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O que é Media Training?
É um treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa.
É um treinamento que ensina aos profissionais da comunicação como utilizar mídias digitais.
É um treinamento feito com qualquer pessoa que queira falar bem em público.
É um treinamento feito com celebridades que querem falar bem em público.
É um treinamento que tem como objetivo manipular a atuação dos jornalistas e da imprensa em geral.
De que forma pode ser sintetizado o trabalho da área de Publicidade e Propaganda dentro da organização de uma assessoria de imprensa?
Atividade de direção e caráter organizado e permanente de um organismo privado ou público, que procura manter a apatia e cooperação dos públicos com os quais a organização se relaciona.
Administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.
Elaborar e aplicar treinamento com a alta direção da instituição, seja ela pública ou privada, com o objetivo de aprimorar as habilidades de relacionamento desses colaboradores com a mídia.
Planejar, coordenar, administrar campanhas e supervisionar os serviços de agências contratadas ou ainda executar estudos mercadológicos.
Atividade organizada e processual que envolve e obtenção e manutenção de consumidores de determinado produto ou bem de serviço.
Sabe-se que o público principal trabalhado pelo assessor de imprensa são os órgãos de informação, divididos em dois grupos, em função dos interesses recíprocos existentes entre eles e a empresa, mas existe outro tipo de público, de importância secundária, que também é de responsabilidade do assessor de imprensa, que é denominado de
Stakeholder.
Colaboradores.
Publicitários.
Jornalista.
Relações Públicas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É a criação de boas relações com os vários públicos da empresa através da obtenção de publicidade favorável, criação de uma imagem corporativa e controle ou afastamento de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis. (Kotler, 1995). Trata-se do conceito de:
Assessoria de Imprensa.
Comunicação Interna.
Relações Públicas.
Comunicação Organizacional.
Propaganda Institucional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Assinale a alternativa que NÃO faz parte das funções e atividades de Relações Públicas, segundo a legislação que regulamenta a profissão.
Diagnosticar o relacionamento com seus públicos.
Prognosticar a relação com seus públicos diante das ações das entidades.
Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos.
Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos.
Preparar as fontes de imprensa para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Boas relações públicas não podem existir sem adequada atenção para a correspondência. Qualquer telegrama, cartão-postal ou outra espécie de comunicação pessoal é parte e parcela de Relações Públicas de uma organização e ajudará a construir ou derrubar a boa vontade (Nielander e Miller, citados por Teobaldo de Souza Andrade). É quase que exclusivamente utilizado no serviço público, na comunicação entre chefias e com o público externo. Estamos falando de:
memorando.
ofício
circular.
requerimento.
carta comercial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Segundo Fortes, implementar o processo de Relações Públicas, em auxílio ao comando das organizações, conduz às seguintes expectativas:
I. possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização, tornando possível edificar, de modo participativo, o rumo a ser seguido pela empresa;
II. permitir à empresa manter integração com o ambiente, buscando uma evolução de desempenho mais reagente, amoldável e inovadora, o que assegura o sucesso e a sobrevivência no longo prazo, bem como a ascensão da companhia no mercado;
III. transformar a organização reativa em uma entidade proativa, com o fito constante de negociar com o seu ambiente, alocando recursos para corrigir os erros que possam comprometer os esforços já delineados;
IV. envolver a participação das diversas esferas da empresa, incentivando a prática da colaboração de todos, coordenada por um organismo central;
V. cristalizar as vantagens competitivas, direcionando a empresa para modelos organizacionais flexíveis e, portanto, compatíveis com os ordenamentos ambientais atuais e futuros.
Dos itens acima mencionados estão corretos:
somente I e II;
somente I, II e III;
somente I, II e IV;
somente II e III;
I, II, III, IV e V.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Entre as seis fases do processo de Relações Públicas estabelecidas por Fortes está:
a conversa inicial com a equipe de RP;
a definição da ROL;
a criação de metas;
o levantamento das condições internas;
o estudo da evolução histórica de indicadores.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Para orientar a efetividade das ações de Relações Públicas, no ponto de vista de Fortes, o processo se integra ao desenvolvimento das funções básicas. Entre elas:
pesquisa planejamento - execução;
assessoramento coordenação elaboração;
controle assessoramento coordenação;
controle - avaliação - retroalimentação;
pesquisa coordenação implementação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
No primeiro momento do processo de Relações Públicas são proporcionados os instrumentos para:
definir as idiossincrasias do grupo;
localizar os pontos de fragilidade nas relações interpessoais;
conhecer os segmentos públicos e entender suas condutas;
organizar dinâmicas de grupo;
determinar a estratégia para mudanças de atitudes.
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