Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Ao saber de uma pauta negativa em curso de investigação por parte de um jornalista, o procedimento adequado é prevenir o corpo diretivo, preparar fontes credenciadas para a eventualidade de um desmentido e aguardar a divulgação da matéria, uma vez que existe a possibilidade de que a matéria não venha a ser publicada ou não represente prejuízo que justifique um esclarecimento público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Em caso de publicação de matéria jornalística danosa à reputação de uma empresa ou organização, não se deve procurar o repórter para que ele, autor da reportagem, providencie os esclarecimentos. Nesse caso, a melhor opção é o envio de uma carta amplamente esclarecedora, além da reivindicação de matéria reparadora sobre o fato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.

Quando um fato prejudicial a uma empresa ou organização é transformado em notícia ou reportagem, o procedimento adequado é admiti-lo e informar as providências tomadas relativas ao ocorrido. Se o fato for inverídico, é preciso providenciar um desmentido. Ignorar a notícia ou reportagem pode denotar culpa presumida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma assessoria de imprensa prepara um plano de gerenciamento de crise para um assessorado.

Sobre esse plano, é correto afirmar:

  • A.

    deve abordar ações internas, exclusivamente.

  • B.

    deve conter um vídeo institucional, obrigatoriamente.

  • C.

    não deve ser feito para empresas privadas, obrigatoriamente.

  • D.

    poderá determinar que apenas um porta-voz atenderá a imprensa em momentos de crise.

  • E.

    nunca deve ser planejado antes de uma crise, obrigatoriamente.

O assessor de imprensa de uma ONG envia quinzenalmente notas e releases aos veículos de comunicação. Logo após o envio, a assessoria faz follow up.

Sobre follow up, é correto afirmar:

  • A.

    não deve ser feito pelo telefone, obrigatoriamente.

  • B.

    deve ser feito pessoalmente, exclusivamente.

  • C.

    deve ser feito apenas por email, obrigatoriamente.

  • D.

    pode ser relacionado a pautas factuais ou não.

  • E.

    é empregado em assessorias de imprensa dos Estados Unidos, esclusivamente.

A assessoria de imprensa de um escritório de contabilidade prepara o lançamento da primeira edição de uma newsletter.

Dentro deste contexto, o público alvo:

  • A.

    não deve ser definido, obrigatoriamente.

  • B.

    deverá ser apenas interno, incluindo os estagiários, obrigatoriamente.

  • C.

    deverá ser apenas externo, obrigatoriamente.

  • D.

    precisará ser definido apenas se a newsletter for impressa e semanal.

  • E. é um dos itens que precisa ser definido, antes da elaboração dos textos porque influencia a definição das pautas e linguagem dos textos.

O repórter de um site jornalístico liga para o assessor de imprensa de uma secretaria estadual e pede o posicionamento do secretário sobre um assunto polêmico.

Assinale a alternativa que indica uma opção para atender ao pedido do repórter, caso o secretário não queira conversar com ele pessoalmente ou por nenhum outro meio.

  • A.

    Nota oficial

  • B.

    Entrevista ritual

  • C.

    Entrevista temática

  • D.

    Entrevista exclusiva

  • E. Coletiva de imprensa

Ao enviar uma sugestão de pauta aos veículos de comunicação, o assessor de imprensa

  • A.

    não deve incluir o gancho do assunto abordado no lead, obrigatoriamente.

  • B.

    não deve incluir o nome do assessorado, obrigatoriamente.

  • C.

    não deve se referir a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.

  • D.

    deve divulgar horário de atendimento à imprensa perto do dead line das emissoras para facilitar o trabalho jornalístico.

  • E.

    pode fazer referência a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.

O produtor de uma emissora de TV aberta liga, no início da manhã, para o assessor de imprensa de um órgão público e pede informações para serem usadas em uma “nota coberta”, que será veiculada no telejornal que será veiculado ao meio-dia.

Dentro deste contexto, o assessor de imprensa deverá saber que:

  • A.

    o assessorado gravará uma entrevista para ser inserida na nota coberta, obrigatoriamente.

  • B.

    as informações serão veiculadas durante os comerciais, obrigatoriamente.

  • C.

    o assessorado não precisará gravar uma entrevista ou concedê-la ao vivo.

  • D.

    será obrigado a produzir uma enquete para ser inserida na nota coberta.

  • E.

    o assessorado deverá conceder uma entrevista ao vivo durante o telejornal, obrigatoriamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...