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Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.
Considere o texto seguinte, reproduzido da Internet (www.mc.gov.br).
Ministério das Comunicações comemora o Dia do Carteiro
Profissionais são o símbolo dos Correios e entregam 40 milhões de objetos todos os dias
Brasília – Eles são conhecidos por todos os brasileiros. Não há uma pequena localidade no país em que eles não cheguem, levando cartas e encomendas, faça chuva ou sol.
A informação transcrita no texto acima é um exemplo de notícia institucional sem personalização, ou seja, refere-se à instituição (Ministério das Comunicações) e a uma categoria profissional de relevância social reconhecida no Brasil (os carteiros).
A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?
Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)
Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:
Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:
Em relação à comunicação das organizações, analise as questões e indique a opção correta.
( ) Identidade corporativa e imagem corporativa são a mesma coisa. Ambas representam como uma empresa é percebida pelos públicos de interesse.
( ) Os indivíduos e grupos de interesse que exercem pressão sobre os procedimentos estratégicos das corporações e estão sujeitos a serem afetados de diferentes maneiras pelas decisões do comando da organização são chamados stakeholders.
( ) Nome da marca é o nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação entre eles, que pode ser descrito por palavras.
( ) Uma marca necessariamente traz um único nível de significado.
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O BB utiliza o customer relationship management (CRM) em sua gestão de relacionamento. Uma ação típica de CRM para o BB é
o acompanhamento de debates e votações no Congresso Nacional de projetos relacionados ao sistema financeiro que podem afetar o BB.
o envio de press-releases pela assessoria de imprensa e clipping de notícias que fazem referência ao BB.
a criação e o gerenciamento de uma base de dados única com informações sobre os clientes do BB.
o levantamento de todas as seleções esportivas nacionais que têm chance de medalha para propor patrocínio do BB.
a criação de bancos de dados independentes em cada setor do banco, para que o BB tenha visões parciais do cliente, e este, múltiplas visões do BB.
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A respeito da Ouvidoria BB, assinale a opção correta.
Como instituição de ombudsman, é a primeira instância a que o cliente pode recorrer para obter respostas ou soluções por parte do BB.
Visa, entre outras atribuições, deter a evasão de clientes, criando barreiras que dificultem o cancelamento da contacorrente e sua saída do banco.
Sua principal função é dar tratamento formal às demandas já solucionadas pelo atendimento habitual, como as registradas na central de atendimento BB.
É responsável por implementar todas as sugestões dos clientes e usuários de produtos e serviços do banco.
Presta esclarecimentos e dá ciência aos clientes acerca do andamento e do prazo previsto para resposta final às suas demandas.
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Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
A pesquisa do Research International fez uma análise dos ambientes externo, negocial e interno do BB.
O patrocínio às seleções de vôlei é uma atividade de promoção de vendas.
Para rejuvenescer a marca BB, o referido grupo de trabalho recomendou uma diferenciação de produto.
Associar a marca BB ao vôlei brasileiro foi o posicionamento escolhido para elaborar a estratégia de diferenciação.
O público-alvo definido no plano do grupo de trabalho mencionado é a clientela com faixa etária entre 50 e 65 anos.
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A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.
O estilo redacional de uma publicação institucional deve sempre variar de edição para edição, mas nunca dentro da mesma edição.
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