Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relativamente aos desastres naturais, a disseminação de informações sobre medidas de prevenção e o procedimento a adotar nas situações de pré- e pós-desastre são fundamentais para minimizar os impactos negativos para a população local. Nesse contexto, o nível de capital social de uma dada região é determinante para facilitar a disseminação da informação porque:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - - 2014
Dentre as especificidades da «comunicação social em desastres naturais» destaca-se o fato de ter que estar obrigatoriamente embasada no rigor técnico, não incluir linguagem que conduza ao pânico exagerado da população e o consequente descontrole comportamental (sobretudo em situação de pré-desastre). Assim, a redação de boletins, informativos, comunicados e a preparação da matéria jornalística deve respeitar as seguintes regras:
As redes sociais assumem um papel importante na difusão de informação na atualidade. Nesse contexto, podem existir diversos Sites, Blogs, páginas no Facebook, Twitter, etc. de cidadãos que, por iniciativa própria decidam divulgar informações sobre desastres. Relativamente à situação exposta, o CEMADEN deverá proceder da seguinte maneira:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - - 2014
Quando os repórteres procuram seus próprios especialistas visando uma informação sobre um desastre natural e se antecipando aos comunicados oficiais e a outros meios de comunicação, conceitualmente à preocupação é com:
Uma coletiva de imprensa diante de uma situação de desastre natural deve ter como objetivo:
A existência da Comunicação de Risco «está diretamente relacionada à necessidade que determinados assuntos têm em ser esclarecidos a certas audiências/ populações/usuários» (Enciclopédia INTERCOM de Comunicação, 2010). Nesse sentido, define-se Comunicação de Risco:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2014
Tomando-se como ponto de referência o programa de investigação resumido na célebre fórmula de Lasswell (1948) quem, diz o quê, por que canal, a quem, com que efeito? , pode-se dividir a história dos modernos estudos de comunicação em três períodos fundamentais. De acordo com Kurt Lang, no primeiro período da história relativa aos estudos da comunicação (de meados do século 19 até os anos 20 do século passado), estudiosos procuraram pesquisar as transformações trazidas pela Revolução Industrial, em que destacaram as mudanças na forma de comunicação pessoal e na mediatizada. Em relação a esse grupo de estudiosos, é correto afirmar que merece destaque
No contexto de uma instituição pública ou empresa, a comunicação, ou a comunicação integrada de marketing, assume, na realidade atual, um conjunto de novas competências que agregam a formação e a manutenção da boa imagem e a preocupação com a identidade, mediante a intensificação da venda de produtos e serviços. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto à definição de identidade corporativa.
Apesar da existência de muitos estudiosos antes da Segunda Guerra Mundial, a comunicação de massa não existia como campo academicamente consolidado. Considerando que a consolidação a que se referem os estudiosos, como DeFleur e Ball-Rokeach, só aconteceu com a sociologia funcionalista do pós Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa que indica o momento considerado mais decisivo nesse período.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2014
Considerando Rego (2004), em Comunicação empresarial/comunicação institucional (1986), assinale a alternativa que apresenta os veículos que possuem poucas páginas, linguagem média, embora possam atingir níveis baixos, textos que podem se equilibrar com fotos, logotipo definido, geralmente impresso em uma só cor, podendo conter matérias de interesse do público externo, dependendo do objetivo estabelecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...