Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação organizacional não se limita à publicação de boletins informativos ou à produção de releases para a imprensa, por isso o profissional que trabalha nessa área precisa considerar os diversos públicos da instituição, inclusive o público interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de um evento, seja ele de natureza social, política ou técnica, deve prever todas as etapas que contribuam para sua eficiência e eficácia. Acerca das etapas desse planejamento, julgue os itens que se seguem.

É possível realizar bem qualquer evento sem que haja muitos recursos financeiros disponíveis, desde que seus organizadores usem sua criatividade e experiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de um evento, seja ele de natureza social, política ou técnica, deve prever todas as etapas que contribuam para sua eficiência e eficácia. Acerca das etapas desse planejamento, julgue os itens que se seguem.

Uma audiência pública é considerada um evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma instituição, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. O estratégico é de longo prazo, tem maior impacto e refere-se às decisões da instituição. O tático é de médio prazo e busca resposta a questões imediatas. O operacional cuida da documentação escrita e da normalização dos processos. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.

Jornalistas trabalham o factual, portanto, não é sua atribuição participar da elaboração do planejamento da instituição, uma vez que planejamentos são prospecções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se que o desempenho institucional é um fator importante para a reputação corporativa, é desejável monitorar esse desempenho por meio de instrumentos como as pesquisas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O conceito de reputação corporativa como um ativo intangível, ou seja, como um capital em circulação, contempla apenas expectativas comerciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Não se pode afirmar que uma instituição que mantém sua confiabilidade e sua credibilidade durante uma crise goze de boa reputação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação e cultura nas organizações, julgue os itens a seguir.

Norbert Wiener, teórico e criador da cibernética, afirma que a comunicação organizacional é aquela que ocorre dentro da organização, mas também é a comunicação entre esta e o ambiente onde ela está inserida.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento de suas atividades numa assessoria de imprensa, o Jornalista precisará, em alguns momentos, organizar entrevistas coletivas envolvendo representantes do órgão que assessora junto à imprensa. Quando optar pela forma de organização “americana” de uma coletiva, o profissional de AI irá:

  • A. Agrupar repórteres e entrevistado numa pequena sala, cujas perguntas serão realizadas de forma aleatória e os repórteres ficarão em volta do entrevistado.
  • B. Convocar um profissional por vez, para que este tenha privacidade e momento exclusivo com o entrevistado.
  • C. Preparar um auditório onde colocará o entrevistado à frente, mantendo-o a certa distância dos profissionais de imprensa.
  • D. Disponibilizar um canal on-line onde a entrevista é realizada por meio da Internet e o AI atuando como mediador dos questionamentos enviados.
  • E. Convocar apenas um pequeno número de profissionais que serão instalados numa mesa redonda com o entrevistado, estabelecendo um diálogo informal entre fonte e imprensa.

Um dos momentos mais críticos no trabalho de um assessor de imprensa, diz respeito ao atendimento aos veículos de comunicação em situações de crise, onde NÃO é recomendável:

  • A. Realizar um completo levantamento da situação, com agrupamento de dados, números e informações atualizadas.
  • B. Produzir um release com descrição do fato e ênfase nas providências da organização para reverter ou amenizar o problema.
  • C. Evitar a utilização de palavras alarmistas, procurando não ampliar ainda mais o efeito negativo da situação.
  • D. Antecipar-se a iniciativa da imprensa enviando o material de divulgação do fato e o posicionamento da organização diante da situação.
  • E. Manter os gestores afastados da imprensa, assumindo, através do coordenador do setor, o papel de porta-voz a fim de que se reduza o desgaste da imagem corporativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...