Questões de Comunicação Social do ano 2014

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Segundo Marchiori (2006), o público interno busca colaborar com a empresa, mas, muitas vezes, faltam incentivos de participação, gerando desmotivação e transformando os funcionários em força negativa. Com base nisso, para uma eficiente comunicação interna e para selecionar as linguagens e os canais mais adequados, é fundamental

  • A. estudar o público por meio de pesquisas e auditorias que levantarão a cultura da organização e os pontos fortes e fracos.
  • B. inserir um veículo de comunicação padrão para cada tipo de público.
  • C. elaborar um planejamento de comunicação, que atenda às expectativas de todos os grupos.
  • D. ampliar a distribuição de brindes para motivar os funcionários de uma empresa, por exemplo.
  • E. distribuir pesquisas de opinião que indicarão, precisamente, o que deve ser feito com relação à comunicação.

A pesquisa de opinião pública é uma ferramenta eficaz para identificar problemas, buscar soluções e detectar com precisão posições e tendências dos diversos segmentos sociais. Assinale a alternativa que indica o tipo de método que se caracteriza por estudos aprofundados e detalhados, aplicados tanto em campanhas políticas como na construção da imagem de gestores públicos ou em abordagens de tendências sociais em geral.

  • A. Avaliação de administrações públicas e privadas.
  • B. Pesquisas ad hoc.
  • C. Pesquisas dedutivas.
  • D. Pesquisas de estratégia política.
  • E. Pesquisas qualitativas.

Considerando que o jornalismo na web é algo relativamente novo, com pouco mais de uma década de funcionamento, e com base em Ferrari (2004), assinale a alternativa correta.

  • A. O jornalismo digital abre inúmeras possibilidades midiáticas – enquete (pesquisa de opinião com o leitor), bate-papo digital, vídeos e áudios – mas, em contrapartida, não admite reportagens completas e o uso de textos-legenda em fotos, recurso predominante só no jornal impresso, ainda.
  • B. O jornalismo digital cria uma nova linguagem que limita os fluxos informacionais, em razão da presença de hiperlinks em excesso.
  • C. No jornalismo digital, o hipertexto não permite a expressão de conteúdo como nas demais formas de jornalismo.
  • D. O jornalismo digital não é a alternativa mais viável para a comunicação, quando se trata de um público crítico.
  • E. Ao difundir notícias de forma navegacional, possibilitando diferentes rotas de leitura, o jornalismo digital busca opiniões diversas e a fidelização de distintos públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a uma forma correta de disponibilizar e distribuir releases pela internet.

  • A. Deixar visível, no site da instituição, um link para a página de press releases, intitulada “imprensa”, “notícias” ou outro termo dedutível. O importante é que seja apenas um link, em um local específico, para facilitar o acesso do leitor.
  • B. Incluir uma lista completa de possíveis contatos para a imprensa, com e-mail, telefone, fax e endereço.
  • C. Manter um banco de dados de releases, imagens, áudios, vídeos e o que mais for produzido pela assessoria, para que os jornalistas possam consultar. O inconveniente desse recurso é que o acesso às informações é pago.
  • D. Dispor os releases no site da instituição, mas em PDF, de forma que eles não sejam copiados ou plagiados.
  • E. Elaborar um sistema de newsletter. Contudo, esse sistema obriga o jornalista a se cadastrar por tempo indeterminado.

O setor de responsabilidade social, se vinculado ao de relações públicas e(ou) assessoria de imprensa, pode desenvolver ações específicas junto à comunidade, como, por exemplo, política de portas abertas, reuniões com líderes da comunidade, entre outras. Considerando que algumas empresas, apesar de realizarem essas ações, não conseguem usufruir totalmente dos benefícios que tais atividades poderiam proporcionar, assinale a alternativa que indica a causa pela qual esse fato ocorre.

  • A. A comunicação entre os integrantes da empresa é falha, não desenvolvem um planejamento específico para a área e investem em ações sem mensurar seus resultados.
  • B. Não são destinadas verbas suficientes para projetos de responsabilidade social.
  • C. As empresas não acreditam na imagem positiva da organização, com ações voltadas para as transações comerciais e sociais.
  • D. As empresas não estabelecem regras para a transparência das informações levadas aos públicos da organização.
  • E. O poder de aceitação, por parte do público-alvo, é subestimando.

