Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere:

I. Quando os membros de um grupo enfrentam um problema similar resultante da organização, mas não o detectam.

II. Quando o grupo se organiza para discutir o problema e fazer alguma coisa a respeito dele.

III. Quando o grupo reconhece o problema.

No que diz respeito à comunicação com diversos públicos de uma organização, é possível categorizá-los a partir das condições específicas I, II e III, respectivamente, em públicos

  • A.

    ativo, consciente e latente.

  • B.

    latente, consciente e ativo.

  • C.

    ativo, latente e consciente.

  • D.

    latente, ativo e consciente.

  • E.

    consciente, ativo e latente.

Cada empresa tem públicos específicos, conhecidos pelos profissionais encarregados de com eles manter e garantir uma comunicação sólida para a consecução dos objetivos empresariais e cumprir o dever de assegurar o direito desses públicos de serem informados de todas as ações organizacionais e suas consequências. A disseminação de informações junto a cada um desses públicos, por meio de mensagens e instrumentos específicos, é função

  • A. do house-organ.
  • B. da intranet empresarial.
  • C. da Comunicação Dirigida.
  • D. do Manual de Integração.
  • E. da “Política de Portas Abertas”.

Considerando-se a estrutura de comunicação em uma autarquia pública, é correto afirmar que integram o seu público-alvo interno

  • A.

    os seus usuários.

  • B.

    a imprensa.

  • C.

    os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

  • D.

    as escolas, as universidades e os profissionais liberais.

  • E.

    os seus funcionários.

A respeito da produção de material para a Web, julgue os itens subsequentes.

O hipertexto, meio utilizado para organizar informações, compõe parte de textos conectados em barra primária de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um tipo de reunião que tem como objetivo o detalhamento e aprofundamento prático de um determinado assunto por um ou mais expositores. Em geral há um moderador para manter o equilíbrio das três etapas básicas da reunião: a exposição, a discussão em grupos e a conclusão. Esse tipo de reunião é chamada de

  • A. Briefing.
  • B. Curso.
  • C. Workshop.
  • D. Fórum.
  • E. Painel.

É correto afirmar que

  • A. Seminário tem o objetivo de informar sobre as novidades de determinado assunto. Ao público se permite esclarecer dúvidas no final da exposição.
  • B. Simpósio é um encontro de especialistas que apresentam estudos sobre determinado tema, moderado por uma pessoa que coordenará o debate dos palestrantes com a platéia no final do evento.
  • C. a Convenção reúne expositores de diferentes setores para discutirem um mesmo tema. O debate com o público é estimulado e as conclusões são registradas em um documento final.
  • D. Painel é uma reunião em que especialistas apresentam diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo tema.
  • E. o Congresso tem como objetivo estimular as discussões entre os funcionários de uma empresa.

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A observação participante consiste na inserção do pesquisador no ambiente de ocorrência do fenômeno em análise e sua interação com a situação investigada.

( ) A observação participante implica a presença constante do observador no ambiente investigado, para que ele possa “ver as coisas de dentro”.

( ) A observação participante envolve a necessidade do pesquisador “assumir o papel do outro” para poder atingir “o sentido de suas ações”.

( ) A observação participante requer total isenção do pesquisador diante de questões que surjam no ambiente que está sendo pesquisado.

( ) A observação participante requer que o pesquisador se “confunda com os pesquisados”, camuflando sua real origem.

  • A. V – V – V – F – F
  • B. F – V – V – F – F
  • C. V – V – F – F – V
  • D. F– F – F – V – V
  • E. V – V – V – F – V

Analise as afirmativas sobre imagem corporativa e, em seguida, marque a afirmativa correta.

  • A. Reflete e projeta a real personalidade da organização.
  • B. Refere-se aos valores básicos e às características atribuídas às organizações pelos seus públicos.
  • C. É a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação e suas expressões.
  • D. É representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de atributos e valores que funcionam como um estereótipo e determinam a conduta e opiniões desta coletividade.
  • E. Consiste em sua estrutura institucional fundadora, seu estatuto legal, o histórico do seu desenvolvimento ou sua trajetória, seus diretores, seu local, o organograma de atividades, suas filiais, seu capital e seu patrimônio.

Analise as afirmações sobre comunicação interna, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É um instrumento para se determinar a cultura da organização.

( ) É uma ferramenta estratégica para a compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, da troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis.

( ) É um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.

( ) Sua criação e produção de veículos de comunicação interna é atribuição da área de Recursos Humanos.

( ) Deve contribuir para o exercício da cidadania e para a valorização do homem.

  • A. F – V – V – V – F
  • B. V – V – F – V – V
  • C. F– V – V – F – V
  • D. F– V – F – V – F
  • E. V– F – V – F – V

Analise as afirmativas sobre Comunicação Pública, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a Comunicação praticada no espaço democratizado, envolvendo os diferentes setores da sociedade.

( ) A discussão, a controvérsia, as diferentes opiniões, são vistas como características da comunicação pública, cabendo aí estratégias de Relações Públicas.

( ) Pode ser conceituada também como comunicação governamental.

( ) Trata-se de uma comunicação intimamente ligada à democracia, subtende-se a comunicação praticada no primeiro, segundo e terceiro setores.

( ) É responsável direta, por meio da gestão estratégica das Relações Públicas, pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

  • A. V – V – F – V – V
  • B. V – V – F – V – F
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. V – F – V – F – V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...