Questões sobre Comunicação Organizacional

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Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O profissional do serviço de atendimento é responsável pela não participação do consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O consumidor só é ouvido quando o sistema de atendimento é do tipo pró-ativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As relações públicas só são capazes de desenvolver sua função estratégica nas organizações por meio do planejamento estratégico de comunicação, que permite abrir canais de comunicação com os públicos e construir credibilidade. O desenvolvimento do planejamento estratégico de comunicação envolve diversas etapas encadeadas e faz uso da pesquisa em diversos momentos.

             

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento estratégico não é considerado instrumento de fortalecimento da imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.

O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.

                                                                   

Com base no texto, julgue os itens que se seguem.

A comunicação organizacional é praticada apenas pelo profissional de relações públicas, que comanda e extrai recursos das áreas de publicidade, jornalismo, recursos humanos e marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.

O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.

                                                                   

Com base no texto, julgue os itens que se seguem.

Um dos aspectos normalmente relacionados a planos de comunicação social empresariais refere-se à associação da organização a projetos de natureza comunitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação integrada é aquela em que diversas subáreas atuam de forma sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que forma o composto da comunicação organizacional. 

                                               

A partir do texto, julgue os itens a seguir.

A comunicação organizacional é o conjunto de subáreas da comunicação que atuam separadamente e com objetivos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação integrada é aquela em que diversas subáreas atuam de forma sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que forma o composto da comunicação organizacional. 

                                               

A partir do texto, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada busca associar diversas áreas da comunicação por meio de objetivos comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação integrada é aquela em que diversas subáreas atuam de forma sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que forma o composto da comunicação organizacional. 

                                               

A partir do texto, julgue os itens a seguir.

A comunicação organizacional envolve instituição, mercado e público interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Margarida Kunsch, comunicação integrada é “uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional” (KUNSCH, 2002). Segundo essa autora, são elementos da comunicação institucional:

  • A.

    promoção de vendas e propaganda institucional.

  • B.

    comunicação interna e venda pessoal.

  • C.

    promoção de vendas e fluxo formal de comunicação.

  • D.

    fluxo informal de comunicação e marketing direto.

  • E.

    jornalismo empresarial e marketing social.

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