Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O cliente de uma agência de publicidade pede a criação de um anúncio para publicar no miolo de uma revista impressa.
Dentro deste contexto, o termo miolo significa:
capa da revista.
contracapa da revista.
parte interna da revista.
páginas pares, exclusivamente.
páginas ímpares, exclusivamente.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.
O envio de arquivos, seja em formato aberto, seja em fechado, para impressão de material diagramado é idêntico não sendo necessárias informações adicionais para nenhum desses formatos.
Em trabalhos gráficos, mancha é o elemento oposto às colunas de textos.
O processo de justificar um texto consiste em alinhar a coluna à esquerda e padronizar fontes.
Os principais componentes de caracteres são as hastes, cujas linhas são classificadas em retas, quebradas, curvas e mistas.
EPS (encapsuled postscript file) é o formato que armazena arquivos vetoriais, salvo imagens em bitmap.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Arquivos com armazenamento superior a 100 MB devem ser enviados, para maior praticidade, por blocos de 10 MB cada.
Arquivos muito grandes não são compactáveis a tamanhos compatíveis com os serviços de computação corporativa e tratamento profissional de imagens, devendo, portanto, ser gravados em mídias removíveis.
É prático realizar a gravação de uma matriz completa em PDF e enviá-la em partes separadas, de acordo com a capacidade de transmissão oferecida pelo provedor contratado.
Uma solução rápida e prática, oferecida por provedores em todo o mundo, é o sistema de computação em nuvem (cloud computing), acessável ao destinatário mediante o uso de senha.
Nos casos de arquivos muito grandes, a solução pode ser a sua fragmentação em arquivos menores do tipo JPEG ou GIF, adquirindo-se, assim, formatos compatíveis com emails comuns.
Na diagramação de uma de revista, há vários recursos gráficos que podem ser utilizados no intuito de valorizar a página, entre eles, o sangramento, que é a
ampliação da foto, dentro da moldura, na página inteira.
aplicação do texto sobre a principal foto da página.
fusão de duas imagens coloridas sobrepostas.
ampliação da foto até o limite da margem do papel.
sobreposição parcial do título em uma foto da página.
Proximidade é o princípio que determina o agrupamento dos itens relacionados entre si.
O princípio da Contiguidade corresponde à necessidade de se dar o mesmo espaço entre os elementos que fazem parte de uma mesma informação.
Contraste é o princípio que corresponde à necessidade de organização entre os elementos de uma página.
O princípio do Alinhamento é alcançado quando são evitados elementos muito semelhantes dentro do mesmo espaço gráfico.
O propósito da Repetição é criar um padrão de formatos idênticos e das mesmas soluções em todas as páginas para fixar uma identidade visual.
o texto irregular à direita dificulta a leitura porque cria espaços irregulares entre as palavras, além de espaços aleatórios entre as colunas.
em uma página com muitas fotos o diagramador deve dar preferência a fotos com formatos e áreas semelhantes para facilitar a visualização hierárquica do leitor.
o conforto na leitura não depende da relação entre o corpo, a medida da linha e a entrelinha, mas da família de tipos usada.
o uso do tipo depende dos leitores da publicação. Mas, em geral, os tipos sem serifa são lidos mais facilmente que os tipos serifados.
para esconder algum elemento gráfico que não se quer que seja notado, deve-se posicioná-lo perto do pé da página.
Podemos considerar a única reposta incorreta com relação à Editoração/Planejamento Grafico:
editoração e planejamento gráfico são procedimentos ultrapassados com a evolução tecnologia.
a visualização do lay out de cada página pode ser feita com maior facilidade e rapidez.
policromia é um dos recursos visuais.
título (tipo bigode), entretítulo, olho e box são recursos utilizados no jornalismo impresso.
o tamanho das fotos podem ser feito através da proporcionalidade.
São processos de impressão encavográficos:
eletrofotografia e xerografia
serigrafia e flexografia
rotogravura e Água Forte
indigo e Di-Litho
offset digital e Letterset
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com o tratamento gráfico e visual das matérias nos jornais, é correto afirmar que:
olho é uma fotografia com legenda disposta no meio da massa de texto, entre colunas, para ressaltar trechos e substituir quebras; são muito utilizadosementrevistas.
intertítulos ou quebras são títulos colocados no meio do texto, para dividí-lo em seções e facilitar a leitura.
a distribuição do texto deve ser feita em colunas verticais de tamanho regular, espaçadas e válidas para encaixar os elementos.Atualmente, o padrão emjornais standart é a divisãoem3 colunas.
as medidas utilizadas em diagramação são geralmente em paicas e pontos, sendo que 1 P(uma paica) corresponde a 5 p (cinco pontos).
o Trapping é uma técnica desenvolvida para assegurar que as linhas não mudem de lugar na impressão final do periódico.
O tipo de anúncio, frequentemente utilizado, que se serve de diagramação característica de determinado tipo de veículo, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial é chamado de
teaser.
follow up.
soft sell.
retranca.
informe publicitário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...