Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa patrocinadora de um evento esportivo resolveu mandar produzir camisetas com a sua logomarca e folhetos com informações institucionais.

Para produzir esses materiais, serão utilizados, preferencial e respectivamente, os seguintes processos de impressão:

  • A.

    flexografia e offset

  • B.

    litografia e silk-screen

  • C.

    offset e driografia

  • D.

    offset e xerografia

  • E.

    silk-screen e offset

Um dos atributos indispensáveis para qualquer negócio de sucesso é a comunicação eficiente, que pode ocorrer através de vários canais, incluindo a programação visual.

Essa programação inclui um conjunto de teorias e técnicas que

  • A.

    moldam a forma pela qual se faz a construção das imagens.

  • B.

    delimitam a forma pela qual é decodificada toda a comunicação.

  • C.

    orientam a forma pela qual se faz o uso dos atributos textuais.

  • D.

    permitem ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual.

  • E.

    possibilitam a forma pela qual se teoriza sobre a comunicação.

Ao enviar um trabalho para a gráfica, o profissional de comunicação deve pedir uma prova que servirá para a correção de eventuais erros antes que toda a tiragem seja impressa.

Alguns dos tipos de provas que avaliam diferentes características da peça são:

  • A.

    a heliográfica, de tinta e CTP

  • B.

    a heliográfica, de prelo e digital

  • C.

    da chapa, de cor e de papel

  • D.

    de dobra, de cor e CTP

  • E.

    de formato, de cor e de papel

É correto afirmar que os quatro princípios básicos de diagramação são:

  • A.

    proximidade, alinhamento, repetição e unidade.

  • B.

    alinhamento, proximidade, unidade e contraste.

  • C.

    proximidade, unidade, repetição e contraste.

  • D.

    proximidade, alinhamento, repetição e contraste.

  • E.

    unidade, alinhamento, contraste e repetição.

É contrária ao Código de Ética dos Profissionais da Propaganda a seguinte norma:

  • A.

    O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

  • B.

    A tabela de preços dos veículos não é pública e igual para todos os compradores. As agências procederão anualmente à correção de preços para cada tipo de cliente, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observar por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.

  • C.

    O profissional de propaganda respeita as campanhas de seus competidores, jamais procurando destruí-las por atos, ou impedindo a sua divulgação. Nos textos que usa, exalta as vantagens dos seus temas, sem que isso envolva críticas ou ataques diretos ao competidor.

  • D.

    Os veículos de propaganda reconhecem a necessidade de manter os corretores e as agências como fonte de negócios e progresso dos seus empreendimentos e, por isso, a eles reservam o pagamento da comissão com exclusão de quaisquer outros indivíduos ou entidades.

  • E.

    Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão ou recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem-se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência deixar de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.

A publicidade presente em jogos digitais pode ser denominada de:

  • A.

    Fade.

  • B.

    Espelho.

  • C.

    Retranca.

  • D.

    Advergame.

  • E.

    Game Thrones.

No Brasil, uma das principais formas de mediação da relação entre o Estado e a sociedade é a publicidade. Assinale a opção correta a respeito dessa relação e das modalidades de publicidade nela envolvidas.

  • A.

    Entre as modalidades de publicidade governamental, a única que sofre restrição quanto a dispêndio de dinheiro público na promoção de autoridades de Estado é a publicidade mercadológica de empresas estatais.

  • B.

    Em períodos de propaganda eleitoral regulamentar, compete à Secretaria de Comunicação da Presidência da República exercer o controle sobre conteúdos de campanhas públicas e, eventualmente, retirar de circulação aquelas que contenham referências a obras e realizações de governos.

  • C.

    A publicidade de utilidade pública é aquela que, vinculada a objetivos sociais de inquestionável interesse público, tem caráter educativo, informativo ou de orientação.

  • D.

    A publicidade de utilidade pública não deve se comprometer com resultados, acenando com promessas de benefícios que possam eventualmente ser cobrados pelos cidadãos.

  • E.

    A cargo da presidência da República, a publicidade institucional é aquela que se realiza em obediência à prescrição de leis, decretos, portarias, instruções, estatutos, regimentos ou regulamentos.

Para definir os preços, algumas organizações utilizam a técnica do mark-up, que consiste em analisar os custos inerentes

I. à produção.

II. à comercialização.

III. à distribuição.

IV. à divulgação.

V. a perdas eventuais.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e V, apenas.

  • C.

    II, III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV, apenas.

Nas opções abaixo, qual é única função que NÃO é de competência do Assistente de publicidade:

  • A.

    Apoio na Criação de peças publicitárias, folders, banners, materiais gráficos para web site e Redes Sociais

  • B.

    Programação visual para eventos municipais

  • C.

    Elaborar projetos de engenharia para construção de obras públicas

  • D.

    Ter conhecimento em Adobe In Design, Adobe Illustrator e Corel Draw

Complete a lacuna: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter ______________________, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores público:

  • A.

    Educativo

  • B.

    Informativo

  • C.

    Orientação social

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...