Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as características comuns ao telejornalismo tradicional e ao telejornalismo praticado no contexto da globalização, analise as afirmativas abaixo. 

I. As imagens em movimento reproduzem a experiência do telespectador como observador do mundo.

II. No telejornalismo, a comunicação audiovisual de fatos de interesse público pode ser chamada de “narrativa estética”.

III. Editar uma matéria telejornalística envolve a organização adequada  de imagens que reflitam o que se chama de “verdade”.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas;

  • A.

    deturpação de fatos;

  • B.

    experimentação artística;

  • C.

    pluralidade de ideias;

  • D.

    incapacidade de convencimento;

  • E.

    interatividade participativa.

Na redação jornalística para veículos que trabalham com o som e com a imagem e o som, um dos perigos do texto é colocar, lado a lado, palavras cujas sílabas finais e iniciais formem outras palavras, o que faz com que o redator crie um:

  • A.

    coloquialismo;

  • B.

    sinônimo;

  • C.

    gerúndio;

  • D.

    chavão;

  • E.

    cacófato.

No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de

  • A.

    editor.

  • B.

    pauteiro.

  • C.

    subeditor.

  • D.

    operador de áudio.

  • E.

    radioescuta.

Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de

  • A.

    aberto.

  • B.

    americano.

  • C.

    médio.

  • D.

    plongê.

  • E.

    contraplongê.

O documentário caracteriza-se pela presença de procedimentos que o singularizam com relação ao campo profissional. Assim, é correto afirmar que é própria da narrativa documentária

  • A.

    a utilização constante de atores profissionais.

  • B.

    a manipulação da realidade através da montagem.

  • C.

    a presença de locução, entrevistas ou depoimentos.

  • D.

    não admitir o uso de encenações.

Emilio Prado (A estrutura da informação radiofônica) relaciona algumas considerações que atuam contra a clareza e a simplicidade. Ele, como a maioria dos editores de jornalismo radiofônico aconselha:

  • A.

    o uso dos adjetivos porque eles são importantes para qualificar a ação e transmitir corretamente a ideia.

  • B.

    evitar o uso do advérbio porque a sua ação modificadora é, em geral, desnecessária se forem utilizados termos definidos.

  • C.

    não utilizar um vocabulário corrente porque esse fato impede o enriquecimento do repertório do ouvinte.

  • D.

    evitar a repetição de fontes e nomes de pessoas nas matérias, porque existem pronomes para cumprir esse fim.

  • E.

    o uso da voz passiva porque ela dá uma dinâmica diferente ao ritmo da locução.

Os microfones têm muita importância na produção de telejornais. Em relação a esse equipamento é correto afirmar que os microfones

  • A.

    omnidirecionais são apropriados para captar sons produzidos a mais de 10 metros de sua localização.

  • B.

    direcionais tipo cardióide são sensíveis aos sons que incidem na parte frontal dos aparelhos.

  • C.

    de lapela devem ser utilizados em recintos barulhentos porque só captam sons a 30 cm de distância.

  • D.

    bidirecionais são recomendados para a captação de sons incidentes lateralmente no equipamento.

  • E.

    ultradirecionais são indicados para a captação de sons emitidos por uma fonte próxima.

Entre as várias recomendações para a construção da notícia no rádio é correto afirmar que

  • A.

    o verbo deve ser usado, de preferência, no futuro do presente.

  • B.

    os pronomes possessivos e demonstrativos devem ser usados, sempre que possível, para tornar a linguagem coloquial.

  • C.

    deve-se evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.

  • D.

    as palavras proparoxítonas devem ser usadas próximas para facilitar a leitura do locutor e facilitar a clareza da informação.

  • E.

    preferir palavras no plural porque elas transmitem empatia.

Em telejornalismo,

  • A.

    corte é o ato de comutar a imagem de uma fonte geradora para outra no switcher ou na edição.

  • B.

    espelho é a relação dos assuntos a serem cobertos pela reportagem.

  • C.

    pauta é o roteiro para a gravação do telejornal.

  • D.

    nota coberta corresponde à abertura de uma notícia. Tem a função de despertar interesse no telespectador para o assunto.

  • E.

    cabeça de matéria é o flash gravado sobre a matéria ou nota que tem a função de despertar o interesse e alertar os espectadores para os fatos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...