Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Maria trabalha em uma empresa líder do segmento de cosméticos e está planejando os novos conteúdos que serão disponibilizados na intranet da empresa.

Entre os conteúdos que Maria NÃO pode usar, incluem-se os(as)

  • A.

    dados sobre histórico dos clientes e as reclamações mais frequentes.

  • B.

    hotsites para que consumidores tirem suas dúvidas sobre os produtos.

  • C.

    manuais de procedimentos internos.

  • D.

    informações sobre convênios médicos e farmacêuticos.

  • E.

    listas de telefones, ramais e endereços eletrônicos de parceiros comerciais.

Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.

Tal ideia corresponde à teoria clássica do

  • A.

    Socialismo

  • B.

    Comunismo

  • C.

    Liberalismo

  • D.

    Totalitarismo

  • E.

    Nacionalismo

  • A.

    governamentais

  • B.

    ambientais

  • C.

    estéticas

  • D.

    antropológicas

  • E.

    religiosas

Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.

As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

  • A.

    a cultura da sociedade e a cultura dos “membros da tribo” em que as notícias estão inseridas.

  • B.

    a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.

  • C.

    a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.

  • D.

    as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.

  • E.

    o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.

Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.

Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)

  • A.

    contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.

  • B.

    ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.

  • C.

    linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.

  • D.

    complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.

  • E.

    fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.

Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.

Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)

  • A.

    folder e a mala-direta

  • B.

    informe publicitário e o outdoor

  • C.

    release e o folder

  • D.

    outdoor e o display

  • E.

    mala-direta e o informe publicitário

O bom funcionamento de um aeroporto raramente é divulgado nos noticiários. Por outro lado, um acidente aéreo ou o atraso nos voos colocam o mesmo aeroporto em evidência nas páginas dos jornais. Esse tipo de ocorrência NÃO significa que

  • A.

    a assessoria de imprensa cumpra ineficientemente o papel que lhe cabe.

  • B.

    o potencial para uma pauta virar notícia esteja no ineditismo do fato.

  • C.

    o valor-notícia primário do fato seja a orientação da assessoria de imprensa.

  • D.

    os critérios da notícia sejam considerados pelos editores.

  • E.

    os fatos que rompam com a ordem natural do cotidiano virem notícia.

O processo da produção colaborativa de notícias, propiciada pelo aspecto de interatividade oferecido pela internet, por sua natureza, adapta-se melhor a notícias

  • A.

    esportivas e nacionais

  • B.

    financeiras e culturais

  • C.

    regionais e científicas

  • D.

    locais e comunitárias

  • E.

    internacionais e econômicas

Uma importante indústria farmacêutica é acusada de fabricar um lote de anticoncepcionais com problemas. No lugar de alguns comprimidos do princípio ativo, foram encontradas cápsulas de placebo. Diante das denúncias comprovadas, que foram veiculadas pela mídia, a assessoria de imprensa tem como obrigação

  • A.

    evitar a exposição pública dos dirigentes e de qualquer possível porta-voz da empresa.

  • B.

    ignorar qualquer aproximação da imprensa até que o tema desapareça dos veículos de comunicação.

  • C.

    negar veementemente as acusações, ocultando qualquer rastro sobre a falha ocorrida.

  • D.

    processar o veículo de comunicação que deu origem à crise, exigindo indenização.

  • E.

    promover uma ampla divulgação das medidas corretivas tomadas e do apoio dado às vítimas do erro.

Um site carioca de dicas infantis recebe rotineiramente, via e-mail, divulgação sobre peças de sex shop. O fato revela uma prática condenada pelos modernos manuais de assessoria de imprensa.

Essa prática denomina-se

  • A.

    abuso na aplicação do follow-up

  • B.

    exploração de vazios editoriais

  • C.

    difusão de releases sem critério

  • D.

    supervalorização do newspeg

  • E.

    priorização dos veículos especializados

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...