Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos instrumentos que fazem parte da comunicação organizacional caracteriza-se por ter como objetivos o fortalecimento da imagem da organização perante os seus públicos de interesse; ser um canal de referência sobre os temas de interesse da organização para manter seus públicos informados: divulgar assuntos de interesse da organização e estreitar o relacionamento com seus públicos. Em geral esse veículo tem um comitê editorial coordenado pelos departamentos de Comunicação e Recursos Humanos. Trata-se

  • A.

    do flyer.

  • B.

    do jornal empresarial.

  • C.

    do manual de integração.

  • D.

    do jornal mural.

  • E.

    da mala-direta.

Segundo Wilson Bueno, o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade ou mesmo uma pessoa com os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular é chamado de

  • A.

    endomarketing.

  • B.

    assessoria de imprensa.

  • C.

    comunicação integrada.

  • D.

    marketing de permissão.

  • E.

    lobby.

O fluxo de comunicação comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais é chamado de

  • A.

    descendente.

  • B.

    ascendente.

  • C.

    lateral.

  • D.

    diagonal.

  • E.

    dissonante.

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

  • A.

    comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.

  • B.

    conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.

  • C.

    impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.

  • D.

    relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.

  • E.

    relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.

Sobre as características e o funcionamento da Comunicação Organizacional não se pode dizer que:

  • A.

    vem se modificando fortemente com as novas tecnologias de comunicação e informação.

  • B.

    tem estreitado as relações com seus diversos públicos a partir do uso da Internet como veículo de comunicação e informação.

  • C.

    mantém relação direta com a missão, a visão e os valores de uma empresa.

  • D.

    engloba a comunicação interna e externa de uma organização.

  • E.

    é uma estratégia utilizada para identificar o público a ser atingido por uma mensagem comercial para a TV, em geral de longa duração, e que explicita à exaustão os benefícios do produto que está sendo veiculado e as vantagens de seu uso.

Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.

A imagem e a reputação são conceitos diferentes, pois, enquanto a imagem engloba uma opinião mais recente que o público tem da organização, a reputação é construída ao longo do tempo por meio do julgamento de valores sobre suas qualidades, é o crédito de confiança, o bom nome, a familiaridade e o reconhecimento da organização diante do seu público.

  • C. Certo
  • E. Errado

São instrumentos de comunicação interna/institucional com oportunidade de feedback dos públicos somente por meio de outros canais:

  • A.

    manual de integração, intranet e twitter.

  • B.

    blog, newsletter e livro memória.

  • C.

    balanço social, livro memória e microblog.

  • D.

    livro memória, balanço social e manual de integração.

  • E.

    balanço social, blog e livro memória.

Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.

A marca, em uma organização, pode apresentar-se como nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, que pretendem identificar os bens e serviços por ela oferecidos e diferenciá-los dos concorrentes.

  • E. Errado
  • C. Certo

O conjunto de instrumentos de comunicação interna/institucional com potencial de atualidade de conteúdo informativo: imediato, rápido, regular e lento, nesta ordem, está corretamente apresentado em

  • A.

    balanço social, rádio corporativa, blog e jornal.

  • B.

    rádio corporativa, blog, jornal e balanço social.

  • C.

    blog, rádio corporativa, balanço social e jornal.

  • D.

    blog, jornal, rádio corporativa e balanço social.

  • E.

    blog, rádio corporativa, jornal e balanço social.

A respeito dos conceitos de comunicação pública e de opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Comunicação pública é o conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse geral sobre assuntos ligados a serviços públicos, direitos de cidadania, ações de governo e oportunidades que atendam ao preceito constitucional da publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...