Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Uma das atribuições típicas de um conselho editorial é organizar a estrutura da publicação, contratando equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Podem ser tomadas como características respectivas da propaganda política e da comunicação institucional:

  • A.

    comunicação que tem por objetivo a conquista e a preservação do poder público; uma ou mais formas de tornar pública a imagem de uma organização institucional.

  • B.

    conjuntos de mensagens simples, claras e definitivas, apresentadas a um público com interesses partidários; elaborados modos de levar o público a perceber a influência de processos sociais na estrutura de uma organização.

  • C.

    tendências ideológicas referentes a um partido que, mediante artifícios retóricos, são estendidas ao grande público; processo que, adotado por estabelecimentos de direito civil, visa à valorização social e política da comunicação.

  • D.

    amálgama de idéias, preconceitos e tradições que serve à propagação de ideais de um partido único; situações de comunicação pelas quais se pretende alçar uma organização a um elevado patamar sociopolítico.

  • E. comunicação persuasiva com finalidade ideológica; procedimentos para a difusão de informações sobre políticas, práticas e metas de uma organização.

Em “Comunicação empresarial e gerenciamento de crise”, publicado no livro "Com credibilidade não se brinca", Luciane Lucas dos Santos sugere dez mandamentos que, em momentos de crise, podem aproximar uma organização de seus objetivos. Entre eles, destacam-se:

  • A.

    avaliar o impacto das decisões estratégicas, manter o estilo “low profile” e agir após análise de dados.

  • B.

    avaliar o impacto das decisões estratégicas, agir imediatamente e esquecer o estilo “low profile”.

  • C.

    manter o estilo “low profile”, aplicar pesquisa de opinião e agir após análise de dados.

  • D.

    aplicar pesquisa de opinião, agir após análise de dados e esquecer o estilo “low profile”.

  • E.

    agir imediatamente, aplicar pesquisa de opinião e esquecer o estilo “low profile”

Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela

  • A.

    abordagem

  • B.

    diagramação

  • C.

    ética

  • D.

    linguagem

  • E.

    periodicidade

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.

  • B.

    a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.

  • C.

    a empresa pode monitorar as forças do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.

  • D.

    o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.

  • E.

    o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

  • A.

    Base de dados de vendas passadas.

  • B.

    Campanhas de incentivo.

  • C.

    Notícias corporativas.

  • D.

    Treinamentos on-line.

  • E.

    Tutorial sobre formas de pagamento.

Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que

  • A.

    a empresa, ao escolher projetos de patrocínio, deve usar como principal critério de seleção a idoneidade dos participantes.

  • B.

    o investimento em patrocínio de eventos garante uma mídia indireta, o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas.

  • C.

    o patrocínio de eventos permite que a comunicação e os esforços promocionais sejam direcionados para regiões geográficas especificas e/ou grupos com estilos de vida similares.

  • D.

    o retorno de exposição da marca é avaliado pela duração do evento, para que a marca fique em evidência durante a sua realização.

  • E.

    um evento só deve ser patrocinado por marcas que tenham alguma relação entre seu conceito e o objetivo do evento.

O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.

O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.

                                                                   

Com base no texto, julgue os itens que se seguem.

O plano da Rhodia foi um marco na comunicação empresarial por apresentar proposta inovadora em uma época em que a visão da comunicação era limitada e segmentada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o texto, a comunicação governamental, uma modalidade de comunicação institucional, tem o objetivo de fornecer informação de qualidade ao cidadão acerca do que ocorre no âmbito governamental. Essa informação qualificada deve ser entendida como informação isenta, apartidária e de interesse público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.

Um processo de comunicação institucional desenvolvido metódica e sistematicamente favorece a efetivação de diálogos duradouros com os diversos grupos interessados na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...