Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013
É uma mistura fluida de experiência condensada, valores, e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações(DAVENPORT, PRUSAK, 1998). Esse enunciado corresponde ao conceito de
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013
O processo de referência compreende uma sequência lógica composta por oito etapas decisórias. São elas:
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013
Envolve uma confrontação face a face entre o profissional da informação e o usuário, visando melhor canalizar e aperfeiçoar os produtos e serviços em uma unidade de informação(FIGUEIREDO, 2000). O enunciado trata da definição de
Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros. Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da
descaracterização dos veículos e do abandono da objetividade
equiparação entre notícia, entretenimento e consumo
exacerbação da função social do jornalismo
personalização das notícias oferecidas segundo perfis individuais
virtualização das fontes de informação e dos públicos
A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo. Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem
cronológica, com o desenrolar dos fatos que levaram ao acontecimento descrito no lide.
expositiva, com o último parágrafo obrigatoriamente retomando e concluindo a ideia introduzida no lide.
indutiva, com os fatos apresentados de forma a persuadir o leitor sobre o que foi exposto no lide.
lógica, com os fatos apresentados segundo uma ordenação por relevância e interesse.
objetiva, com a apresentação dos fatos ordenada segundo critérios de isenção e neutralidade.
Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.
Uma notícia produzida dessa formaagrega elementos de diferentes mídias, os quais se associam e se completam para compor uma apresentação única.
constitui um produto que pode ser consumido através de diferentes mídias, sem perda de qualidade ou de informação.
reproduz, em um único produto final, os elementos em comum encontrados nas matérias produzidas originalmente para diversos meios.
requer a participação de profissionais de diferentes áreas, para que o produto final esteja de acordo com cada uma delas.
reúne versões da mesma notícia, produzidas para mídias diferentes, que podem assim ser comparadas e avaliadas pelo público.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado.
Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da áreacultural
econômica
esportiva
investigativa
internacional
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um. Tal prática consiste em
abreviar nomes de instituições.
começar com um nariz de cera.
identificar os entrevistados.
inventar as declarações.
redigir em forma de escalada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:
agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.
buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.
manter transparência na relação com a imprensa.
pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.
providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.
Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.
Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que operíodo observado é insuficiente para análise.
dado apresentado ainda não constitui uma informação.
funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.
valor de 10% é baixo para o período de três meses.
profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...