior definição de imagens digitais em comparação com a Internet, sob pena de serrilhamento das imagens.
Com a explosiva oferta generalizada de memória residente nos computadores de última geração, o peso das imagens tornou-se irrelevante, seja qual for o suporte de percepção.
São as baixas taxas de compressão do formato JPEG que o tornam adequado para a edição de imagens no meio impresso (offset).
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta com relação a divulgação científica e jornalismo científico.
A relação do jornalismo científico com a ciência e com os fatos produzidos pelos cientistas deve basear-se estritamente na tradução desses fatos para o público, pois não é seu papel fazer leitura crítica da ciência.
Uma das funções do jornalismo científico é a transferência de informações científicas e tecnológicas, transcritas em códigos especializados, a um público seleto, formado por especialistas.
Quando a divulgação científica se apropria da cultura e dos meios jornalísticos, o jornalismo científico torna-se um gênero da divulgação científica.
O jornalismo científico é o meio de que dispõe a ciência para tornar públicas, em um contexto de interpares, as produções mais recentes do meio científico.
São mídias do jornalismo científico os veículos não tradicionais como histórias em quadrinhos, fascículos, livros, incluindo os didáticos, exposições e dias de campo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da atividade jornalística e das técnicas de pesquisa em jornalismo, assinale a opção correta.
Uma técnica de pesquisa em jornalismo é a observação, na qual o repórter se converte em testemunha de um acontecimento ou situação.
A atividade diária do jornalismo, com seus prazos cada vez mais curtos, obriga o jornalista a trabalhar com informações superficiais e generalistas.
A hierarquização das fontes é desnecessária porque os critérios de noticiabilidade impõem a própria hierarquia ao noticiário.
A pesquisa garante que o jornalismo de precisão, acoplado ao método científico derivado da análise do discurso, proponha-se a quantificar variáveis.
As técnicas tradicionais da pesquisa social não são adequadas à pesquisa jornalística, uma vez que o repórter, diante do fato jornalístico, obedece mais à intuição do que à reflexão, precisando contar com técnicas diferentes.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade da partida da apuração jornalística ou, como na expressão pioneira de Gillmor, distributed journalism. Com base no conceito de apuração distribuída, assinale a opção correta.
As tendências atuais apontam para o uso do data-mining no jornalismo em base de dados, embora essa metodologia seja limitada, pois possibilita que se obtenham respostas apenas a uma pergunta específica.
A apuração distribuída pode ser considerada um tipo de crowdsourcing aplicado ao jornalismo, uma vez que significa a terceirização de tarefas ligadas à produção de conhecimento para uma coletividade reunida por redes de computadores.
Quando se adota a prática da apuração distribuída, não é necessário que os jornalistas se utilizem de bancos de dados para produzir conteúdo próprio.
Nesse sistema de apuração, os próprios leitores indicam os casos mais propensos a se tornarem notícias, assumindo a função dos sistemas de busca e tratamento de informações, o que dispensa a checagem posterior dessa apuração por repórteres profissionais.
A presença de uma personalidade editorial no gerenciamento do processo de apuração distribuída é desnecessária, uma vez que configura elemento de censura e de controle que pode afetar a participação dos leitores.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O termo jornalismo de verificação surge com Bill Kovach e Tom Rosenstiel (Os Elementos do Jornalismo) e retrata mudanças no jornalismo, entre elas, a técnica da prosecutorial editing, ou edição cética. Acerca dessa técnica, assinale a opção correta.
Esse método privilegia o uso de fontes anônimas, uma vez que avalia com ceticismo o recurso às fontes oficiais de informação.
É eficaz para identificar os jornalistas não comprometidos, uma vez que seu objetivo é desvendar interesses ocultos pelo redator.
A edição cética é uma espécie de cocriação, porque possibilita ao leitor e(ou) espectador avaliar a matéria antes de ela ser publicada.
