Questões de Comunicação Social do ano 2012

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O que é Media Training?

  • A.

    É um treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa.

  • B.

    É um treinamento que ensina aos profissionais da comunicação como utilizar mídias digitais.

  • C.

    É um treinamento feito com qualquer pessoa que queira falar bem em público.

  • D.

    É um treinamento feito com celebridades que querem falar bem em público.

  • E.

    É um treinamento que tem como objetivo manipular a atuação dos jornalistas e da imprensa em geral.

De que forma pode ser sintetizado o trabalho da área de Publicidade e Propaganda dentro da organização de uma assessoria de imprensa?

  • A.

    Atividade de direção e caráter organizado e permanente de um organismo privado ou público, que procura manter a apatia e cooperação dos públicos com os quais a organização se relaciona.

  • B.

    Administrar informações jornalísticas das fontes para os meios de comunicação e vice-versa nas áreas pública e privada.

  • C.

    Elaborar e aplicar treinamento com a alta direção da instituição, seja ela pública ou privada, com o objetivo de aprimorar as habilidades de relacionamento desses colaboradores com a mídia.

  • D.

    Planejar, coordenar, administrar campanhas e supervisionar os serviços de agências contratadas ou ainda executar estudos mercadológicos.

  • E.

    Atividade organizada e processual que envolve e obtenção e manutenção de consumidores de determinado produto ou bem de serviço.

Sabe-se que o público principal trabalhado pelo assessor de imprensa são os órgãos de informação, divididos em dois grupos, em função dos interesses recíprocos existentes entre eles e a empresa, mas existe outro tipo de público, de importância secundária, que também é de responsabilidade do assessor de imprensa, que é denominado de

  • A.

    Stakeholder.

  • B.

    Colaboradores.

  • C.

    Publicitários.

  • D.

    Jornalista.

  • E.

    Relações Públicas.

“É a criação de boas relações com os vários públicos da empresa através da obtenção de publicidade favorável, criação de uma imagem corporativa e controle ou afastamento de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis.” (Kotler, 1995). Trata-se do conceito de:

  • A.

    Assessoria de Imprensa.

  • B.

    Comunicação Interna.

  • C.

    Relações Públicas.

  • D.

    Comunicação Organizacional.

  • E.

    Propaganda Institucional.

Assinale a alternativa que NÃO faz parte das funções e atividades de Relações Públicas, segundo a legislação que regulamenta a profissão.

  • A.

    Diagnosticar o relacionamento com seus públicos.

  • B.

    Prognosticar a relação com seus públicos diante das ações das entidades.

  • C.

    Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos.

  • D.

    Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos.

  • E.

    Preparar as fontes de imprensa para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.

“Boas relações públicas não podem existir sem adequada atenção para a correspondência. Qualquer telegrama, cartão-postal ou outra espécie de comunicação pessoal é parte e parcela de Relações Públicas de uma organização e ajudará a construir ou derrubar a boa vontade” (Nielander e Miller, citados por Teobaldo de Souza Andrade). É quase que exclusivamente utilizado no serviço público, na comunicação entre chefias e com o público externo. Estamos falando de:

  • A.

    memorando.

  • B.

    ofício

  • C.

    circular.

  • D.

    requerimento.

  • E.

    carta comercial.

Segundo Fortes, implementar o processo de Relações Públicas, em auxílio ao comando das organizações, conduz às seguintes expectativas:

I. possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização, tornando possível edificar, de modo participativo, o rumo a ser seguido pela empresa;

II. permitir à empresa manter integração com o ambiente, buscando uma evolução de desempenho mais reagente, amoldável e inovadora, o que assegura o sucesso e a sobrevivência no longo prazo, bem como a ascensão da companhia no mercado;

III. transformar a organização reativa em uma entidade proativa, com o fito constante de negociar com o seu ambiente, alocando recursos para corrigir os erros que possam comprometer os esforços já delineados;

IV. envolver a participação das diversas esferas da empresa, incentivando a prática da colaboração de todos, coordenada por um organismo central;

V. cristalizar as vantagens competitivas, direcionando a empresa para modelos organizacionais flexíveis e, portanto, compatíveis com os ordenamentos ambientais atuais e futuros.

Dos itens acima mencionados estão corretos:

  • A.

    somente I e II;

  • B.

    somente I, II e III;

  • C.

    somente I, II e IV;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Entre as seis fases do processo de Relações Públicas estabelecidas por Fortes está:

  • A.

    a conversa inicial com a equipe de RP;

  • B.

    a definição da ROL;

  • C.

    a criação de metas;

  • D.

    o levantamento das condições internas;

  • E.

    o estudo da evolução histórica de indicadores.

Para orientar a efetividade das ações de Relações Públicas, no ponto de vista de Fortes, o processo se integra ao desenvolvimento das funções básicas. Entre elas:

  • A.

    pesquisa – planejamento - execução;

  • B.

    assessoramento – coordenação – elaboração;

  • C.

    controle – assessoramento – coordenação;

  • D.

    controle - avaliação - retroalimentação;

  • E.

    pesquisa – coordenação – implementação.

No primeiro momento do processo de Relações Públicas são proporcionados os instrumentos para:

  • A.

    definir as idiossincrasias do grupo;

  • B.

    localizar os pontos de fragilidade nas relações interpessoais;

  • C.

    conhecer os segmentos públicos e entender suas condutas;

  • D.

    organizar dinâmicas de grupo;

  • E.

    determinar a estratégia para mudanças de atitudes.

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