Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Planejamento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Assinale a opção que identifica o processo de diagnóstico que tem como função primordial examinar, reorganizar, solucionar e melhorar o sistema de comunicação de uma empresa, visando aprimorar os processos comunicacionais existentes.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Quando apontados para fora de si, os signos não geram significação, pois essa significação se encontra ausente, na cultura.
Os significados, presentes na cultura, representam as coisas em seu processo dinâmico de significação, expressas pela parte abstrata, ou seja, pelo significante.
O autor se refere à relação antitética entre o plano de expressão (significado) e o plano de conteúdo (significante).
No excerto, o autor adverte para o fato de o significado ser a parte que exerce a primazia no processo de significação na cultura humana.
O autor refere-se à paradoxal relação que ocorre na construção de sentido: o significante (presente) significa em lugar do que está ausente (significado).
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
São elementos da comunicação, entre outros:
transmissor ; ruído ; destino.
transmissor ; canal ; finalizador.
fonte ; transmissor ; finalizador.
fonte ; transmissor ; receptor.
fonte ; canal ; ruído.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.
Comunicação do poder público é aquela praticada nos órgãos da administração pública, sob as mais diferentes formas, salvo publicações pagas em espaços midiáticos vendidos por veículos privados.
Comunicação empresarial é aquela estritamente identificada pelo caráter institucional, não englobando, portanto, os apelos publicitários relacionados a linhas de produtos, bens e serviços.
Comunicação das organizações não governamentais (ONGs), como, por exemplo, a veiculada por partidos, sindicatos, igrejas e associações, difere da comunicação das organizações civis por se enquadrar no terceiro setor e depender de recursos estatais.
A autocomunicação de massa, assim denominada por Manuel Castells, é conhecida por caracterizar o atual momento de expansão sem precedentes do uso pessoal da Internet para as mais variadas possibilidades comunicativas.
Comunicação pessoal é aquela estabelecida individualmente, voltada para interesses pessoais em um âmbito estritamente privado.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Quando delibera com um interlocutor, o orador poderá simular uma situação de argumentação, mas deverá estar consciente de que não está diante de um auditório.
Ao escrever um livro, um autor não o faz como se estivesse se dirigindo a um auditório, pois não está na presença física de uma audiência nem em uma situação argumentativa.
A segurança do orador quanto à universalidade de seus argumentos e sua respectiva estruturação lógica dispensa-o do conhecimento prévio daqueles que compõem o auditório.
Ao se dirigir a um auditório universal, o orador o fará como se falasse para toda a humanidade ou, pelo menos, para todos os seres humanos adultos e normais.
Quando delibera consigo próprio, não há necessidade de o orador se preocupar com a eficácia dos seus argumentos, pois, de fato, não está diante de um auditório.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.
Persuadir ou convencer não será uma questão estratégica quando o orador estiver seguro de que o auditório em foco é composto, em sua maioria, por pessoas adultas, competentes e dotadas de razão.
Os estudiosos da retórica e da argumentação concordam que a situação ideal de fala é aquela em que o orador detém poder sobre um interlocutor que lhe é subordinado.
Em um contexto argumentativo composto por pessoas livres e dotadas de razão, é tácita a compreensão de que a um orador, a quem se concede a primazia da palavra, se concede também a validação do chamado argumento de autoridade ou, em outros termos, da fala competente.
Em um contexto de razão comunicativa e, portanto, de ética discursiva, o melhor argumento sempre prevalecerá sobre os demais argumentos, tidos como perdedores.
Para se dirigir a um público focal, com suas características peculiares, a melhor estratégia será a da argumentação persuasiva.
O conceito técnico de ruído na comunicação é apresentado no modelo de
Lasswell.
Johson.
Shannon-Weaver.
Schramm.
Aristóteles.
Em seu livro Arte Retórica, Aristóteles afirma que, para ser coerente, o discurso deve ter quatro etapas básicas:
narração, discurso, provas e conclusão.
exórdio, narração, provas e peroração.
apresentação, debate, provas e narração.
peroração, apresentação, debate e conclusão.
debate, discurso, provas e exórdio.
Qual o primeiro estágio de recuperação da mensagem transmitida, que coloca a mensagem recuperada em estado de ser utilizada como fonte para transmissão de novas mensagens?
Comunicador Recuperador Mensagem Difundida - Canal Mensagem Reaproveitada.
Mensagem Transmitida Mensagem.
Comunicador Mensagem Codificada Canal - Mensagem Difundida Receptor.
Mensagem Recuperada Mensagem Transmitida - Canal - Receptor.
Comunicador Canal Recuperador Mensagem Reaproveitada.
Qual procedimento é comumente utilizado para garantir o acesso dos jornalistas a entrevistas coletivas realizadas pelas instituições em geral?
O jornalista precisa fazer parte do Mailing List da instituição para poder ter acesso à entrevista coletiva.
O jornalista deve submeter-se a um credenciamento prévio junto à instituição ou à assessoria dela.
O jornalista apenas deve estar presente no local onde será realizada a entrevista coletiva.
O jornalista somente poderá ter acesso à entrevista coletiva se for convidado pela assessoria de imprensa da instituição.
O jornalista somente poderá ter acesso a entrevista coletiva se for convidado pela alta gerência da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...