Essa técnica foi elaborada para remover, sobretudo os erros inconscientes de afirmação e narrativa.
Para garantir a exatidão e a precisão das informações, a cada edição cética acrescenta-se mais informação ao texto.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à pauta na prática jornalística, assinale a opção correta.
Para respeitar o deadline, o repórter deve confiar nas orientações da pauta e centrar sua apuração nas fontes previamente identificadas e catalogadas, uma vez que outros pontos de vista e comentários podem desviar o foco da matéria.
Esgota todas as possibilidades acerca de um fato jornalístico, ficando o repórter orientado sobre fontes, ângulos, ênfases e opiniões, porque é montada mediante raciocínio dedutivo, o que garante espaço para a formulação de novas hipóteses.
Pode servir de guia investigativo; quando isso ocorre, não é necessário que o repórter consulte tratamentos diferentes a respeito do mesmo evento nem pesquise e relacione fatos antecedentes.
É impossível seguir um fio condutor para uma investigação jornalística, portanto, não há como se estabelecer metas nem direcionar o propósito da reportagem por meio da pauta.
Em vez de funcionar como um mapeamento sobre o caso em questão ou um planejamento investigativo, a pauta, por vezes, se torna tão detalhista e extensa que se apresenta como uma receita completa de como cada repórter deve conduzir a sua reportagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A imagem acima descreve, em forma de diagrama, o processo de reportagem hipermídia. Com relação às características desse tipo de reportagem, assinale a opção correta.
O modelo hipermídia evidencia a necessária separação entre os sistemas de apuração, de publicação e de distribuição, em função da sistemática da produção jornalística e, principalmente, da instantaneidade ou atualização próprias do jornalismo digital.
O repórter hipermídia considera que o leitor procede à navegação pelos conteúdos por meio das seguintes estratégias de leitura: rastreamento, busca, exploração e divagação.
O modelo se caracteriza por uma reportagem ao mesmo tempo multilinear ou arbórea, pois a redação final deve-se estruturar como pirâmide invertida hipertextual.
Trata-se de um modelo linear de estruturação da informação, que leva em consideração os hábitos tradicionais dos leitores.
O repórter se configura como um arquiteto de informação que se responsabiliza por elaborar um sistema de publicação que contemple modelos estruturados de narratividade e priorize a lógica da pirâmide invertida.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à edição jornalística, assinale a opção correta.
A edição em telejornalismo concentra-se na seleção e montagem de imagens em movimento.
Consiste na finalização e transformação do material redigido em produto de comunicação. Nessa etapa, a coordenação de conteúdo e a hierarquização são dispensadas.
A diagramação, disposição gráfica do conteúdo, é exclusiva da edição de impressos.
A edição confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores, de tal forma que ela pode substituir as demais etapas sem prejuízo para a construção da informação.
No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros a textos de locução.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
São características de uma reportagem
a predominância da forma narrativa, a objetividade dos fatos narrados, a humanização do relato e o texto de natureza impressionista.
a forma discursiva, a presença de um ou mais personagens centrais e a ênfase em aspectos emocionais.
a forma dissertativa, o texto objetivo, a análise em profundidade e a recorrência a personagens.
a lide circunstancial, o relato humanizado e o texto objetivo.
a predominância da forma narrativa, o texto de natureza expressionista e a objetividade dos fatos narrados.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A atuação de uma assessoria de imprensa caracteriza-se pela adoção de procedimentos que são estratégicos para os resultados almejados. As características da assessoria de imprensa incluem
preocupação centrada na imagem corporativa e não no conteúdo e na informação.
definição de foco com ações concentradas, evitando a diversidade de pautas.
monitoração e avaliação do relacionamento com os jornalistas e veículos, com a intenção de privilegiar aqueles veículos mais influentes.
o recurso a pautas não institucionais, que olhem também para fora da organização.
adoção de política de redução de perdas e danos na gestão de crise, evitando divulgar notícias negativas.
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