Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento estratégico usualmente é concretizado na forma de um plano estratégico. Avalie as afi rmações a seguir sobre o planejamento e o plano estratégico e assinale a opção correta.

  • A.

    O plano estratégico é um documento que contém a relação de atividades de comunicação de longo ou médio prazo, e sua principal função é definir os veículos de comunicação a serem utilizados em uma campanha.

  • B.

    Nem todo planejamento estratégico precisa conter metas ou objetivos que permitam avaliar a efetividade das ações – mesmo sem indicadores, o planejamento retém um alto valor para a organização.

  • C.

    No planejamento estratégico, em geral realizado em conjunto por todos os funcionários da organização, é feita uma análise e discutidos, entre outros, os seguintes aspectos: (a) missão da empresa; (b) contexto empresarial; (c) objetivos globais; (d) estratégia global; (e) prioridades estratégicas; (f) alocação de recursos; e (g) realimentação do sistema organizacional.

  • D.

    O plano estratégico, na área de comunicação, envolve principalmente a ferramenta de propaganda, por seus altos investimentos – em geral, os custos com as demais ferramentas (relações públicas, assessoria de imprensa, eventos, etc.) são bem inferiores, por isso não fazem parte explícita do plano.

  • E.

    O planejamento estratégico é um processo que permite à organização reagir positivamente às variações do meio ambiente e explorar melhor as oportunidades de mercado, por meio de um posicionamento de marketing bem definido, pelo uso de um conjunto de ações que têm por objetivo atingir metas defi nidas previamente.

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afi rmações abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    As estratégias formais efi cazes apresentam pelo menos três aspectos fundamentais: (a) defi nição de metas ou objetivos claros a serem atingidos; (b) determinação de políticas bem defi nidas que orientam ou limitam a situação; e (c) elaboração dos principais programas ou ações que levarão ao cumprimento das metas.

  • B.

    Os recursos (fi nanceiros, humanos, materiais, etc.) devem ser alocados de forma a garantir que todas as ações sejam executadas conforme o plano.

  • C.

    A essência da estratégia é construir uma diretriz ou postura que seja forte e, ao mesmo tempo, fl exível o sufi ciente para que a organização possa alcançar suas metas, mesmo frente a forças imprevisíveis ou desconhecidas.

  • D.

    As estratégias mais efi cazes geralmente são embasadas em múltiplos conceitos e forças principais, visando valorizar todos os aspectos possíveis ao mesmo tempo em que buscam minar a ação da concorrência.

  • E.

    Organizações complexas podem ter diversas estratégias hierarquicamente relacionadas, que se apoiem mutuamente em busca dos objetivos e metas comuns da organização.

Alguns autores, como Gaudêncio Torquato, destacam no contexto da comunicação organizacional, os conceitos de imagem e identidade organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar que a

  • A.

    identidade organizacional corresponde ao conjunto de manifestações que tornam a organização visível.

  • B.

    imagem organizacional e a identidade organizacional são conceitos idênticos.

  • C.

    imagem organizacional complementa a identidade organizacional.

  • D.

    identidade corresponde à personalidade da organização.

  • E.

    imagem e a identidade organizacional sobrepõem-se.

O termo que melhor abarca todo o espectro das atividades comunicacionais formais e informais dentro das organizações é o termo

  • A.

    comunicação corporativa.

  • B.

    comunicação interna.

  • C.

    comunicação institucional.

  • D.

    comunicação integrada.

  • E.

    comunicação organizacional.

Galerani (2005) analisa os modelos de avaliação de resultados em comunicação organizacional. Segundo ela, podemos afirmar que

  • A.

    o modelo de avaliação de Hon e Grunig visa a medir a qualidade dos relacionamentos entre os públicos estratégicos e a organização.

  • B.

    o modelo de avaliação proposto por Lindenmann propõe transformar valores subjetivos em valores monetários.

  • C.

    o modelo de avaliação proposto por Ehling avalia qualitativamente os relacionamentos entre a empresa e seus públicos estratégicos.

  • D.

    o modelo de avaliação dos relacionamentos demonstra indicadores matemáticos das ações de curto prazo de comunicação.

  • E.

    todos os modelos de avaliação devem demonstrar o valor econômico da comunicação.

O Programa desenvolvido pela Sabesp denominado “Agente da Gente” tem como objetivo criar laços e estreitar parcerias de representantes da Empresa com a comunidade. Neste trabalho, cerca de 50 agentes comunitários realizam encontros, palestras e orientações sobre educação sanitária e ambiental. Pretende-se organizar um evento que tenha como objetivo compartilhar com a sociedade desenhos realizados por crianças de escolas públicas, com tema relacionado ao uso racional da água. Esta ação deverá percorrer diversas regiões do país, tendo como sede as próprias escolas.

O evento melhor recomendado para este contexto é a montagem de uma

  • A.

    mostra.

  • B.

    feira.

  • C.

    palestra.

  • D.

    conferência.

  • E.

    vernissage.

As organizações têm dado mais destaque à atuação dos gestores na condução dos processos comunicacionais.

Entre as atividades de um gestor de comunicação, encontra(m)-se a(o)

  • A.

    condução de projetos de pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos

  • B.

    implementação de programas de qualidade total e a gestão de processos industriais

  • C.

    mensuração das atitudes dos públicos relevantes à organização

  • D.

    desenvolvimento de estratégias operacionais relacionadas ao business da organização

  • E.

    estabelecimento de metas de produtividade institucional

Uma empresa que desenvolve políticas participativas de comunicação para fortalecer a relação com seus funcionários, desde a alta administração até a base operacional, está fazendo uso da comunicação

  • A.

    estratégica

  • B.

    institucional

  • C.

    interativa

  • D.

    interna

  • E.

    mercadológica

A identificação dos fatores ambientais que influenciam a atividade empresarial é útil para a orientação mercadológica, como no caso da análise SWOT, que identifica as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas dos ambientes interno e externo.

Sob a ótica dessa análise, configura-se como exemplo de oportunidade a(o)

  • A.

    divulgação de resultados positivos no balanço financeiro

  • B.

    reputação positiva da empresa

  • C.

    clima positivo entre os funcionários

  • D.

    lançamento de nova linha de produtos

  • E.

    novo comportamento de compra do consumidor na internet

Considerando o contexto atual do planejamento do jornalismo institucional de uma organização, no que se refere ao conjunto de produtos a serem disponibilizados, julgue o item seguinte.

É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...