Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos instrumentos de comunicação interna. O memorando é uma comunicação interna dirigida a várias pessoas e órgãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de referência compreende uma sequência lógica composta por oito etapas decisórias. São elas:

  • A. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • B. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • C. problema, necessidade de informação, a questão inicial, a questão negociada, a estratégia de busca, o processo de busca, a resposta e a solução.
  • D. entrevista, identificação do usuário, problema, questão negociada, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, resposta.
  • E. problema, necessidade de informação, identificação do usuário, questão negociada, estratégia de busca, consulta, resposta, solução.

Julgue os itens que se seguem, relativos à comunicação digital. A comunicação digital de uma organização deve estar necessariamente relacionada ao plano estratégico de comunicação global da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Envolve uma confrontação face a face entre o profissional da informação e o usuário, visando melhor canalizar e aperfeiçoar os produtos e serviços em uma unidade de informação”(FIGUEIREDO, 2000). O enunciado trata da definição de

  • A. busca.
  • B. marketing.
  • C. entrevista de referência.
  • D. estudo do usuário.
  • E. processo de referência.

Acerca da imagem institucional, julgue os itens que se seguem. Imagem organizacional é o mesmo que identidade corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A imagem de uma organização resulta das percepções do público. Os hiperlinks devem ser evitados nos textos para a Internet: eles geram desconfiança por parte do leitor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque. Dessa forma,

  • A.

    a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.

  • B.

    a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.

  • C.

    a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.

  • D.

    as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.

  • E.

    o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Um congresso é um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, ou seja, os delegados debatem temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão e depois votam participando efetivamente das decisões tomadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.

I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.

II – As promoções de vendas são instrumentos efi cazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.

III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.

IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, apenas

  • B.

    I e III, apenas

  • C.

    II e IV, apenas

  • D.

    II, III e IV, apenas

  • E.

    I, II, III e IV

A equipe de comunicação interna de uma empresa está na fase de criação do perfil editorial da nova publicação da empresa. Essa fase inclui a

  • A.

    análise do perfil do público-alvo e da necessidade de segmentação.

  • B.

    definição da tipologia das fontes, das cores e do papel para impressão.

  • C.

    definição das editorias e dos assuntos que serão tratados na publicação.

  • D.

    organização do comitê de redação para decidir a periodicidade da publicação e os pontos de distribuição.

  • E.

    preparação e a revisão textual das reportagens e entrevistas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...