Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“É uma mistura fluida de experiência condensada, valores, e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações”(DAVENPORT, PRUSAK, 1998). Esse enunciado corresponde ao conceito de

  • A. informação.
  • B. gestão da informação.
  • C. criação de significado.
  • D. conhecimento.
  • E. gestão da qualidade.

O processo de referência compreende uma sequência lógica composta por oito etapas decisórias. São elas:

  • A. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • B. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • C. problema, necessidade de informação, a questão inicial, a questão negociada, a estratégia de busca, o processo de busca, a resposta e a solução.
  • D. entrevista, identificação do usuário, problema, questão negociada, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, resposta.
  • E. problema, necessidade de informação, identificação do usuário, questão negociada, estratégia de busca, consulta, resposta, solução.

“Envolve uma confrontação face a face entre o profissional da informação e o usuário, visando melhor canalizar e aperfeiçoar os produtos e serviços em uma unidade de informação”(FIGUEIREDO, 2000). O enunciado trata da definição de

  • A. busca.
  • B. marketing.
  • C. entrevista de referência.
  • D. estudo do usuário.
  • E. processo de referência.

Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros. Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da

  • A.

    descaracterização dos veículos e do abandono da objetividade

  • B.

    equiparação entre notícia, entretenimento e consumo

  • C.

    exacerbação da função social do jornalismo

  • D.

    personalização das notícias oferecidas segundo perfis individuais

  • E.

    virtualização das fontes de informação e dos públicos

A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo. Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem

  • A.

    cronológica, com o desenrolar dos fatos que levaram ao acontecimento descrito no lide.

  • B.

    expositiva, com o último parágrafo obrigatoriamente retomando e concluindo a ideia introduzida no lide.

  • C.

    indutiva, com os fatos apresentados de forma a persuadir o leitor sobre o que foi exposto no lide.

  • D.

    lógica, com os fatos apresentados segundo uma ordenação por relevância e interesse.

  • E.

    objetiva, com a apresentação dos fatos ordenada segundo critérios de isenção e neutralidade.

Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.

Uma notícia produzida dessa forma

  • A.

    agrega elementos de diferentes mídias, os quais se associam e se completam para compor uma apresentação única.

  • B.

    constitui um produto que pode ser consumido através de diferentes mídias, sem perda de qualidade ou de informação.

  • C.

    reproduz, em um único produto final, os elementos em comum encontrados nas matérias produzidas originalmente para diversos meios.

  • D.

    requer a participação de profissionais de diferentes áreas, para que o produto final esteja de acordo com cada uma delas.

  • E.

    reúne versões da mesma notícia, produzidas para mídias diferentes, que podem assim ser comparadas e avaliadas pelo público.

O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado.

Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da área

  • A.

    cultural

  • B.

    econômica

  • C.

    esportiva

  • D.

    investigativa

  • E.

    internacional

Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um. Tal prática consiste em

  • A.

    abreviar nomes de instituições.

  • B.

    começar com um nariz de cera.

  • C.

    identificar os entrevistados.

  • D.

    inventar as declarações.

  • E.

    redigir em forma de escalada.

É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:

  • A.

    agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.

  • B.

    buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.

  • C.

    manter transparência na relação com a imprensa.

  • D.

    pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.

  • E.

    providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.

Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

  • A.

    período observado é insuficiente para análise.

  • B.

    dado apresentado ainda não constitui uma informação.

  • C.

    funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.

  • D.

    valor de 10% é baixo para o período de três meses.

  • E.

    profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...