Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Assinale a opção que identifica o processo de diagnóstico que tem como função primordial examinar, reorganizar, solucionar e melhorar o sistema de comunicação de uma empresa, visando aprimorar os processos comunicacionais existentes.

  • A. Programa fale com o presidente.
  • B. Caixa de sugestões.
  • C. Auditoria da comunicação organizacional.
  • D. Reuniões com a diretoria.
  • E. Eventos institucionais.

  • A.

    Quando apontados para fora de si, os signos não geram significação, pois essa significação se encontra ausente, na cultura.

  • B.

    Os significados, presentes na cultura, representam as coisas em seu processo dinâmico de significação, expressas pela parte abstrata, ou seja, pelo significante.

  • C.

    O autor se refere à relação antitética entre o plano de expressão (significado) e o plano de conteúdo (significante).

  • D.

    No excerto, o autor adverte para o fato de o significado ser a parte que exerce a primazia no processo de significação na cultura humana.

  • E.

    O autor refere-se à paradoxal relação que ocorre na construção de sentido: o significante (presente) significa em lugar do que está ausente (significado).

São elementos da comunicação, entre outros:

  • A.

    transmissor ; ruído ; destino.

  • B.

    transmissor ; canal ; finalizador.

  • C.

    fonte ; transmissor ; finalizador.

  • D.

    fonte ; transmissor ; receptor.

  • E.

    fonte ; canal ; ruído.

Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.

  • A.

    Comunicação do poder público é aquela praticada nos órgãos da administração pública, sob as mais diferentes formas, salvo publicações pagas em espaços midiáticos vendidos por veículos privados.

  • B.

    Comunicação empresarial é aquela estritamente identificada pelo caráter institucional, não englobando, portanto, os apelos publicitários relacionados a linhas de produtos, bens e serviços.

  • C.

    Comunicação das organizações não governamentais (ONGs), como, por exemplo, a veiculada por partidos, sindicatos, igrejas e associações, difere da comunicação das organizações civis por se enquadrar no terceiro setor e depender de recursos estatais.

  • D.

    A autocomunicação de massa, assim denominada por Manuel Castells, é conhecida por caracterizar o atual momento de expansão sem precedentes do uso pessoal da Internet para as mais variadas possibilidades comunicativas.

  • E.

    Comunicação pessoal é aquela estabelecida individualmente, voltada para interesses pessoais em um âmbito estritamente privado.

Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando delibera com um interlocutor, o orador poderá simular uma situação de argumentação, mas deverá estar consciente de que não está diante de um auditório.

  • B.

    Ao escrever um livro, um autor não o faz como se estivesse se dirigindo a um auditório, pois não está na presença física de uma audiência nem em uma situação argumentativa.

  • C.

    A segurança do orador quanto à universalidade de seus argumentos e sua respectiva estruturação lógica dispensa-o do conhecimento prévio daqueles que compõem o auditório.

  • D.

    Ao se dirigir a um auditório universal, o orador o fará como se falasse para toda a humanidade ou, pelo menos, para todos os seres humanos adultos e normais.

  • E.

    Quando delibera consigo próprio, não há necessidade de o orador se preocupar com a eficácia dos seus argumentos, pois, de fato, não está diante de um auditório.

Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Persuadir ou convencer não será uma questão estratégica quando o orador estiver seguro de que o auditório em foco é composto, em sua maioria, por pessoas adultas, competentes e dotadas de razão.

  • B.

    Os estudiosos da retórica e da argumentação concordam que a situação ideal de fala é aquela em que o orador detém poder sobre um interlocutor que lhe é subordinado.

  • C.

    Em um contexto argumentativo composto por pessoas livres e dotadas de razão, é tácita a compreensão de que a um orador, a quem se concede a primazia da palavra, se concede também a validação do chamado argumento de autoridade ou, em outros termos, da fala competente.

  • D.

    Em um contexto de razão comunicativa e, portanto, de ética discursiva, o melhor argumento sempre prevalecerá sobre os demais argumentos, tidos como perdedores.

  • E.

    Para se dirigir a um público focal, com suas características peculiares, a melhor estratégia será a da argumentação persuasiva.

O conceito técnico de “ruído” na comunicação é apresentado no modelo de

  • A.

    Lasswell.

  • B.

    Johson.

  • C.

    Shannon-Weaver.

  • D.

    Schramm.

  • E.

    Aristóteles.

Em seu livro Arte Retórica, Aristóteles afirma que, para ser coerente, o discurso deve ter quatro etapas básicas:

  • A.

    narração, discurso, provas e conclusão.

  • B.

    exórdio, narração, provas e peroração.

  • C.

    apresentação, debate, provas e narração.

  • D.

    peroração, apresentação, debate e conclusão.

  • E.

    debate, discurso, provas e exórdio.

Qual o primeiro estágio de recuperação da mensagem transmitida, que coloca a mensagem recuperada em estado de ser utilizada como fonte para transmissão de novas mensagens?

  • A.

    Comunicador – Recuperador – Mensagem Difundida - Canal – Mensagem Reaproveitada.

  • B.

    Mensagem Transmitida – Mensagem.

  • C.

    Comunicador – Mensagem Codificada – Canal - Mensagem Difundida – Receptor.

  • D.

    Mensagem Recuperada – Mensagem Transmitida - Canal - Receptor.

  • E.

    Comunicador – Canal – Recuperador Mensagem Reaproveitada.

Qual procedimento é comumente utilizado para garantir o acesso dos jornalistas a entrevistas coletivas realizadas pelas instituições em geral?

  • A.

    O jornalista precisa fazer parte do Mailing List da instituição para poder ter acesso à entrevista coletiva.

  • B.

    O jornalista deve submeter-se a um credenciamento prévio junto à instituição ou à assessoria dela.

  • C.

    O jornalista apenas deve estar presente no local onde será realizada a entrevista coletiva.

  • D.

    O jornalista somente poderá ter acesso à entrevista coletiva se for convidado pela assessoria de imprensa da instituição.

  • E.

    O jornalista somente poderá ter acesso a entrevista coletiva se for convidado pela alta gerência da instituição.

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