Questões de Comunicação Social do ano 2012

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O cliente de uma agência de publicidade pede a criação de um anúncio para publicar no “miolo” de uma revista impressa.

Dentro deste contexto, o termo “miolo” significa:

  • A.

    capa da revista.

  • B.

    contracapa da revista.

  • C.

    parte interna da revista.

  • D.

    páginas pares, exclusivamente.

  • E.

    páginas ímpares, exclusivamente.

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

  • A.

    O envio de arquivos, seja em formato aberto, seja em fechado, para impressão de material diagramado é idêntico não sendo necessárias informações adicionais para nenhum desses formatos.

  • B.

    Em trabalhos gráficos, mancha é o elemento oposto às colunas de textos.

  • C.

    O processo de justificar um texto consiste em alinhar a coluna à esquerda e padronizar fontes.

  • D.

    Os principais componentes de caracteres são as hastes, cujas linhas são classificadas em retas, quebradas, curvas e mistas.

  • E.

    EPS (encapsuled postscript file) é o formato que armazena arquivos vetoriais, salvo imagens em bitmap.

Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Arquivos com armazenamento superior a 100 MB devem ser enviados, para maior praticidade, por blocos de 10 MB cada.

  • B.

    Arquivos muito grandes não são compactáveis a tamanhos compatíveis com os serviços de computação corporativa e tratamento profissional de imagens, devendo, portanto, ser gravados em mídias removíveis.

  • C.

    É prático realizar a gravação de uma matriz completa em PDF e enviá-la em partes separadas, de acordo com a capacidade de transmissão oferecida pelo provedor contratado.

  • D.

    Uma solução rápida e prática, oferecida por provedores em todo o mundo, é o sistema de computação em nuvem (cloud computing), acessável ao destinatário mediante o uso de senha.

  • E.

    Nos casos de arquivos muito grandes, a solução pode ser a sua fragmentação em arquivos menores do tipo JPEG ou GIF, adquirindo-se, assim, formatos compatíveis com emails comuns.

Na diagramação de uma de revista, há vários recursos gráficos que podem ser utilizados no intuito de valorizar a página, entre eles, o sangramento, que é a

  • A.

    ampliação da foto, dentro da moldura, na página inteira.

  • B.

    aplicação do texto sobre a principal foto da página.

  • C.

    fusão de duas imagens coloridas sobrepostas.

  • D.

    ampliação da foto até o limite da margem do papel.

  • E.

    sobreposição parcial do título em uma foto da página.

  • A.

    Proximidade é o princípio que determina o agrupamento dos itens relacionados entre si.

  • B.

    O princípio da Contiguidade corresponde à necessidade de se dar o mesmo espaço entre os elementos que fazem parte de uma mesma informação.

  • C.

    Contraste é o princípio que corresponde à necessidade de organização entre os elementos de uma página.

  • D.

    O princípio do Alinhamento é alcançado quando são evitados elementos muito semelhantes dentro do mesmo espaço gráfico.

  • E.

    O propósito da Repetição é criar um padrão de formatos idênticos e das mesmas soluções em todas as páginas para fixar uma identidade visual.

  • A.

    o texto irregular à direita dificulta a leitura porque cria espaços irregulares entre as palavras, além de espaços aleatórios entre as colunas.

  • B.

    em uma página com muitas fotos o diagramador deve dar preferência a fotos com formatos e áreas semelhantes para facilitar a visualização hierárquica do leitor.

  • C.

    o conforto na leitura não depende da relação entre o corpo, a medida da linha e a entrelinha, mas da família de tipos usada.

  • D.

    o uso do tipo depende dos leitores da publicação. Mas, em geral, os tipos sem serifa são lidos mais facilmente que os tipos serifados.

  • E.

    para esconder algum elemento gráfico que não se quer que seja notado, deve-se posicioná-lo perto do pé da página.

Podemos considerar a única reposta incorreta com relação à Editoração/Planejamento Grafico:

  • A.

    editoração e planejamento gráfico são procedimentos ultrapassados com a evolução tecnologia.

  • B.

    a visualização do lay out de cada página pode ser feita com maior facilidade e rapidez.

  • C.

    policromia é um dos recursos visuais.

  • D.

    título (tipo bigode), entretítulo, “olho” e box são recursos utilizados no jornalismo impresso.

  • E.

    o tamanho das fotos podem ser feito através da proporcionalidade.

São processos de impressão encavográficos:

  • A.

    eletrofotografia e xerografia

  • B.

    serigrafia e flexografia

  • C.

    rotogravura e Água Forte

  • D.

    indigo e Di-Litho

  • E.

    offset digital e Letterset

De acordo com o tratamento gráfico e visual das matérias nos jornais, é correto afirmar que:

  • A.

    olho é uma fotografia com legenda disposta no meio da massa de texto, entre colunas, para ressaltar trechos e substituir quebras; são muito utilizadosementrevistas.

  • B.

    intertítulos ou quebras são títulos colocados no meio do texto, para dividí-lo em seções e facilitar a leitura.

  • C.

    a distribuição do texto deve ser feita em colunas verticais de tamanho regular, espaçadas e válidas para encaixar os elementos.Atualmente, o padrão emjornais standart é a divisãoem3 colunas.

  • D.

    as medidas utilizadas em diagramação são geralmente em paicas e pontos, sendo que 1 P(uma paica) corresponde a 5 p (cinco pontos).

  • E.

    o Trapping é uma técnica desenvolvida para assegurar que as linhas não mudem de lugar na impressão final do periódico.

O tipo de anúncio, frequentemente utilizado, que se serve de diagramação característica de determinado tipo de veículo, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial é chamado de

  • A.

    teaser.

  • B.

    follow up.

  • C.

    soft sell.

  • D.

    retranca.

  • E.

    informe publicitário.

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