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Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as publicações jornalísticas nas organizações, é CORRETO afirmar:
Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. A definição do que será feito deve ser planejada de acordo com os objetivos, público, recursos e cultura da empresa.
Geralmente são publicações internas, voltadas somente aos funcionários. Existem vários formatos, como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem propõe o que será feito são sempre os gestores da organização, de acordo com seus interesses.
Podem ser internas e externas. Existem vários formatos como mural, jornal impresso, boletim digital e intranet. Quem define o que será feito é sempre um jornalista, de maneira independente e isenta.
Não são necessárias publicações internas, pois a comunicação administrativa dá conta desse tipo de divulgação. O investimento deve ser focado em publicações a serem distribuídas a outros públicos, para trabalhar a imagem da empresa.
Os house organs são publicações direcionadas ao público interno. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores. Sobre o conteúdo, devem reunir as principais informações que os gestores têm interesse em divulgar.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.
A definição do público interno ocorre no planejamento estratégico de comunicação, a partir do estudo de recorte da amostra, cuja função é divulgar o modelo da organização.
No planejamento estratégico de assessoria de comunicação voltada para o mercado, não se considera a comunicação interna.
A relação com o público interno das organizações, que deve ser homogênea e permanente, deve ser levada em conta na definição da estratégia da assessoria de comunicação.
O planejamento de comunicação prescinde de sondagens e levantamentos relativos aos profissionais que atuam na organização, independentemente do nível de atuação.
Media training, listas de discussão, treinamentos e palestras são instrumentos úteis para desenvolver habilidade e conferir autonomia comunicativa aos profissionais que atuam em organização.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.
A revista circula em intervalos maiores que o jornal e sua produção é mais simples, o que reduz os custos de produção.
Informativo é o produto que não é produzido para o meio digital e que privilegia a informação imediata na forma de notícias curtas.
A newsletter, publicação de diversas notas sobre temas gerais, pode ser usada para divulgar produtos e sua evolução.
A intranet pode ser descrita como página interna da rede de computadores de uma empresa e utilizada para a publicação da agenda sindical e empresarial.
O jornal institucional, de periodicidade mais estendida que a do informativo, traz uma síntese dos acontecimentos da empresa em determinado período.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.
Em um composto de comunicação, as únicas subáreas que não se integram à comunicação organizacional são as da comunicação mercadológica, ou seja, marketing, promoção, merchandising e venda pessoal.
Para a gestão da comunicação nas organizações, dentro de uma perspectiva de integração das atividades de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e pesquisa de mercado, foi um marco no Brasil a experiência da empresa Rhodia, em meados da década de 80 do século passado.
No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social.
A profissão de relações públicas, surgida nos Estados Unidos da América no final do século XIX, passou a ser exercida no Brasil com a instalação do departamento de relações públicas de uma empresa estrangeira.
Historicamente, o primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional é identificado com a criação da assessoria especial de relações públicas, durante o governo do presidente Garrastazu Médici.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da comunicação em empresa pública e da realidade socioeconômica e política brasileira.
Em um mercado em que a empresa pública compete com empresas privadas, sua publicidade deve primar pela qualidade e pelo caráter persuasivo das mensagens, de maneira a provocar uma decisão de seu receptor.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa correta sobre Comunicação Pública.
Conjunto de ações e estratégias voltadas para eficiência da comunicação entre órgãos do governo com a sociedade.
Ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil) em temas de interesse público.
Toda peça de informação ou produto veiculado em canais como TV aberta, rádios convencionais e, recentemente, a internet.
Assume a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse privado.
Caracteriza-se pela qualidade técnica, pela total imparcialidade e pela transparência no tratamento de questões de interesse público.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Saber planejar a comunicação de uma organização relaciona-se com o direito que todos possuem a informação. Julgue os itens a seguir quanto as características de uma boa política de comunicação organizacional.
I - A política de comunicação organizacional começa e termina na área de comunicação social da organização, e deve estar alicerçada em necessidades como o aumento da visibilidade da organização na mídia e o melhor relacionamento com os públicos de interesse.
II - A política de comunicação é feita de boas intenções que se manifestam e são flexíveis na sua realização, dependendo da aceitação no ambiente externo, sem necessidade de resultados positivos práticos.
III - Uma política de comunicação serve exclusivamente para a área de comunicação social. Cada setor organizacional desenvolve a sua própria política.
IV - Uma política de comunicação requer uma metodologia específica, que exige a realização de diagnósticos internos e externos para definir quais as melhores ações.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A clara definição do público-alvo é fundamental para direcionar os trabalhos de criação e mídia. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O público interno de uma organização é composto pelos seus empregados e pelos membros da comunidade onde a organização está situada.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, referentes à propaganda institucional e à mercadológica.
Na propaganda institucional, as empresas buscam persuadir e lembrar os consumidores dos produtos e marcas que vendem.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, referentes à propaganda institucional e à mercadológica.
A propaganda institucional caracteriza-se por promover uma imagem favorável para uma marca, empresa, instituição, órgão público ou privado.
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