Questões de Comunicação Social do ano 2013

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O termo “cineminha”, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para

  • A.

    se referir à seção no caderno de cultura que trata do cinema infanto-juvenil.

  • B.

    a sequência de fotos dos filmes lançados na semana daquela edição.

  • C.

    designar a produção cinematográfica considerada como de segunda linha.

  • D.

    a sequência de fotos de um objeto ou personagem indicando movimento.

  • E.

    as páginas sucessivas de uma publicação que têm a diagramação repetida.

O teórico da comunicação Umberto Eco, em Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva) aponta, como uma possível definição para o termo, que o “Kitsch é o que surge consumido; o que chega às massas ou ao público médio porque está consumido; e que se consome (e portanto, se depaupera) porque

  • A.

    todos os consumidores possuem um lado de sua personalidade que contempla a estética do mau gosto”.

  • B.

    o excesso de repetições na exibição dos chamados produtos culturais não é responsável por esse desgaste”.

  • C.

    esse produto já faz parte do ideário da vanguarda, sendo diluído em suas sucessivas fruições estéticas”.

  • D.

    o uso a que foi submetido por um grande número de consumidores lhe apressou e aprofundou o desgaste”.

  • E.

    essa estética se aproveita do repertório refinado que os consumidores do kitsch desenvolveram na sua fruição”.

O jornalista Thomaz Souto Corrêa, que tem larga experiência editando revistas, diz que as “pesquisas, por si só, não fazem uma revista” (SCALZO, Marília. Jornalismo em Revista. São Paulo: Contexto). Previamente deve-se ter claro que tipo de revista e a qual público ela está destinada. Assim sendo, do ponto de vista da construção de um veículo, as pesquisas primordialmente servem para

  • A.

    corrigir caminhos e verificar se o seu projeto editorial tem futuro com seu público leitor.

  • B.

    enriquecer a pauta, oferecendo uma ampla variedade de possibilidades aos seus leitores.

  • C.

    verificar as possibilidades comerciais junto aos leitores e assim elaborar uma nova estratégia de marketing.

  • D.

    despertar um clima de interesse sobre a nova revista junto ao público que ainda não a conhece.

  • E.

    organizar a estrutura redacional, ampliando ou não o número de repórteres que trabalham na redação.

As principais informações sobre um assessorado chegam às redações em um release, o que o torna um dos melhores instrumentos de trabalho de uma assessoria de comunicação. Um bom release deve

  • A.

    ser escrito usando critérios essencialmente jornalísticos, pois seu objetivo principal é servir de apoio à pauta.

  • B.

    lembrar ao jornalista que o assessorado, se for o caso, é anunciante do veículo e essa parceria não deve ser esquecida.

  • C.

    ser produzido levando-se em conta todos os critérios mercadológicos do marketing, pois deve “vender” o assessorado.

  • D.

    ter algo de publicidade em seu texto, pois não deixa de ser uma peça publicitária, mesmo que escrita por jornalistas.

  • E.

    apresentar-se como um relatório, elencando todas as qualidades do produto do assessorado que está sendo trabalhado.

Em uma assessoria de comunicação a realização de clipping tem um papel importante, maior do que simplesmente coletar o que foi publicado sobre o assessorado. Atualmente, em situações de crise, o clipping é utilizado principalmente para

  • A.

    orientar o departamento publicitário na veiculação de novos comerciais.

  • B.

    saber se a divulgação da assessoria de comunicação atingiu certos veículos.

  • C.

    fazer com que o follow up da assessoria de comunicação seja eficiente.

  • D.

    facilitar a elaboração do press kit a ser utilizado nas próximas campanhas.

  • E.

    a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.

Um dos instrumentos utilizados em uma assessoria de comunicação é o mailing list, ou simplesmente mailing. Ele deve ser o mais completo e abrangente possível, contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Para a sua boa qualidade é necessário e fundamental que

  • A.

    seja comprado de empresas especializadas na elaboração de mailing list.

  • B.

    passe por uma constante atualização, pois é grande a rotatividade nas redações.

  • C.

    apresente a maioria dos contatos da agenda dos jornalistas que cuidam da conta.

  • D.

    se evite sua repetição de uma campanha para outra realizada pela assessoria.

  • E.

    tenha somente o nome dos editores responsáveis pelo fechamento do veículo.

  • A.

    visando a vitória.

  • B.

    buscando o menor custo.

  • C.

    baseado na verdade.

  • D.

    em oposição ao adversário.

  • E.

    respeitando a assessoria.

Muitas empresas ou instituições contratam uma assessoria de imprensa pensando que com isso terão exposição garantida na mídia. No entanto, o papel primordial de uma assessoria de imprensa é

  • A.

    negociar o espaço publicitário nos veículos de comunicação.

  • B.

    fazer o elo entre o assessorado e os veículos de comunicação.

  • C.

    agendar reuniões entre os jornalistas e os assessorados.

  • D.

    realizar media training visando o preparo do assessorado.

  • E.

    convocar entrevistas coletivas com o assessorado e a imprensa.

As três arenas do uso da informação constituem os processos de criação de significado, construção do conhecimento e tomada de decisões. Sobre os processos de informação numa organização do conhecimento, assinale V para as alternativas corretas, e F para as falsas.

( ) A organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado.

( ) Na fase da criação de significado, o principal processo é a interpretação de notícias e mensagens sobre o ambiente.

( ) Para a tomada de decisões, as organizações buscam e avaliam informações.

( ) A organização usa a informação para dar sentido apenas às mudanças do ambiente interno.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V,V,V,V
  • B. V,F,V,F
  • C. F,V,V,V
  • D. F,V,F,V
  • E. V,V,V,F

A tomada de decisão numa organização implica ao seu gestor o acesso rápido a informações claras e precisas. O fluxo de informações que permeia a organização deve ser encarado como estratégia competitiva. Analisando a figura acima, constatamos que o gestor

  • A. analisa todos os dados que compõe o fluxo de informações.
  • B. consegue recuperar apenas uma pequena parte da informação relevante.
  • C. obtém todas as informações necessárias para a tomada de decisões.
  • D. mapeia a complexidade do fluxo de informação não relevante.
  • E. obtém mais do que pede.
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