Questões sobre Comunicação Empresarial

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Um dos espaços de relações humanas no trabalho são as reuniões. Saber participar de uma reunião é essencial às relações humanas, no ambiente de trabalho. Deste modo, são comportamentos corretos:

  • A.

    interromper quem estiver com a palavra de modo a cortar seu pensamento e obter vantagem na discussão.

  • B.

    quando discordar do que se está discutindo, disfarçar, simplesmente ficar calado e não participar.

  • C.

    se discordar de alguma coisa, pedir a palavra e falar com naturalidade, sem ênfase, sem comportar-se agressivamente.

  • D.

    quando o assunto foge completamente à sua especialidade, o melhor é ouvir para aprender mais ou então perguntar quando não entendeu algo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

São fontes de conflito, no ambiente de trabalho:

  • A.

    dificuldades de diálogo, de comunicação, problemas de convivência e indefinição da responsabilidades e tarefas.

  • B.

    respeito mútuo, regras claras, empatia ou capacidade de se colocar no lugar dos outros.

  • C.

    comunicação aberta, franca e respeito ao outro.

  • D.

    interesse das chefias e funcionários em superar as dificuldades do dia-a-dia do trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

É um comportamento correto no relacionamento, no ambiente de trabalho:

  • A.

    tratar a todos com cortesia e delicadeza.

  • B.

    atender com cortesia somente ao chefe, aos colegas e às autoridades.

  • C.

    dar orientação ao público em geral mesmo quando não conhece o assunto.

  • D.

    quando for tratado com grosseria ter a mesma atitude como reação.

A figura abaixo representa:

  • A.

    um bom ambiente de trabalho, pois permite expressão das divergências.

  • B.

    uma atitude de conflito velado, no relacionamento com colegas.

  • C.

    comunicação franca, aberta e cordial.

  • D.

    atitude de conflito aberto no ambiente de trabalho.

O clima organizacional precisa da comunicação para alcançar um bom nível de convivência interna. Se for bem trabalhada, com eficiência, transparência e confiança, a comunicação ajuda a organização a alcançar, em nível interno, um ambiente de:

  • A.

    Produção, alinhamento e concentração.

  • B.

    Dedicação, suor e cansaço.

  • C.

    Interação, compreensão e satisfação.

  • D.

    Deveres, confiança e silêncio.

As organizações procuram, cada vez mais, avançar em tecnologia para facilitar os acessos às informações aos seus funcionários. Assim, a assessoria de comunicação, por exemplo, passa a dispor de facilidades para implementar meios destinados a dinamizar o fluxo de informação para atingir até os que não trabalham com a tecnologia da informação. Qual o plano indicado para dinamizar a comunicação?

  • A.

    Emissão de boletins eletrônicos, via rede de computadores, a cada uma hora, para colocar os empregados da organização a par do que acontece dentro dela.

  • B.

    Criação de uma rede interna, obrigando os funcionários a se habituar à cultura do computador, de forma a tornar dinâmico o processo de comunicação.

  • C.

    Implantação de uma intranet, sem dispensar os meios tradicionais.

  • D.

    Instalação de circuito interno de tv, intranet, suspendendo os veículos antigos que obrigam o sujeito a parar diante de quadro de avisos, por exemplo.

Para o (a) secretário (a) contribuir profissionalmente na geração de resultados, é de suma importância entender do negócio da empresa em que atua. É correto afirmar que:

  • A.

    o cliente externo é o mais importante para a organização.

  • B.

    o cliente interno é o foco de todas as empresas atuais.

  • C.

    o cliente externo e interno tem a mesma importância na empresa.

  • D.

    os clientes em geral são importantes na medida em que compram os produtos de sua empresa.

Os métodos necessários para gerenciar o fluxo de informações nos departamentos exigem da secretária uma sistematização eficiente e adequada ao negócio de sua organização. Neste caso, o fluxograma poderá proporcionar aos profissionais de secretariado:

  • A.

    melhor utilização do tempo e melhoria de seu desempenho.

  • B.

    aumento em seu número de tarefas já que vai criar o fluxograma.

  • C.

    demanda maior de espaço para arquivar todos os documentos.

  • D.

    aumento da auto-estima, pois terá mais tempo para si próprio (a).

Para o (a) secretário (a), líder é aquele (la) profissional que:

  • A.

    tem habilidades de coagir as pessoas de sua equipe a fazer o que deve ser feito dentro do departamento.

  • B.

    tem o poder de forçar as pessoas a fazer suas vontades em função de seu cargo.

  • C.

    tem habilidades de influenciar pessoas para trabalharem motivadas a atingir objetivos organizacionais.

  • D.

    tem autoridade de exigir de seus colaboradores obediência às normas de trabalho com o fim de satisfazer às necessidades pessoais da chefia.

Para o (a) Secretário (a) Executivo (a), gestão de pessoas significa:

  • A.

    comandar as pessoas da equipe de acordo com as necessidades pessoais do gestor e de seu departamento.

  • B.

    ser o conjunto organizado de políticas, práticas e processos de gerenciamento típicos das organizações atuais.

  • C.

    gerenciar as pessoas da organização baseadas em normas de conduta ética e puramente pessoais.

  • D.

    conhecer as regras de comportamento profissional do secretariado e aplicá-las no cotidiano.

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