Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Rádio e TV - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Sobre as características comuns ao telejornalismo tradicional e ao telejornalismo praticado no contexto da globalização, analise as afirmativas abaixo.
I. As imagens em movimento reproduzem a experiência do telespectador como observador do mundo.
II. No telejornalismo, a comunicação audiovisual de fatos de interesse público pode ser chamada de narrativa estética.
III. Editar uma matéria telejornalística envolve a organização adequada de imagens que reflitam o que se chama de verdade.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa II estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas;
Comunicação Social - Rádio e TV - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
deturpação de fatos;
experimentação artística;
pluralidade de ideias;
incapacidade de convencimento;
interatividade participativa.
Comunicação Social - Rádio e TV - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Na redação jornalística para veículos que trabalham com o som e com a imagem e o som, um dos perigos do texto é colocar, lado a lado, palavras cujas sílabas finais e iniciais formem outras palavras, o que faz com que o redator crie um:
coloquialismo;
sinônimo;
gerúndio;
chavão;
cacófato.
No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de
editor.
pauteiro.
subeditor.
operador de áudio.
radioescuta.
Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de
aberto.
americano.
médio.
plongê.
contraplongê.
Comunicação Social - Rádio e TV - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O documentário caracteriza-se pela presença de procedimentos que o singularizam com relação ao campo profissional. Assim, é correto afirmar que é própria da narrativa documentária
a utilização constante de atores profissionais.
a manipulação da realidade através da montagem.
a presença de locução, entrevistas ou depoimentos.
não admitir o uso de encenações.
Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:
o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.
evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.
não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.
evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.
o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.
Os microfones têm muita importância na produção de telejornais. Em relação a esse equipamento é correto afirmar que os microfones
omnidirecionais são apropriados para captar sons produzidos a mais de 10 metros de sua localização.
direcionais tipo cardióide são sensíveis aos sons que incidem na parte frontal dos aparelhos.
de lapela devem ser utilizados em recintos barulhentos porque só captam sons a 30 cm de distância.
bidirecionais são recomendados para a captação de sons incidentes lateralmente no equipamento.
ultradirecionais são indicados para a captação de sons emitidos por uma fonte próxima.
Entre as várias recomendações para a construção da notícia no rádio é correto afirmar que
o verbo deve ser usado, de preferência, no futuro do presente.
os pronomes possessivos e demonstrativos devem ser usados, sempre que possível, para tornar a linguagem coloquial.
deve-se evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.
as palavras proparoxítonas devem ser usadas próximas para facilitar a leitura do locutor e facilitar a clareza da informação.
preferir palavras no plural porque elas transmitem empatia.
Em telejornalismo,
corte é o ato de comutar a imagem de uma fonte geradora para outra no switcher ou na edição.
espelho é a relação dos assuntos a serem cobertos pela reportagem.
pauta é o roteiro para a gravação do telejornal.
nota coberta corresponde à abertura de uma notícia. Tem a função de despertar interesse no telespectador para o assunto.
cabeça de matéria é o flash gravado sobre a matéria ou nota que tem a função de despertar o interesse e alertar os espectadores para os fatos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...