Questões de Comunicação Social do ano 2012

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As instituições que compõem um canal de marketing estão sujeitas a fluxos diversos e distintos. O fluxo que descreve o movimento dos produtos, desde a matéria-prima até os clientes finais, é chamado de Fluxo

  • A.

    de Propaganda.

  • B.

    de Propriedade.

  • C.

    de Pagamento.

  • D.

    de Informação.

  • E.

    Físico.

Sobre marketing mix, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O lead time existente entre o pedido e a entrega do produto ao cliente é fator de fidelização do consumidor do produto ou serviço.

  • B.

    Os produtos dividem-se em três níveis: básico, real e ampliado.

  • C.

    O ponto de venda é, aos olhos dos consumidores, o elemento menos aparente e palpável.

  • D.

    Antes de definir preços, a organização deve ter claros os objetivos de marketing relativos ao produto ou serviço.

  • E.

    A coordenação das atividades de promoção entre si e com os demais elementos do composto mercadológico é fundamental para que os objetivos traçados sejam atingidos.

A venda pessoal constitui-se em uma atividade de comunicação, porque acontece quando um cliente e um vendedor, representando a empresa, se relacionam. Estudiosos de Marketing identificam seis fases relacionadas à venda, a serem executadas na seguinte ordem:

  • A.

    Necessidade - Interesse - Atenção - Desejo - Ação - Satisfação.

  • B.

    Atenção - Interesse - Necessidade - Desejo - Ação - Satisfação.

  • C.

    Interesse - Necessidade - Atenção - Desejo - Satisfação - Ação.

  • D.

    Desejo - Interesse - Necessidade - Atenção - Satisfação - Ação.

  • E.

    Necessidade - Interesse - Desejo - Atenção - Ação - Satisfação.

A literatura sobre Marketing considera que existem cinco áreas de análise por trás da tomada de decisões relacionadas ao Marketing. São elas:

  • A.

    Necessidades dos clientes - Poder de compra do mercado - Concorrência - Colaboradores - Contexto.

  • B.

    Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Capacidade de produção da empresa - Colaboradores - Contexto.

  • C.

    Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Capacidade de distribuição - Contexto.

  • D.

    Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Sazonalidade.

  • E.

    Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Contexto.

A respeito de Planejamento Estratégico de Marketing (PEM), é correto afirmar:

  • A.

    Visão é um conceito que considera as crenças básicas, os ideais e a ética que fundamentam as decisões da organização.

  • B.

    Valores referem-se às políticas da organização para orientar os stakeholders.

  • C.

    Trata-se de um processo gerencial que tem por finalidade adequar os objetivos e recursos da empresa às mudanças de oportunidades de mercado para torná-la mais competitiva.

  • D.

    Por Missão deve-se entender as formas pelas quais a organização dita os seus escopos de atuação competitiva junto aos stakeholders.

  • E.

    As Políticas servem para parametrizar os limites da ação individual, além de ser marco para as decisões da empresa.

No ciclo de vida do produto, o preço declina, à medida que a concorrência se intensifica e as empresas de custos altos são eliminadas, durante o estágio de

  • A.

    introdução.

  • B.

    maturidade.

  • C.

    crescimento.

  • D.

    declínio.

  • E.

    nascimento.

Foi veiculado um vídeo na Internet protagonizado por um músico que “construiu“ instrumentos de percussão e uma flauta com caixas de uma bala (doce) de determinada marca do mercado. Ele faz a sua apresentação em uma praça e tem a ajuda de transeuntes que não se recusaram a fazer o som de chocalhos que ele determinou. O vídeo de mais de 2 minutos foi repassado para uma multidão de internautas pelas redes sociais. Esse tipo de campanha caracteriza o

  • A.

    Cybermarketing.

  • B.

    Geomarketing.

  • C.

    Marketing cinematográfico.

  • D.

    Marketing viral.

  • E.

    Marketing de retenção.

Assinale a afirmativa que define Endomarketing.

  • A.

    É um conjunto de estratégias que visam a atingir o cliente em potencial, no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer informação na Internet.

  • B.

    É a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line.

  • C.

    É o conjunto de ações voltadas para o público interno, visando a promover entre funcionários e departamentos valores destinados a servir ao cliente ou a públicos de interesse.

  • D.

    É o conjunto de instrumentos e modus operandi que realça a presença ou a existência de uma empresa, um profissional, uma pessoa, ou mesmo uma ideia em uma área predefinida ou em toda a rede mundial de computadores interligados com a utilização da Internet.

  • E.

    Serve para construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes, consistindo na integração destes últimos com a empresa, desde o projeto até o desenvolvimento de processos industriais e de vendas.

Unselling é um conceito que pode ser assim caracterizado:

  • A.

    Atividades de comunicação de marketing que atendem a demandas específicas.

  • B.

    Ato de diminuir uma demanda intensa por meio de elevação de preços, corte de gastos em propaganda e promoção de vendas adequada à capacidade de produção da empresa.

  • C.

    Conceito que ocorre quando uma marca esnoba os seus consumidores, e este comportamento atrai mais desejo por parte dos consumidores.

  • D.

    Desconstrução da imagem de um produto ou de uma marca que sejam nocivos como o fumo, as drogas, os alimentos gordurosos, entre outros.

  • E.

    Conjunto de movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.

O que é Merchandising?

  • A.

    É uma ferramenta de marketing , formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

  • B.

    É o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

  • C.

    É um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto, com a finalidade de estimar as receitas futuras e perscrutar as possibilidades de obter resultados compensadores, tanto para investimentos empresariais quanto para investimentos públicos.

  • D.

    É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

  • E.

    É um modo específico de apresentar a informação sobre um produto, uma marca, empresa ou política que visa a influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

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