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Em telejornalismo, podemos afirmar que o "esqueleto" mais comum é
Off, passagem, sonoras.
Entrada, sonoras, offs.
Sonoras, offs, encerramento.
Sonoras, passagem, off.
Entrada, passagem, encerramento.
Sobre textos jornalísticos para rádio, qual das alternativas está correta?
A redação do texto deve seguir as normas da ABNT, com espaçamento regular, recuo em citações e notas de rodapé, e sua leitura deve ser respeitada.
A adjetivação excessiva ou inadequada enfraquece a qualidade e o impacto da informação.
Os cacófatos devem ser evitados.
Nomes estrangeiros e termos técnicos devem ser omitidos.
As siglas seguem uma norma: apenas as menos conhecidas devem ser desdobradas, ficando as mais conhecidas isentas de explicação.
Em telejornalismo, o lide também pode ser chamado de:
chamada.
escalada.
cabeça.
deixa.
nota pé.
Em algumas reportagens de revistas e jornais, sobre o título há uma pequena informação, geralmente uma frase curta relacionada com o assunto. Como é chamada essa informação?
Sutiã.
Chapéu.
Jaqueta.
Olho.
Sombrinha.
Frases intercaladas e longas, palavras que rimam e cacófatos.
Os três itens são, de acordo com os princípios da linguagem jornalística, proibidos no texto dejornalismo impresso e radiojornalismo
jornalismo impresso e webjornalismo
radiojornalismo e webjornalismo
telejornalismo e radiojornalismo
webjornalismo e telejornalismo
O Jornal Nacional e o Jornal da Band sempre terminam com uma notícia descontraída como, por exemplo, um ladrão que ficou entalado em uma janela ou um assaltante que deu um tiro no próprio pé. Essas matérias são chamadas de
crônica animada.
feature.
perfil.
calhao.
caco.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
Por se tratar de um produto do jornalismo institucional, o release tem caráter promocional. Por essa razão, o release não apresenta as mesmas características que definem a notícia mercadológica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
O release, dado o seu enquadramento institucional, não é um produto apropriado às redes sociais, em razão da ausência de controle sobre o gênero em um contexto interativo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
A utilização do release, por se tratar de documento oficial, requer prudência, no que se refere aos seus destinatários, sendo mais recomendado como instrumento de comunicação direcionada, em especial, voltado aos jornalistas especializados em assuntos corporativos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
O papel não é o único meio de disponibilização do release. O material informativo também pode ser oferecido em vídeo, armazenado em banco de imagens e ser facilmente disponibilizado por meio de link para acesso on-line.
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