Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o trabalho de clipagem, eletrônica ou não, realizado por uma assessoria de imprensa , é correto afirmar:
em qualquer situação deve ser relacionado ao jornais impressos, exclusivamente.
é importante para saber o aproveitamento do material enviado e identificar outras citações que possam ser feitas em relação ao assessorado.
nunca deverá incluir emissoras de rádio, obrigatoriamente.
nunca deverá incluir emissoras de TV aberta, obrigatoriamente.
nunca deverá incluir jornais de bairro, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Uma assessoria de imprensa fechou contrato com uma escola particular e preparou um texto com informações sobre a instituição e o que ela pretende com a assinatura do contrato. O texto não será enviado aos veículos de comunicação, mas entregue apenas aos integrantes da assessoria de imprensa.
Assinale a alternativa que contém o termo técnico que pode ser dado a esse texto.
Boiler Plat
Copydesk
Kindle
Briefing
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa propõe mudanças no jornal impresso que uma empresa privada distribui a clientes e futuros clientes. Entre as sugestões apresentadas à diretoria está a inclusão de um articulista.
A tarefa de um articulista é:
escrever artigos.
arquivar as edições.
atualizar o mailling.
selecionar e legendar fotos
colocar o conteúdo impresso em uma versão on line.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os serviços que podem ser oferecidos por uma assessoria de imprensa, é correto afirmar:
alguns podem ser terceirizados.
nunca poderão ser feitos por meio de blogs.
a produção de releases é o único que pode ser terceirizado.
a clipagem é o único que pode ser terceirizado.
não devem levar em conta o público alvo que o assessorado quer atingir.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa prepara uma sugestão de pauta que será enviada ao editor responsável por uma editoria de um jornal impresso de grande circulação.
Sobre essa sugestão de pauta, é correto afirmar:
Poderá ser factual ou não.
Não deve ser factual, obrigatoriamente.
Não deve levar em consideração a linha editorial do da editoria, obrigatoriamente.
Deverá ser acompanhada de um press kit, obrigatoriamente.
Deverá incluir uma coletiva de imprensa, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa planeja avisar aos veículos de comunicação a realização de uma coletiva de imprensa.
Para executar essa tarefa ele:
não deverá usar as redes sociais, em nenhuma hipótese.
poderá utilizar várias alternativas de divulgação; entre elas, as redes sociais.
deverá planejar a entrega de um storyboard, obrigatoriamente.
deverá providenciar um contra-plano para os repórteres de rádio, obrigatoriamente.
deverá planejar a entrega de um advergame, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa assessora uma entidade pública e precisou redigir uma nota sobre o afastamento de um dos diretores da empresa, devido a um problema de saúde.
Sobre a elaboração dessa nota, é correto afirmar:
É sinônimo de newsgame.
Deve apresentar uma citação direta do diretor afastado, obrigatoriamente.
Não deverá conter verbo de ligação no título, obrigatoriamente.
Não há necessidade de incluir uma citação direta do diretor afastado.
Deverá ser enviada aos veículos de comunicação acompanha de um gimmich , obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um empresário foi convidado por uma emissora de TV para participar de um programa de entrevistas.
Sobre o papel do assessor de imprensa, dentro deste contexto, é correto afirmar:
Nunca deverá acompanhá-lo, obrigatoriamente.
Deverá acompanhá-lo em entrevistas ao vivo, exclusivamente.
Pode acompanhá-lo e ligar antes para o produtor do programa e perguntar questões como foco da entrevista, se será ao vivo e o tempo de duração.
Deverá exigir que a emissora envie, com antecedência, as perguntas que serão feitas ao assessorado, obrigatoriamente.
Deverá acompanhá-lo em entrevistas gravadas, exclusivamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa organiza um mailling list e pretende incluir informações sobre colunistas.
Sobre essa decisão, é correto afirmar:
É desnecessária em qualquer situação.
É importante, porque os colunistas também são relevantes canais de divulgação.
É errada, porque informações sobre colunistas, como telefone de contato e email, não devem fazer parte de um mailling list, obrigatoriamente.
É necessária apenas para assessorados que tenham vínculo com a área cultural.
Deverão ser excluídos os colunistas que possuem blogs, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes aos produtos e serviços de Assessoria de Imprensa que podem ajudar a organização ou o assessorado a atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais bem informados.
I. Acompanhamento de entrevistas: ao assessor de imprensa cabe o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização.
II. Administração da Assessoria de Imprensa: a desorganização em uma assessoria, o descumprimento de prazos, ignorar secretárias, não detalhar o suficiente o projeto sobre o novo boletim interno podem desqualificar um assessor perante outros setores da organização.
III. Artigos: têm boa aceitação nos veículos de comunicação. Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre o assunto de interesse do público. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto de interesse da organização com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional.
IV. Clipping e análise do noticiário: o clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-los e encaminhá-los para conhecimento dos interessados.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...