Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos instrumentos que fazem parte da comunicação organizacional caracteriza-se por ter como objetivos o fortalecimento da imagem da organização perante os seus públicos de interesse; ser um canal de referência sobre os temas de interesse da organização para manter seus públicos informados: divulgar assuntos de interesse da organização e estreitar o relacionamento com seus públicos. Em geral esse veículo tem um comitê editorial coordenado pelos departamentos de Comunicação e Recursos Humanos. Trata-se
do flyer.
do jornal empresarial.
do manual de integração.
do jornal mural.
da mala-direta.
Segundo Wilson Bueno, o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade ou mesmo uma pessoa com os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular é chamado de
endomarketing.
assessoria de imprensa.
comunicação integrada.
marketing de permissão.
lobby.
O fluxo de comunicação comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais é chamado de
descendente.
ascendente.
lateral.
diagonal.
dissonante.
A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:
comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.
conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.
impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.
relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.
relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Sobre as características e o funcionamento da Comunicação Organizacional não se pode dizer que:
vem se modificando fortemente com as novas tecnologias de comunicação e informação.
tem estreitado as relações com seus diversos públicos a partir do uso da Internet como veículo de comunicação e informação.
mantém relação direta com a missão, a visão e os valores de uma empresa.
engloba a comunicação interna e externa de uma organização.
é uma estratégia utilizada para identificar o público a ser atingido por uma mensagem comercial para a TV, em geral de longa duração, e que explicita à exaustão os benefícios do produto que está sendo veiculado e as vantagens de seu uso.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.
A imagem e a reputação são conceitos diferentes, pois, enquanto a imagem engloba uma opinião mais recente que o público tem da organização, a reputação é construída ao longo do tempo por meio do julgamento de valores sobre suas qualidades, é o crédito de confiança, o bom nome, a familiaridade e o reconhecimento da organização diante do seu público.
São instrumentos de comunicação interna/institucional com oportunidade de feedback dos públicos somente por meio de outros canais:
manual de integração, intranet e twitter.
blog, newsletter e livro memória.
balanço social, livro memória e microblog.
livro memória, balanço social e manual de integração.
balanço social, blog e livro memória.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.
A marca, em uma organização, pode apresentar-se como nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, que pretendem identificar os bens e serviços por ela oferecidos e diferenciá-los dos concorrentes.
O conjunto de instrumentos de comunicação interna/institucional com potencial de atualidade de conteúdo informativo: imediato, rápido, regular e lento, nesta ordem, está corretamente apresentado em
balanço social, rádio corporativa, blog e jornal.
rádio corporativa, blog, jornal e balanço social.
blog, rádio corporativa, balanço social e jornal.
blog, jornal, rádio corporativa e balanço social.
blog, rádio corporativa, jornal e balanço social.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito dos conceitos de comunicação pública e de opinião pública, julgue os itens que se seguem.
Comunicação pública é o conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse geral sobre assuntos ligados a serviços públicos, direitos de cidadania, ações de governo e oportunidades que atendam ao preceito constitucional da publicidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...