Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.
Ao saber de uma pauta negativa em curso de investigação por parte de um jornalista, o procedimento adequado é prevenir o corpo diretivo, preparar fontes credenciadas para a eventualidade de um desmentido e aguardar a divulgação da matéria, uma vez que existe a possibilidade de que a matéria não venha a ser publicada ou não represente prejuízo que justifique um esclarecimento público.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.
Em caso de publicação de matéria jornalística danosa à reputação de uma empresa ou organização, não se deve procurar o repórter para que ele, autor da reportagem, providencie os esclarecimentos. Nesse caso, a melhor opção é o envio de uma carta amplamente esclarecedora, além da reivindicação de matéria reparadora sobre o fato.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.
Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na comunicação de crise, há procedimentos que devem ser adotados e outros que são considerados erros. Com base nessa afirmativa, julgue os itens de 92 a 96.
Quando um fato prejudicial a uma empresa ou organização é transformado em notícia ou reportagem, o procedimento adequado é admiti-lo e informar as providências tomadas relativas ao ocorrido. Se o fato for inverídico, é preciso providenciar um desmentido. Ignorar a notícia ou reportagem pode denotar culpa presumida.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Uma assessoria de imprensa prepara um plano de gerenciamento de crise para um assessorado.
Sobre esse plano, é correto afirmar:
deve abordar ações internas, exclusivamente.
deve conter um vídeo institucional, obrigatoriamente.
não deve ser feito para empresas privadas, obrigatoriamente.
poderá determinar que apenas um porta-voz atenderá a imprensa em momentos de crise.
nunca deve ser planejado antes de uma crise, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O assessor de imprensa de uma ONG envia quinzenalmente notas e releases aos veículos de comunicação. Logo após o envio, a assessoria faz follow up.
Sobre follow up, é correto afirmar:
não deve ser feito pelo telefone, obrigatoriamente.
deve ser feito pessoalmente, exclusivamente.
deve ser feito apenas por email, obrigatoriamente.
pode ser relacionado a pautas factuais ou não.
é empregado em assessorias de imprensa dos Estados Unidos, esclusivamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A assessoria de imprensa de um escritório de contabilidade prepara o lançamento da primeira edição de uma newsletter.
Dentro deste contexto, o público alvo:
não deve ser definido, obrigatoriamente.
deverá ser apenas interno, incluindo os estagiários, obrigatoriamente.
deverá ser apenas externo, obrigatoriamente.
precisará ser definido apenas se a newsletter for impressa e semanal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O repórter de um site jornalístico liga para o assessor de imprensa de uma secretaria estadual e pede o posicionamento do secretário sobre um assunto polêmico.
Assinale a alternativa que indica uma opção para atender ao pedido do repórter, caso o secretário não queira conversar com ele pessoalmente ou por nenhum outro meio.
Nota oficial
Entrevista ritual
Entrevista temática
Entrevista exclusiva
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Ao enviar uma sugestão de pauta aos veículos de comunicação, o assessor de imprensa
não deve incluir o gancho do assunto abordado no lead, obrigatoriamente.
não deve incluir o nome do assessorado, obrigatoriamente.
não deve se referir a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.
deve divulgar horário de atendimento à imprensa perto do dead line das emissoras para facilitar o trabalho jornalístico.
pode fazer referência a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O produtor de uma emissora de TV aberta liga, no início da manhã, para o assessor de imprensa de um órgão público e pede informações para serem usadas em uma nota coberta, que será veiculada no telejornal que será veiculado ao meio-dia.
Dentro deste contexto, o assessor de imprensa deverá saber que:
o assessorado gravará uma entrevista para ser inserida na nota coberta, obrigatoriamente.
as informações serão veiculadas durante os comerciais, obrigatoriamente.
o assessorado não precisará gravar uma entrevista ou concedê-la ao vivo.
será obrigado a produzir uma enquete para ser inserida na nota coberta.
o assessorado deverá conceder uma entrevista ao vivo durante o telejornal, obrigatoriamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...