Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As afirmações abaixo estão corretas, exceto:
o trabalho do jornalista em uma assessoria de imprensa consiste, dentre outras atividades, em divulgar a instituição que representa.
o assessor de imprensa é o porta-voz da instituição.
este jornalista deve compreender como gerar mídia.
em caso de entrevista coletiva de imprensa, cabe ao assessor convocá-la.
o assessor de imprensa deve defender a instituição, mesmo quando ela pratica uma infração.
Devemos, ao escrever um press-release, tomar os seguintes cuidados, exceto:
redigir textos de acordo com a mídia: impresso, rádio, TV, internet.
um único texto, bem escrito, contempla todos os veículos.
sempre que possível, redigir um texto para cada periódico emissora de rádio ou TV e internet (blog, site etc).
utilizar as normas de formatação para cada mídia.
usar objetividade e destacar o que pode ser notícia.
Como obter uma imagem favorável à instituição/empresa? Assinale a opção errada.
Planejamento é o primeiro passo.
A campanha deve prever as mídias que serão utilizadas.
Com matéria paga, sempre que possível.
Através de estratégias que construam/fidelizem a image building da empresa.
Com ações sociais que caracterizem a empresa-cidadã.
Dadas as afirmações sobre linguagem televisiva,
I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo.
II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio.
III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens.
IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).
verifica-se que
III é a única opção errada.
apenas I e II estão corretas.
apenas II e IV estão corretas.
I, II e III são corretas.
I, II, III e IV são corretas.
Ao tomar conhecimento de que a esposa de um promotor é acusada de desvio de verbas públicas, a atitude correta do assessor de imprensa consiste e
escrever imediatamente uma nota negando o fato.
esclarecer a inocência dela, ameaçando processo de calúnia e difamação.
desconhecer o fato, sem qualquer pronunciamento.
publicar a matéria, uma vez que o fato já foi apurado.
procurar o promotor e pedir orientação.
Assinale a afirmação falsa.
Press-releases devem ser estritamente informativos.
Ivy Lee criou o primeiro escritório mundial de Relações Públicas, em Nova Iorque, em 1906.
Sempre que possível, o lead deve conter o nome da organização que enviou o release.
Para remessa de press-releases, deve-se observar o horário de funcionamento das redações.
Clipping é a medição do retorno de tudo aquilo que não foi publicado.
No planejamento e organização de eventos, não é correto
elaborar checklist e atualizar mailing de imprensa.
identificar o público de interesse.
escolher o tema em função do público que será levado ao evento e vice-versa.
definir e antecipar o retorno de imagem em função de possíveis desvios no comportamento dos patrocinadores.
evitar que a data coincida com outras que possam dividir o interesse do público.
Press-day é
uma lista de tarefas diárias do assessor de imprensa.
um tipo de press-kit para jornalistas de veículos impressos.
uma ferramenta de auditoria de imagem.
um método de medição de retorno diário dos releases enviados pela assessoria.
uma ferramenta de relacionamento com a imprensa.
O que é um House Organ?
A arte de exercer uma ação psicológica sobre o leitor.
Notícia distribuída à imprensa para ser divulgada gratuitamente.
Aquele que recebe uma mensagem.
Publicação organizada pela própria empresa para comunicação interna.
Pessoa que noticia os veículos de comunicação.
Quais as principais atribuições de um profissional de Relações Públicas?
Entrevistar personalidades, fotografar, planejamento.
Assessoria e consultoria, pesquisa, planejamento, cerimonial e protocolo.
Fazer matérias, editar textos, pesquisa de mercado.
Planejamento e execução, edição de imagem, entrevistas.
Edição de programa radiofônico, elaborar campanhas publicitárias, consultoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...