Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O termo cineminha, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para
se referir à seção no caderno de cultura que trata do cinema infanto-juvenil.
a sequência de fotos dos filmes lançados na semana daquela edição.
designar a produção cinematográfica considerada como de segunda linha.
a sequência de fotos de um objeto ou personagem indicando movimento.
as páginas sucessivas de uma publicação que têm a diagramação repetida.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O teórico da comunicação Umberto Eco, em Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva) aponta, como uma possível definição para o termo, que o Kitsch é o que surge consumido; o que chega às massas ou ao público médio porque está consumido; e que se consome (e portanto, se depaupera) porque
todos os consumidores possuem um lado de sua personalidade que contempla a estética do mau gosto.
o excesso de repetições na exibição dos chamados produtos culturais não é responsável por esse desgaste.
esse produto já faz parte do ideário da vanguarda, sendo diluído em suas sucessivas fruições estéticas.
o uso a que foi submetido por um grande número de consumidores lhe apressou e aprofundou o desgaste.
essa estética se aproveita do repertório refinado que os consumidores do kitsch desenvolveram na sua fruição.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O jornalista Thomaz Souto Corrêa, que tem larga experiência editando revistas, diz que as pesquisas, por si só, não fazem uma revista (SCALZO, Marília. Jornalismo em Revista. São Paulo: Contexto). Previamente deve-se ter claro que tipo de revista e a qual público ela está destinada. Assim sendo, do ponto de vista da construção de um veículo, as pesquisas primordialmente servem para
corrigir caminhos e verificar se o seu projeto editorial tem futuro com seu público leitor.
enriquecer a pauta, oferecendo uma ampla variedade de possibilidades aos seus leitores.
verificar as possibilidades comerciais junto aos leitores e assim elaborar uma nova estratégia de marketing.
despertar um clima de interesse sobre a nova revista junto ao público que ainda não a conhece.
organizar a estrutura redacional, ampliando ou não o número de repórteres que trabalham na redação.
As principais informações sobre um assessorado chegam às redações em um release, o que o torna um dos melhores instrumentos de trabalho de uma assessoria de comunicação. Um bom release deve
ser escrito usando critérios essencialmente jornalísticos, pois seu objetivo principal é servir de apoio à pauta.
lembrar ao jornalista que o assessorado, se for o caso, é anunciante do veículo e essa parceria não deve ser esquecida.
ser produzido levando-se em conta todos os critérios mercadológicos do marketing, pois deve vender o assessorado.
ter algo de publicidade em seu texto, pois não deixa de ser uma peça publicitária, mesmo que escrita por jornalistas.
apresentar-se como um relatório, elencando todas as qualidades do produto do assessorado que está sendo trabalhado.
Em uma assessoria de comunicação a realização de clipping tem um papel importante, maior do que simplesmente coletar o que foi publicado sobre o assessorado. Atualmente, em situações de crise, o clipping é utilizado principalmente para
orientar o departamento publicitário na veiculação de novos comerciais.
saber se a divulgação da assessoria de comunicação atingiu certos veículos.
fazer com que o follow up da assessoria de comunicação seja eficiente.
facilitar a elaboração do press kit a ser utilizado nas próximas campanhas.
a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.
Um dos instrumentos utilizados em uma assessoria de comunicação é o mailing list, ou simplesmente mailing. Ele deve ser o mais completo e abrangente possível, contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Para a sua boa qualidade é necessário e fundamental que
seja comprado de empresas especializadas na elaboração de mailing list.
passe por uma constante atualização, pois é grande a rotatividade nas redações.
apresente a maioria dos contatos da agenda dos jornalistas que cuidam da conta.
se evite sua repetição de uma campanha para outra realizada pela assessoria.
tenha somente o nome dos editores responsáveis pelo fechamento do veículo.
visando a vitória.
buscando o menor custo.
baseado na verdade.
em oposição ao adversário.
respeitando a assessoria.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Muitas empresas ou instituições contratam uma assessoria de imprensa pensando que com isso terão exposição garantida na mídia. No entanto, o papel primordial de uma assessoria de imprensa é
negociar o espaço publicitário nos veículos de comunicação.
fazer o elo entre o assessorado e os veículos de comunicação.
agendar reuniões entre os jornalistas e os assessorados.
realizar media training visando o preparo do assessorado.
convocar entrevistas coletivas com o assessorado e a imprensa.
Comunicação Social - Criação - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013
As três arenas do uso da informação constituem os processos de criação de significado, construção do conhecimento e tomada de decisões. Sobre os processos de informação numa organização do conhecimento, assinale V para as alternativas corretas, e F para as falsas.
( ) A organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado.
( ) Na fase da criação de significado, o principal processo é a interpretação de notícias e mensagens sobre o ambiente.
( ) Para a tomada de decisões, as organizações buscam e avaliam informações.
( ) A organização usa a informação para dar sentido apenas às mudanças do ambiente interno.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013
A tomada de decisão numa organização implica ao seu gestor o acesso rápido a informações claras e precisas. O fluxo de informações que permeia a organização deve ser encarado como estratégia competitiva. Analisando a figura acima, constatamos que o gestor
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