Questões de Comunicação Social do ano 2014

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual a principal revolução que o jornalismo digital trás?

  • A. O ciberespaço.
  • B. O hipertexto.
  • C. A usabilidade.
  • D. A paginação.
  • E. A web.

Existem diversas metodologias e procedimentos de planejamento de produtos. Mas, todos adotam alguns passos básicos que ajudam a garantir a qualidade e eficácia do produto. Quais são eles?

  • A. Fazer contato com a imprensa, produzir releases. Produzir notícias, definir ações.
  • B. Produzir releases a partir do organograma da empresa.
  • C. Definir objetivo a ser alcançado, público-alvo, mensagem, produto, a estratégia de uso e como avaliar o resultado.
  • D. Estar atento ao organograma da empresa e checar as ações da mesma, definir metas e propaganda.
  • E. Fazer propaganda da empresa, produzir notícias, fazer parcerias, ser criativo, ousar.

Aristóteles na arte da retórica afirma que o discurso para ser coerente deve conter algumas etapas básicas. Quais etapas seriam essas?

  • A. Afirmativas, Negativas, Argumentação, Coerência.
  • B. Coesão, Convencimento, Retórica, Imaginação.
  • C. Afirmação, Repetição, Apelo, Estrutura Lexical.
  • D. Unidade, Estrutura Circular, Coerência.
  • E. Exórdio, Narração, Provas, Peroração.

A notícia é o principal elemento que caracteriza o jornalismo. O que é a notícia?

  • A. É uma suíte de fatos importantes que acontecem no cotidiano.
  • B. É o uso de fonte inusitado para dar relevo aos fatos.
  • C. É um evento que afeta o público por sua proximidade ou abrangência.
  • D. Buscar veracidade de fontes e enfoques.
  • E. Julgar o que acontece no país, informando.

O crowdsourcing é um modelo de produção que pode ser útil a divulgação da prevenção de desastres naturais. No que consiste?

  • A. São jornais de várias partes do mundo que publicam fotos de terremotos.
  • B. É um sistema de utilização de tags que permite os usuários a personalizar o que é divulgado.
  • C. Apóia o conjunto de código aberto sob licença que estejam em conformidade com a organização.
  • D. Utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários pela internet para resolver problemas, criar conteúdos.
  • E. São links que remetem serviços oferecidos pelos sites das organizações.

O planejamento estratégico em comunicação deve ser eficaz para:

  • A. Organizar as empresas para definir todas as suas metas, a partir de conceitos consolidados referentes à sua visão e missão;
  • B. Possibilitar que os profissionais que atuam no setor de comunicação organizacional construam um roteiro eficaz de administração pública;
  • C. Possibilitar a revisão e avaliação dos paradigmas organizacionais vigentes e da comunicação assim como o reconhecimento e auditoria da cultura organizacional e a identificação e avaliação da importância do capital intelectual integral das organizações.
  • D. Orientar as organizações do setor público e privado para a consolidação de uma política pública de comunicação, voltada prioritariamente para os interesses da sociedade nas quais estão inseridas.
  • E. Projetar e administrar os conflitos decorrentes das relações com os diversos públicos da organização, desde o público interno até investidores em potencial, conhecidos como stakeholders.

Sobre Assessoria de Imprensa é CORRETO afirmar:

  • A. Entre as funções da Assessoria de Imprensa está a execução de estudos mercadológicos para a criação e produção de peças de propaganda;
  • B. O profissional que está à frente de uma Assessoria de Imprensa - seja em instituição pública ou privada - deve ter acesso direto aos principais setores decisórios da organização assessorada;
  • C. A Assessoria de Imprensa é uma função prioritária dos profissionais graduados em Relações Públicas, sendo vedado o seu exercício aos jornalistas que atuam em veículos de comunicação comerciais;
  • D. A Assessoria de Imprensa, tendo em vista a sua importância para as organizações e dentro de uma perspectiva de comunicação integrada, é responsável pela produção de pesquisas de opinião que permitam mensurar o alcance das ações de comunicação planejadas e executadas no âmbito do setor;
  • E. A Assessoria de Imprensa é, conceitualmente, responsável pelo planejamento e execução de ações voltadas para a melhoria da comunicação interna de organizações tanto do setor público quanto do setor privado.

Compreende-se por release:

  • A. o texto encaminhado para os jornalistas com sugestão de pauta a ser coberta pelo veículo, em data e horário previamente agendado;
  • B. material em texto ou vídeo produzido para ser veiculado, prioritariamente, em redes sociais ou sites institucionais;
  • C. material jornalístico que reúne textos sobre o assessorado (empresa ou pessoa física) que pode ser distribuído aos jornalistas durante entrevistas coletivas, entrevistas individuais e demais divulgações, como material de apoio;
  • D. material jornalístico produzido sobre tema específico para ser distribuído à imprensa. As organizações podem optar por produzir releases específicos e diferenciados para cada veículo de comunicação, quando julgar necessário.
  • E. material jornalístico produzido como suporte às atividades de media training que tem como objetivo preparar o assessorado para se relacionar com a imprensa, especialmente em situações de crise.

As frases a seguir referem-se ao recurso de hipertexto. Julgue cada uma das afirmações e indique a opção correta.

I - É sinônimo de hipermídia.

II - Diferencia-se do texto pela presença de links.

III - Permite expandir o texto ao criar a possibilidade de diferentes camadas de informação.

IV - Privilegia a navegação linear.

  • A. As alternativas I e II são verdadeiras.
  • B. As alternativas I e III são falsas.
  • C. As alternativas II e III são falsas.
  • D. As alternativas II e III são verdadeiras.
  • E. s alternativas III e IV são falsas.

Avalie as definições a seguir e julgue a resposta correta:

I) “Combinação entre atividades de organização, etiquetagem e esquemas de navegação em um sistema de informação.”

II) “Arte e ciência de estruturar e classificar websites e intranets com a finalidade de auxiliar pessoas a encontrarem e gerenciarem informações.”

As definições acima se referem a:

  • A. usabilidade.
  • B. webdesign.
  • C. card sorting.
  • D. arquitetura da informação.
  • E. fpattern.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...