Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Julgue os próximos itens, referentes à propaganda institucional e à mercadológica.

A propaganda institucional caracteriza-se por promover uma imagem favorável para uma marca, empresa, instituição, órgão público ou privado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frequentemente, leitores, ouvintes e telespectadores escrevem para a ouvidoria da EBC apontando erros, imprecisões e informações equivocadas publicados em matérias da Agência Brasil ou veiculados pelas rádios e TVs do sistema público de comunicação gerido por essa empresa. Tais manifestações são encaminhadas aos setores competentes, para as providências necessárias. Dessa forma, o público do veículo faz a leitura crítica do conteúdo divulgado por esses meios e contribui para a gestão da qualidade da informação. A respeito desse assunto, de aspectos a ele relacionados e de procedimentos técnicos que caracterizam a redação, a produção e a difusão jornalísticas, julgue os próximos itens.

Por serem fontes de fé pública, os veículos de comunicação estatais e governamentais dispensam a apuração, pelo usuário, da veracidade das informações disponibilizadas em sítios oficiais na Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias definiram um papel decisivo para a comunicação, com possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Por ser a guardiã do discurso institucional e, consequentemente, zelar pela identidade, imagem e marca da organização, a área de comunicação deve estar ligada diretamente à instância máxima de comando das instituições públicas e privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a comunicação pública um processo que se instaura, na esfera pública, entre Estado, governo e sociedade, julgue os itens subsecutivos.

A comunicação pública deve privilegiar o interesse público em detrimento do interesse individual ou corporativo e não pode ser considerada sinônimo de comunicação governamental ou de comunicação partidária.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações e as responsabilidades das empresas e dos órgãos públicos ultrapassam os limites dos negócios e interesses imediatos, inclusive na área da comunicação. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Empresas privadas que contratem com o governo podem adquirir, com recursos próprios, espaços na mídia ou usar meios próprios de comunicação para divulgar determinada obra do governo, exceto no período eleitoral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Por estar relacionada ao exercício do poder, a comunicação organizacional deve ser um processo de integração de todos os públicos da organização, visto que gera interações, influências e mudanças de comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Um dos motivos pelos quais os órgãos públicos recorrem à difusão de conteúdos institucionais na mídia é a necessidade de complementar a publicidade legal com informações esclarecedoras, como ocorre na veiculação de campanhas públicas, dada a existência de desníveis regionais socioeconômicos, culturais e de acesso aos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação pública e jornalismo público, julgue os itens a seguir.

Enquanto a comunicação governamental abrange o processo de difusão de mensagens e rotinas dos agentes administrativos, a comunicação pública envolve o processo de diálogo e debate entre Estado, governo e sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conjunto de ações que uma empresa executa para interagir com os públicos que são essenciais para a sua reputação (imagem), negócio (desempenho financeiro) e sustentabilidade tem como principal objetivo fazer com que a empresa seja corretamente percebida pelos seus stakeholders. Trata-se da comunicação

  • A.

    social.

  • B.

    nterna.

  • C.

    corporativa.

  • D.

    mercadológica.

  • E.

    interativa.

Um dos instrumentos que fazem parte da comunicação organizacional caracteriza-se por ter como objetivos o fortalecimento da imagem da organização perante os seus públicos de interesse; ser um canal de referência sobre os temas de interesse da organização para manter seus públicos informados: divulgar assuntos de interesse da organização e estreitar o relacionamento com seus públicos. Em geral esse veículo tem um comitê editorial coordenado pelos departamentos de Comunicação e Recursos Humanos. Trata-se

  • A.

    do flyer.

  • B.

    do jornal empresarial.

  • C.

    do manual de integração.

  • D.

    do jornal mural.

  • E.

    da mala-direta.

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