Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.

Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:

  • A.

    avaliação

  • B.

    compra

  • C.

    estratégia

  • D.

    táticas

  • E.

    negociações

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial: “... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”

Esse anúncio é um exemplo de

  • A.

    hard sell

  • B.

    rich sell

  • C.

    soft sell

  • D.

    product placement

  • E.

    merchandising

Para comemorar os 50 anos de uma empresa, sua diretoria decidiu publicar um livro com sua história. Como se trata de uma publicação especial, o profissional de comunicação contratado sugeriu que o livro tivesse uma aparência luxuosa e clássica.

Para atender à sugestão, além da capa dura, será utilizada a

  • A.

    boneca

  • B.

    platesetter

  • C.

    guarda

  • D.

    tira de cor

  • E.

    encadernação a cavalo

No projeto de uma revista institucional, o profissional de comunicação, querendo economizar no orçamento, decidiu usar um papel de baixa gramatura. Essa escolha fará com que a(s)

  • A.

    revista fique excessivamente pesada e grande.

  • B.

    impressão da revista demande um número maior de folhas.

  • C.

    ilustrações impressas fiquem com uma aparência borrada.

  • D.

    folhas da revista apresentem muitas dificuldades para serem dobradas.

  • E.

    imagens impressas corram o risco de vazar de uma página para a outra.

Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis. O conjunto dessas variáveis forma o(a)

  • A.

    ciclo de vida dos produtos

  • B.

    composto de marketing

  • C.

    market share

  • D.

    macroambiente de negócios

  • E.

    concorrência direta e genérica

Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.

A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de

  • A.

    destacar as ações on-line dos programas de marketing em geral.

  • B.

    pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.

  • C.

    processar dados financeiros e transações comerciais on-line.

  • D.

    sincronizar os interesses da diretoria com os dos funcionários.

  • E.

    transferir fundos de capital através de comunicações digitais.

A assessoria de comunicação de uma empresa está apoiando a organização de uma rodada de negócios com o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais.

Uma das providências a ser tomada é a

  • A.

    conferência da correta disposição das bandeiras e de outros símbolos nacionais.

  • B.

    contratação de mestre de cerimônia para conduzir a apresentação oficial dos convidados.

  • C.

    descrição da ordem de precedência de autoridades estaduais e federais.

  • D.

    observação da disposição dos convidados sentados à mesa de eventos.

  • E.

    produção de material informativo atualizado sobre os serviços e produtos comercializados.

Em uma cerimônia de assinatura de contratos entre empresas e órgãos do governo, algumas regras devem ser observadas.

Entre essas regras, existe uma que estipula que o(a)

  • A.

    lugar de honra, na composição da mesa, fica à esquerda.

  • B.

    cerimonial é dispensável, pois não existem regras nessas ocasiões.

  • C.

    roteiro de locução é redigido pelo mestre de cerimônias.

  • D.

    pessoa mais importante é a primeira a assinar o(s) contrato(s).

  • E.

    Bandeira Nacional é a última a ser hasteada, após as bandeiras dos Estados.

Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque. Dessa forma,

  • A.

    a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.

  • B.

    a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.

  • C.

    a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.

  • D.

    as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.

  • E.

    o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.

No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.

Tais pesquisas buscam

  • A.

    analisar a efetividade da comunicação mercadológica com públicos estratégicos, tais como imprensa e sindicatos.

  • B.

    avaliar o nível de relacionamento e satisfação do público interno com a organização.

  • C.

    mensurar o brand awareness de sua linha de produtos.

  • D.

    pesquisar as melhores práticas e os processos de empresas similares, concorrentes ou não.

  • E.

    verificar as oportunidades e as ameaças para a organização, presentes no macroambiente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...