Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Wilson Bueno, o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade ou mesmo uma pessoa com os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular é chamado de

  • A.

    endomarketing.

  • B.

    assessoria de imprensa.

  • C.

    comunicação integrada.

  • D.

    marketing de permissão.

  • E.

    lobby.

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

  • A.

    comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.

  • B.

    conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.

  • C.

    impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.

  • D.

    relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.

  • E.

    relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.

Sobre as características e o funcionamento da Comunicação Organizacional não se pode dizer que:

  • A.

    vem se modificando fortemente com as novas tecnologias de comunicação e informação.

  • B.

    tem estreitado as relações com seus diversos públicos a partir do uso da Internet como veículo de comunicação e informação.

  • C.

    mantém relação direta com a missão, a visão e os valores de uma empresa.

  • D.

    engloba a comunicação interna e externa de uma organização.

  • E.

    é uma estratégia utilizada para identificar o público a ser atingido por uma mensagem comercial para a TV, em geral de longa duração, e que explicita à exaustão os benefícios do produto que está sendo veiculado e as vantagens de seu uso.

Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.

A imagem e a reputação são conceitos diferentes, pois, enquanto a imagem engloba uma opinião mais recente que o público tem da organização, a reputação é construída ao longo do tempo por meio do julgamento de valores sobre suas qualidades, é o crédito de confiança, o bom nome, a familiaridade e o reconhecimento da organização diante do seu público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.

A marca, em uma organização, pode apresentar-se como nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, que pretendem identificar os bens e serviços por ela oferecidos e diferenciá-los dos concorrentes.

  • E. Errado
  • C. Certo

A respeito dos conceitos de comunicação pública e de opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Comunicação pública é o conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse geral sobre assuntos ligados a serviços públicos, direitos de cidadania, ações de governo e oportunidades que atendam ao preceito constitucional da publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se a estrutura de comunicação em uma autarquia pública, é correto afirmar que integram o seu público-alvo interno

  • A.

    os seus usuários.

  • B.

    a imprensa.

  • C.

    os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

  • D.

    as escolas, as universidades e os profissionais liberais.

  • E.

    os seus funcionários.

A respeito da produção de material para a Web, julgue os itens subsequentes.

O hipertexto, meio utilizado para organizar informações, compõe parte de textos conectados em barra primária de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A observação participante consiste na inserção do pesquisador no ambiente de ocorrência do fenômeno em análise e sua interação com a situação investigada.

( ) A observação participante implica a presença constante do observador no ambiente investigado, para que ele possa “ver as coisas de dentro”.

( ) A observação participante envolve a necessidade do pesquisador “assumir o papel do outro” para poder atingir “o sentido de suas ações”.

( ) A observação participante requer total isenção do pesquisador diante de questões que surjam no ambiente que está sendo pesquisado.

( ) A observação participante requer que o pesquisador se “confunda com os pesquisados”, camuflando sua real origem.

  • A. V – V – V – F – F
  • B. F – V – V – F – F
  • C. V – V – F – F – V
  • D. F– F – F – V – V
  • E. V – V – V – F – V

Analise as afirmativas sobre imagem corporativa e, em seguida, marque a afirmativa correta.

  • A. Reflete e projeta a real personalidade da organização.
  • B. Refere-se aos valores básicos e às características atribuídas às organizações pelos seus públicos.
  • C. É a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação e suas expressões.
  • D. É representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de atributos e valores que funcionam como um estereótipo e determinam a conduta e opiniões desta coletividade.
  • E. Consiste em sua estrutura institucional fundadora, seu estatuto legal, o histórico do seu desenvolvimento ou sua trajetória, seus diretores, seu local, o organograma de atividades, suas filiais, seu capital e seu patrimônio.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...