A popularização da internet facilitou o envio de comunicados por correio eletrônico (e-mail), aumentando consideravelmente o uso desse recurso. Alguns críticos apontam o esvaziamento da apuração no jornalismo e um crescimento indevido do poder das assessorias de imprensa, que são causados pela(o)

  • A. confiança exacerbada nas informações passadas, sem contestação por parte dos jornalistas.
  • B. excesso de fontes não confiáveis, o que dificulta a checagem do material recebido.
  • C. maior número de releases, advindos de instituições que conservam o jornalismo institucional.
  • D. aumento da prática de publicar releases integralmente ou quase inalterados, por parte dos jornalistas, e pelo enxugamento excessivo de jornalistas dos veículos de comunicação que, sobrecarregados, utilizam o trabalho das assessorias cada vez mais.
  • E. imparcialidade não mais existente na divulgação das notícias, aliada ao sensacionalismo que é o que vende mais.

Com base na notícia apresentada, é correto afirmar que

  • A. o título estaria melhor redigido se SP estivesse escrito por extenso, atendendo, assim, às normas de redação jornalística.
  • B. subtítulo é o título secundário colocado imediatamente após o título principal, composto, usualmente, de letras grandes, mas sempre de corpo menor que o dos caracteres usados no título.
  • C. o antetítulo serve para completar o sentido ou dar outras informações ao título, utilizando letras menores que as do título.
  • D. “Quatro novas escolas entram no top 10 do Enem em São Paulo” é o subtítulo, também chamado de sub-retranca.
  • E. a retranca é o texto destacado em um box no interior da matéria (fixado em uma das colunas, no caso do jornal impresso).

De acordo com Sônia Ambrósio de Nelson, em A reconfiguração da mídia e da cultura, a internet causa um grande impacto em todos os níveis de informação, principalmente no webjornalismo, porque disponibiliza um jornalismo alternativo e diferente dos veículos tradicionais e permite a participação do cidadão no processo de tratamento da informação. Surge, então, uma nova forma de produção jornalística, na qual o público participa e dá outra dinâmica às rotinas das redações, elaborando o que se convencionou chamar de jornalismo

  • A. comunitário ou mediático.
  • B. comunitário ou corporativo.
  • C. social ou participativo.
  • D. colaborativo ou cidadão.
  • E. multimídia ou cidadão.

No mundo corporativo, há uma discussão frequente entre o fim do house organ impresso e o surgimento do boletim eletrônico, o newsletter. Evidencia-se o surgimento de outro canal de comunicação, o virtual, mas ainda há público para a comunicação impressa; tanto é verdade que as empresas estão investindo em outro novo segmento. Assinale a alternativa que apresenta e descreve corretamente esse segmento.

  • A. O costumer publish, ou seja, a customização, a edição de uma revista interna da empresa, com assuntos variados, impressa em papel de qualidade, com produção e visual caprichados e distribuída a um público pré-selecionado, que inclui diretores, acionistas, formadores de opinião, clientes, funcionários e até mesmo um mailing segmentado, que permite a impressão de grandes números.
  • B. O hard news, informativo diário, de uma página, voltado para um público segmentado.
  • C. A primer news, cartilha com um mínimo de 15 páginas, com histórico, dados técnicos, objetivos e notícias sobre projetos da instituição.
  • D. O clipping impresso, com resumo de notícias principais e secundárias do nicho da instituição.
  • E. O print news, espécie de folhetim semanal ou mensal, com editorial, opinião e editorias diversas, distribuído internamente e externamente.

Jornalistas, blogueiros e comunidades em redes sociais geram um alto e crescente volume de conteúdo. Tendo em vista que acompanhar e controlar todas as notícias é essencial para a diferenciação no mercado, é correto afirmar que a ferramenta de análise de mídia

  • A. é importante no gerenciamento da imagem das corporações, especificamente em casos de gerenciamento de crise.
  • B. auxilia os gestores nos processos de tomada de decisões gerais, sem muita importância no dia a dia.
  • C. permite analisar um perfil quantitativo da cobertura da imprensa sobre os clientes, mas deixa a desejar no perfil qualitativo dessa mesma cobertura.
  • D. ajuda a entender o impacto da notícia em locais específicos.
  • E. tem como foco a comunicação organizacional, ao aumentar o vínculo entre gestor e público interno.
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