Questões de Comunicação Social do ano 2016

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O planejamento publicitário tem como objetivo global

  • A. servir aos consumidores com informações úteis.
  • B. mobilizar vontades do público-alvo em relação a uma categoria de produto.
  • C. definir uma escala de valores para cada veículo utilizado nas campanhas.
  • D. dissipar falsas impressões ou corrigir concepções errôneas.
  • E. proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda.

Para Pierre Zémor, o relacionamento da organização pública com seu público corresponde a uma forma particular da comunicação representada por quatro exigências: informar por dever e, na maioria das vezes, em uma situação de falta de desejo ou de motivação de compra por parte do público; assegurar a pedagogia indispensável para transmitir uma mensagem complexa; incluir a comunicação no processo de identificação e deliberação do serviço; enfim,

  • A. reduzir as tensões entre o contribuinte e o poder instituído.
  • B. ampliar o debate público.
  • C. orientar o público a respeito de suas obrigações.
  • D. cooperar com a administração identificando possíveis pontos de atrito.
  • E. contribuir para restituir o sentido de vida coletiva.

Em produção gráfica, o nome dado à margem extragrande entre duas páginas opostas é

  • A. medianiz.
  • B. borda longa.
  • C. margem.
  • D. grid.
  • E. borda curta.

O processo de impressão que é baseado na repulsão natural entre a água e substâncias gordurosas (no caso a tinta), cuja imagem é gravada numa chapa em um sistema semelhante ao da tela serigráfica, é denominado

  • A. digital.
  • B. litogravura.
  • C. rotogravura.
  • D. tipografia.
  • E. offset.

A ideia de que propaganda e publicidade não são sinônimos motivou diferentes definições conceituais ao longo do século XX. Pensando que essa diferença existiu, e em alguns lugares continua sendo importante, propaganda

  • A. é comumente associada com a palavra propagare, do latim, e está associada com a promoção de produtos e comerciais de televisão.
  • B. é a oferta de um produto com uma marca e origina-se do latim propagare.
  • C. é a propagação ou divulgação de uma ideia e origina-se do latim propagare.
  • D. está associada de forma exclusiva a comerciais em que um ou mais produtos são apresentados ao consumidor.
  • E. tem seu conceito associado a comerciais que ao se utilizarem de uma celebridade como interlocutor da marca com os consumidores, propagam os benefícios do produto.

A estratégia de antropomorfizar personagens de marca caracteriza-se quando

  • A. figuras lúdicas, como um pônei cor de rosa, são utilizadas em diálogo com o produto, por sua vez um objeto inanimado.
  • B. uma celebridade contracena em um comercial com animais.
  • C. um animal é utilizado como personagem em uma propaganda.
  • D. um objeto ou animal adquire características que humanizam sua figura, como transformar uma garrafinha plástica em um mascote com olhos, boca, braços, pernas e falante.
  • E. personagens de filmes são utilizados em campanhas publicitárias.

Ao selecionar uma agência para atender a conta de uma empresa, o publicitário deve, inicialmente,

  • A. decidir que tipo de habilidades e serviços serão essenciais para os objetivos de comunicação da empresa.
  • B. avaliar a capacidade criativa da agência no desenvolvimento de campanhas.
  • C. considerar sempre um grande número de alternativas antes de decidir por uma delas.
  • D. garantir a presença de todo o pessoal da empresa em todas as apresentações das agências concorrendo pela conta.
  • E. considerar a capacidade gerencial da agência a ser contratada.

Uma das técnicas mais elementares da publicidade é insistir e repetir uma determinada proposição. O objetivo desta técnica é

  • A. aplicar com mais equilíbrio a verba publicitária.
  • B. ocupar espaço na mídia para evitar que a concorrência o faça.
  • C. influenciar, despertar interesse e gerar convencimento junto aos receptores sobre as vantagens e benefícios de seus propósitos e produtos.
  • D. aumentar o retorno do bônus por veiculação.
  • E. escolher a proposição que melhor se adapte ao seu público-alvo.

A principal função da publicidade para um produto em fase de lançamento é

  • A. orientar as pesquisas de mercado para definir o público-alvo.
  • B. firmar o prestígio de seu produto.
  • C. definir a verba que será usada nas promoções de marketing deste produto.
  • D. incluir um novo hábito com referência a uma espécie de produto.
  • E. analisar o recall da propaganda veiculada.

O posicionamento do produto é uma das considerações mais importantes na decisão sobre o que anunciar. O posicionamento

  • A. desconsidera como o produto se estabelece na mente do consumidor.
  • B. deve concentrar-se somente nas fraquezas e forças do produto a ser anunciado.
  • C. uma vez adquirido se mantém estável.
  • D. deve considerar as fraquezas e forças, tanto do produto anunciado, quanto da concorrência.
  • E. acontece naturalmente no mercado.
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