Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Considere:

1. Imagem institucional.

2. Identidade institucional.

3. Instrumento coleta de dados de percepção.

4. Pesquisa de imagem institucional.

( ) Ação metódica e sistematizada para verificação de como a organização é percebida por seus públicos.

( ) Impressão que os diversos públicos têm, de forma inconsciente, de uma determinada organização.

( ) Aquilo que uma organização deseja que o seu público pense a seu respeito, sua natureza e sua cultura.

( ) Meio com o qual uma organização coleta dados para verificar como ela é percebida por seu público.

Relacionando-se o conceito com a respectiva definição, obtém-se a seguinte ordem:

  • A. 2, 4, 3, 1.
  • B. 3, 2, 1, 4.
  • C. 1, 4, 3, 2.
  • D. 4, 3, 1, 2.
  • E. 4, 1, 2, 3.

Você trabalha no departamento de Comunicação Social de uma Defensoria Pública e recebeu a incumbência de elaborar uma matéria para o website da instituição com as seguintes informações:

− Uma grávida de 21 anos obteve uma decisão judicial provisória que determinou, com base em registros de conversas por celular, que seu ex-namorado pague os alimentos gravídicos − para cobrir os gastos decorrentes da gravidez.

− Após a mulher informar o ex-namorado da gravidez, há registros de conversas mantidas no celular demonstrando que o homem se dispôs a prestar auxílio financeiro durante a gestação, porém não cumpriu o prometido.

− O ex-namorado deverá pagar mensalmente um valor correspondente a 20% de seu salário líquido, incluindo férias, 13o salário, horas-extra, abonos, gratificações, verbas indenizatórias e fundiárias.

− Nomes e vinculações profissionais de juiz e defensor público.

A partir dessas informações, pode-se afirmar que a publicação da notícia tem como objetivo

  • A. divulgar um exemplo do que faz e como trabalha uma instituição voltada à garantia do acesso à justiça.
  • B. demonstrar a atuação pessoal de uma entidade pública contra o machismo.
  • C. divulgar medidas de combate ao abandono de crianças na maternidade.
  • D. promover a imagem dos profissionais do Poder Judiciário.
  • E. mapear quais são os juristas mais bem sucedidos nas suas ações ajuizadas.

Uma empresa metalúrgica de uma região metropolitana altamente industrializada distribuía para seus colaboradores um jornal mensal colorido, de 12 páginas, formato A4, papel couché 240 g, com aplicação de UV em reserva no logotipo e nas fotos da capa. A publicação, apesar de cara, não era lida pelos colaboradores, acumulando-se nas mesas em que ficava para distribuição, principalmente nos setores operacionais. No entanto, o jornal do sindicato, no formato tabloide, em duas cores, no papel jornal 90 g, com periodicidade semanal, era lido com muito mais frequência. Considere as afirmações abaixo.

I. Quanto maior incremento no acabamento gráfico, melhor será a aceitação do veículo empresarial.

II. Além da diferença editorial, o que pode explicar o maior interesse pelo jornal do sindicato é adequação do projeto gráfico ao público-alvo.

III. A periodicidade não influiu na diferença de aceitação dos veículos.

IV. Mesmo sendo de emissores diferentes (empresa e sindicato), os veículos poderiam adotar projetos gráficos semelhantes para se adequar ao público-alvo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II, III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. II e III.
  • E. I, III e IV.

As rádios comunitárias estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, sendo que em muitas localidades no interior do país são o único veículo de comunicação do município. As rádios comunitárias NÃO

  • A. incentivam o acesso da comunidade ao seu microfone.
  • B. são administradas por associações abertas à comunidade.
  • C. prestam serviços à comunidades às quais estão vinculadas.
  • D. tem a programação controlada por conselhos eleitos pelos ouvintes.
  • E. são emissoras de FM que apresentam alta potência.

A coletiva é um gênero de entrevista bastante utilizado pelas assessorias de imprensa porque

  • A. transcorre em tom de conversa e dá oportunidade a cada jornalista de esgotar os seus questionamentos.
  • B. estimula o diálogo através de réplicas e tréplicas por parte dos repórteres.
  • C. proporciona o atendimento simultâneo a diversos jornalistas fornecendo informações exclusivas para cada um deles.
  • D. o comando da sistemática da entrevista fica frequentemente por conta do entrevistado e de sua assessoria.
  • E. os jornalistas sentem-se constrangidos em meio aos colegas e restringem-se a perguntas acessórias.

Sobre o rádio em tempos de Internet, analise a fragmento a seguir.

“Pela internet, o ouvinte pode acompanhar a transmissão ao vivo – _____ – o que ficará cada vez mais fácil com a expansão, a velocidade e o preço mais baixo da banda larga. Também pode montar a sua própria grade de programação escolhendo o que ouvir e a que horas ouvir - _____. Para isso, basta clicar no conteúdo gravado ou baixar em _____ os programas prediletos”.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. on live – on roaming– broadside
  • B. off the records – on delay –MP3
  • C. online – pay per hear– bug
  • D. on the records – on delivery– broadcast
  • E. on streaming – on demand–podcast

No rádio, depois da gravação de uma entrevista, é preciso dividi-la, cronometrá-la e posteriormente fazer sua decupagem. Esse trabalho visa fundamentalmente a

  • A. levantar as possibilidades de corte e em que momento isso é possível.
  • B. detectar o posicionamento político do entrevistado.
  • C. verificar se o entrevistado citou emissoras concorrentes.
  • D. pautar a realização da matéria com a entrevista.
  • E. constatar a existência de propaganda indireta de algum produto.

Em um telejornal, entre os princípios para a seleção de uma notícia para a escalada estão:

  • A. relevância e equilíbrio entre as editorias;
  • B. relevância e atualidade;
  • C. ineditismo e equilíbrio entre as editorias;
  • D. interesse do público e atualidade;
  • E. interesse do público e ineditismo.

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.

( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.

( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.

( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.

( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.

( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.

( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.

A sequência correta e respectiva consta em

  • A. V – V – V – V – F – V
  • B. V – V – V – V – V – F
  • C. V– V – F – V – V – F
  • D. V – V – V – F – V – F
  • E. V – F – V – V – V – F

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

  • A. Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.
  • B. O principal papel do assessor de imprensa é servir de muro entre a instituição e a imprensa, protegendo o cliente do assédio dos meios de comunicação.
  • C. O press kit contém apenas brindes para imprensa e é de responsabilidade exclusiva do departamento de marketing.
  • D. A assessoria pode produzir o clipping com monitoramento apenas das notícias da instituição pública. O monitoramento das notícias do setor da instituição é feito por equipe terceirizada.
  • E. A assessoria de imprensa participa apenas da organização de coletivas. Clipping, produção de house organs e media training são de responsabilidade sempre de empresas terceirizadas.
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