Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
o poder de compra do público consumidor.
o nível de alfabetização do público de cada mídia.
o valor da assinatura de acesso às mídias.
a qualificação profissional do público escolhido.
o comportamento do público perante as mídias escolhidas.
crossmedia.
sinergia.
divulgação para a imprensa.
marketing digital.
branding.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Em um evento oficial, o governador José Silva foi acompanhado pelo irmão, João Silva. Neste caso, esta informação, em texto para TV ou rádio, deve ser passada evitando a construção
O governador estava acompanhado pelo irmão, João Silva.
O governador estava acompanhado de seu irmão.
O governador e o irmão dele, João Silva, estiveram no evento.
O governador José Silva e o irmão dele estiveram no evento.
O governador José Silva levou o irmão ao evento.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A implementação da TV digital no Brasil, regulamentada pelo Decreto nº 4.901, de 26 de novembro 2003, tem como alguns de seus principais objetivos:
I. promover a inclusão social, a diversidade cultural do País e a língua pátria por meio do acesso à tecnologia digital, visando à democratização da informação. II. estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expansão de tecnologias brasileiras e da indústria nacional relacionadas à tecnologia de informação e comunicação. III. incentivar o consumo da ascendente classe C, propiciando assim que esse consumo seja gerador de empregos para essa mesma classe social. Está correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A maneira como a mídia dispõe e apresenta suas notícias gerou a hipótese da Agenda Setting, segundo a qual ela, a mídia, se torna responsável pelo que o público irá discutir e falar. Nesse panorama, o papel do gatekeeper é bastante importante, pois ele é o
artista gráfico que fará as ilustrações que enriquecerão a matéria.
representante dos leitores, como uma espécie de ombudsman.
revisor responsável pela checagem dos dados apresentados.
responsável pela seleção das notícias que serão publicadas pelo veículo.
personagem principal da entrevista, sem o qual ela não seria realizada.
Apesar de termos uma sociedade cada vez mais massificada, vemos paralelamente que a segmentação dos públicos ganha espaço no mercado editorial. Os grandes jornais têm dado como resposta a esse fenômeno a criação de suplementos, chegando até, em alguns veículos, a ter uma diretoria especial para esses empreendimentos. Esses suplementos, que fidelizam muitos de seus leitores, são viabilizados fundamentalmente pelo
potencial econômico que gera receita publicitária suficiente para sustentá-los.
acirramento da concorrência entre os grandes veículos de comunicação.
prazer que os veículos têm em agradar seu público leitor a qualquer custo.
interesse dos veículos em ganhar o público leitor dos seus concorrentes.
potencial do jornalismo atual cada vez mais plural em ofertas editoriais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Os avanços tecnológicos e a atual velocidade alcançada na transmissão das notícias têm feito com que os veículos se tornem muito parecidos. No entanto, há algo que faz um leitor preferir o jornal A em detrimento do jornal B. Pode-se dizer que o motivo principal dessa escolha
reside no visual que a publicação escolhida apresenta.
está nas possibilidades de diversão oferecidas ao leitor.
é a identificação ideológica entre o leitor e a publicação.
se dá meramente pelo acaso, sem identificação clara.
está no costume adquirido de ler sempre o mesmo jornal.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Para cada um dos meios de comunicação há uma maneira distinta de se produzir o texto jornalístico. A redação para o rádio exige que as frases sejam curtas, preferencialmente com não mais do que três linhas. Esse cuidado permite que o locutor
termine logo o texto e entre a próxima música.
dê espaço para mais uma mensagem comercial.
complemente a matéria com uma entrevista.
garanta a audiência, pois dá mais informações.
respire e leia com maior fluência a matéria.
No jornalismo impresso, o lead é o primeiro parágrafo da notícia que contém as respostas para as indagações sobre o que, quem, onde, quando, como, por que e para que de um acontecimento, fazendo assim a narração da notícia. Quando na elaboração de seu texto, o redator privilegia os fatos de maior importância, seguidos daqueles de valor intermediário, finalizando com os que não alteram o entendimento da notícia, dá-se a esse procedimento o nome de
suíte.
pirâmide invertida.
briefing.
lead em flash.
sublead.
Comumente, na abertura de um telejornal é utilizada uma imagem com um pequeno texto realizado pelo repórter, que visa despertar a curiosidade dos telespectadores. Esse recurso é chamado de
script.
hard news.
features.
teleprompter.
teaser.
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