Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nas organizações, o estabelecimento de boas relações entre os seus membros é fator importante para o alcance das metas estabelecidas. Com respeito a relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Há, normalmente, no âmbito das organizações, um distanciamento entre os discursos a respeito do relacionamento interpessoal e a sua prática efetiva, que exige habilidades interpessoais.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nas organizações, o estabelecimento de boas relações entre os seus membros é fator importante para o alcance das metas estabelecidas. Com respeito a relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Embora a organização funcione como um sistema de cooperação, as pessoas, ao interagirem, devem buscar alcançar objetivos individuais.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."
Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
O profissional, ao ingressar em uma instituição, leva para ela a educação que recebeu e a predisposição de uma convivência cultural, da qual a empresa faz parte, sendo a cultura organizacional incorporada posteriormente.
A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.
Canais e meios de comunicação
Aspectos financeiros
Atitude individual
Relações interpessoais
Cultura organizacional
Em um ambiente de trabalho em que grande parte dos funcionários não tem acesso a terminais de computadores, as empresas encontram dificuldades para usar a intranet como único canal de comunicação com o público interno. Em uma situação como esta, o instrumento mais indicado para ser usado como veículo de comunicação interna é o(a)
Release.
Reprinte.
Jornal mural.
Cartilha.
Caixa de sugestões.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.
É fundamental que o jornalismo institucional tenha autonomia com relação às políticas da empresa.
De acordo com o Tratado de comunicação organizacional e política, de Gaudêncio Torquato, uma das ações de um trabalho de assessoria e consultoria de imprensa é a avaliação referente à filosofia editorial dos grandes grupos de comunicação. Especificamente em relação aos grupos Globo, Abril e Folha, essa avaliação mostra, respectivamente:
caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais.
caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.
falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.
falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.
imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.
A comunicação interna de uma organização tem entre seus objetivos:
estabelecer e cultivar adequadamente uma identidade técnica capaz de alcançar o respeito e o reconhecimento da sociedade.
motivar e integrar o corpo funcional, por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento.
propiciar a visibilidade de programas e atividades sociais, de modo a estreitar o relacionamento com os poderes constituídos.
criar no público atitudes favoráveis, promovendo ou apoiando campanhas educativas e beneficentes veiculadas na mídia.
oferecer à imprensa amplo acesso aos níveis gerenciais, tornando mais transparentes objetivos e metas administrativos internos e externos.
Do ponto de vista da comunicação, uma das providências necessárias na administração de crises é o esclarecimento dos diferentes públicos da organização, a fim de evitar danos à sua imagem. A esse respeito, os especialistas consideram que:
comunicação com a imprensa, nesse caso, é o mesmo que comunicação com a opinião pública.
os jornais e a TV podem não ser os melhores meios para se comunicar com determinados públicos.
publicidade, mala direta, TV corporativa, intranet, internet e cartas são recursos inviáveis.
a mídia de massa deve receber tratamento diferenciado, porque não alcança o público interno.
mídias alternativas são ineficazes, pois não têm capacidade de atingir todos os públicos.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.
Um bom planejamento de veículo empresarial deve estar baseado em três pontos: periodicidade, design e suporte financeiro da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...