Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao planejamento da comunicação organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O controle das ações pertence à fase de avaliação, que ocorre após a implementação do plano.

  • B.

    Determinar os resultados significa traçar metas, e quantificar o alvo significa definir os objetivos.

  • C.

    Após a implantação de um plano de comunicação organizacional, são definidos a missão e os valores da organização.

  • D.

    A filosofia da organização representa o conjunto de crenças e valores por ela sustentados.

  • E. O plano de comunicação depende da adoção de um fluxo de comunicação descendente, implicando que, após a implementação, o funcionário seja comunicado da essência do planejamento.

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os itens de 81 a 85.

As organizações devem buscar, entre seus objetivos de comunicação, o equilíbrio dos seus interesses e dos interesses de seu público. Isso será alcançado se a comunicação for planejada de forma estratégica, dentro de uma filosofia de comunicação organizacional integrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os itens de 81 a 85.

Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.

Um informativo ou boletim privilegia a informação especializada e apresenta os pontos de vista da organização sobre um tema ou projeto, por meio de artigos, podendo ser impresso ou digital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.

A página inicial da intranet funciona como um mural eletrônico e atinge facilmente os diferentes públicos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um desafio enfrentado no dia a dia pelos gestores é a tomada de decisões corretas sobre como administrar os fluxos de comunicação de uma organização. Tais fluxos funcionam como um radar que aponta como se dá a troca de informações no ambiente de trabalho e se o diálogo realmente se efetiva entre os diversos níveis hierárquicos. Com relação a esse assunto, assinale a opção que apresenta a ligação correta entre o fluxo de comunicação apresentado e os públicos que ele relaciona.

  • A.

    Diagonal: do atendente de um departamento para o diretor do mesmo departamento.

  • B.

    Ascendente: do gerente para o presidente, ambos da mesma empresa.

  • C.

    Lateral: do gerente de um setor para sua secretária, do mesmo setor.

  • D.

    Lateral: do motorista de uma empresa para um motorista de outra empresa.

  • E.

    Descendente: do estagiário de um setor para um estagiário de outro setor da mesma empresa.

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os itens que se seguem.

O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período, atingindo a todos os públicos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da realidade das tecnologias da informação, que tem causado grandes impactos nas políticas de comunicação das organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    Os ativos intangíveis têm perdido cada vez mais sua importância como diferenciais competitivos para as organizações.

  • B.

    A comunicação on-line trouxe novos desafios, alterando o sistema de produção e recepção das mensagens e rejeitando o fenômeno conhecido como cauda longa.

  • C.

    Há, cada vez mais, uma separação entre a ação (o ser) e a representação (mediação) nas empresas, o que afasta as redes de novas tecnologias de comunicação reticulares do fazer e existir da organização.

  • D.

    Tecnologias recentes, como blogs, podcasts e sistemas mensageiros, são algumas vezes introduzidos como ferramentas de comunicação corporativa sem a devida adequação em termos de funcionalidade e oportunidade no contexto do plano de comunicação das empresas.

  • E.

    Na sociedade de ambiência midiatizada, a proposta da instituição pode ser modificada por outros sujeitos, desde que estejam fora dos espaços de interação.

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue os itens subsequentes.

A identidade visual da instituição representa simbolicamente tanto a sua história quanto os seus atributos essenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue os itens subsequentes.

A identidade corporativa é composta, entre outros atributos, pela interpretação dos públicos quanto ao que é a organização e o que ela faz.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...