Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    o poder de compra do público consumidor.

  • B.

    o nível de alfabetização do público de cada mídia.

  • C.

    o valor da assinatura de acesso às mídias.

  • D.

    a qualificação profissional do público escolhido.

  • E.

    o comportamento do público perante as mídias escolhidas.

  • A.

    crossmedia.

  • B.

    sinergia.

  • C.

    divulgação para a imprensa.

  • D.

    marketing digital.

  • E.

    branding.

Em um evento oficial, o governador José Silva foi acompanhado pelo irmão, João Silva. Neste caso, esta informação, em texto para TV ou rádio, deve ser passada evitando a construção

  • A.

    “O governador estava acompanhado pelo irmão, João Silva”.

  • B.

    “O governador estava acompanhado de seu irmão”.

  • C.

    “O governador e o irmão dele, João Silva, estiveram no evento”.

  • D.

    “O governador José Silva e o irmão dele estiveram no evento”.

  • E.

    “O governador José Silva levou o irmão ao evento”.

A implementação da TV digital no Brasil, regulamentada pelo Decreto nº 4.901, de 26 de novembro 2003, tem como alguns de seus principais objetivos:

I. promover a inclusão social, a diversidade cultural do País e a língua pátria por meio do acesso à tecnologia digital, visando à democratização da informação.

II. estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expansão de tecnologias brasileiras e da indústria nacional relacionadas à tecnologia de informação e comunicação.

III. incentivar o consumo da ascendente classe C, propiciando assim que esse consumo seja gerador de empregos para essa mesma classe social.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A maneira como a mídia dispõe e apresenta suas notícias gerou a hipótese da Agenda Setting, segundo a qual ela, a mídia, se torna responsável pelo que o público irá discutir e falar. Nesse panorama, o papel do gatekeeper é bastante importante, pois ele é o

  • A.

    artista gráfico que fará as ilustrações que enriquecerão a matéria.

  • B.

    representante dos leitores, como uma espécie de ombudsman.

  • C.

    revisor responsável pela checagem dos dados apresentados.

  • D.

    responsável pela seleção das notícias que serão publicadas pelo veículo.

  • E.

    personagem principal da entrevista, sem o qual ela não seria realizada.

Apesar de termos uma sociedade cada vez mais massificada, vemos paralelamente que a segmentação dos públicos ganha espaço no mercado editorial. Os grandes jornais têm dado como resposta a esse fenômeno a criação de suplementos, chegando até, em alguns veículos, a ter uma diretoria especial para esses empreendimentos. Esses suplementos, que fidelizam muitos de seus leitores, são viabilizados fundamentalmente pelo

  • A.

    potencial econômico que gera receita publicitária suficiente para sustentá-los.

  • B.

    acirramento da concorrência entre os grandes veículos de comunicação.

  • C.

    prazer que os veículos têm em agradar seu público leitor a qualquer custo.

  • D.

    interesse dos veículos em ganhar o público leitor dos seus concorrentes.

  • E.

    potencial do jornalismo atual cada vez mais plural em ofertas editoriais.

Os avanços tecnológicos e a atual velocidade alcançada na transmissão das notícias têm feito com que os veículos se tornem muito parecidos. No entanto, há algo que faz um leitor preferir o jornal “A” em detrimento do jornal “B”. Pode-se dizer que o motivo principal dessa escolha

  • A.

    reside no visual que a publicação escolhida apresenta.

  • B.

    está nas possibilidades de diversão oferecidas ao leitor.

  • C.

    é a identificação ideológica entre o leitor e a publicação.

  • D.

    se dá meramente pelo acaso, sem identificação clara.

  • E.

    está no costume adquirido de ler sempre o mesmo jornal.

Para cada um dos meios de comunicação há uma maneira distinta de se produzir o texto jornalístico. A redação para o rádio exige que as frases sejam curtas, preferencialmente com não mais do que três linhas. Esse cuidado permite que o locutor

  • A.

    termine logo o texto e entre a próxima música.

  • B.

    dê espaço para mais uma mensagem comercial.

  • C.

    complemente a matéria com uma entrevista.

  • D.

    garanta a audiência, pois dá mais informações.

  • E.

    respire e leia com maior fluência a matéria.

No jornalismo impresso, o lead é o primeiro parágrafo da notícia que contém as respostas para as indagações sobre o que, quem, onde, quando, como, por que e para que de um acontecimento, fazendo assim a narração da notícia. Quando na elaboração de seu texto, o redator privilegia os fatos de maior importância, seguidos daqueles de valor intermediário, finalizando com os que não alteram o entendimento da notícia, dá-se a esse procedimento o nome de

  • A.

    suíte.

  • B.

    pirâmide invertida.

  • C.

    briefing.

  • D.

    lead em flash.

  • E.

    sublead.

Comumente, na abertura de um telejornal é utilizada uma imagem com um pequeno texto realizado pelo repórter, que visa despertar a curiosidade dos telespectadores. Esse recurso é chamado de

  • A.

    script.

  • B.

    hard news.

  • C.

    features.

  • D.

    teleprompter.

  • E.

    teaser.

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