Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São características das assessorias de imprensa de órgãos governamentais, EXCETO:

  • A.

    Atuam mais nas áreas de informação sobre prestação de serviços.

  • B.

    Têm atuação reativa, atendendo às necessidades de informações sobre falhas nas ações das organizações.

  • C.

    Divulgam balanços de resultados de campanha e prestação de serviços.

  • D.

    Esclarecem seus públicos sobre possíveis atos da organização que te-nham atentado contra os direitos da sociedade.

O estudo da utilização da percepção do espaço social e pessoal é definido como:

  • A.

    Semântica

  • B.

    Semiótica

  • C.

    Lexicologia

  • D.

    Retórica

  • E.

    Proxêmica

Compõem a rotina de trabalho do assessor de imprensa, EXCETO:

  • A.

    Ser o porta-voz natural e oficial da organização nas demandas dos jornalistas dos veículos de comunicação.

  • B.

    Chamar a atenção da organização para as notícias de conjuntura, que devem analisadas, bem como para as questões sociais, políticas e econômicas que a organização não pode ignorar.

  • C.

    Procurar oportunidades para a organização se posicionar de forma adequada.

  • D.

    Abrir espaço na mídia para a organização ocupar, seja como fonte ou como foco principal da matéria.

"Depois de uns vinte minutos você vai ver na frente, à esquerda, um morro com uma casinha branca, isolada, ,bem no cimo. Ali você sai da estrada e pega a mulateira que tem à sua esquerda. Dobre logo antes de uma capelinha arrebentada. Tome cuidado com o carro, porque ali o campo está minado." A linguagem do texto acima possui a função:

  • A.

    Emotiva

  • B.

    Referencial

  • C.

    Conativa

  • D.

    Fática

  • E.

    metalingüística

São fundamentais no trabalho de clipagem de notícias, EXCETO:

  • A.

    Identificar, de maneira completa e precisa, os veículos que publicaram as matérias.

  • B.

    Contextualizar a notícia publicada, clipando o conteúdo integral da matéria.

  • C.

    No caso do clipagem eletrônica, é dispensável acompanhamento e citação do contexto em que organização aparece no noticiário.

  • D.

    Para potencializar a clipagem on line, o assessor de imprensa deve esco-lher antecipadamente, os horários a serem clipados ao longo do dia.

Como pode se superar dificuldades de comunicação numa empresa muito hierarquizada?

  • A.

    Ouvindo com atenção todos os colaboradores e aplicando todas as suas idéias.

  • B.

    Discursando para todos sem distinção, para manter todos democraticamente informados.

  • C.

    Mediando só conflitos com premiações e punições bem definidas.

  • D.

    Ouvindo todos sem distinção através de canais adequados e avaliando as idéias para possível aplicação.

  • E.

    Todas as alternativas estão incorretas.

As entrevistas coletivas devem ser convocadas, EXCETO:

  • A.

    Em casos extraordinários, em que é necessário reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar as informações de interesse público.

  • B.

    Em caso de lançamentos de produtos, assinatura de contrato ou eventos similares.

  • C.

    Em situações emergenciais, quando muitos jornalistas procuraram a organização ao mesmo tempo.

  • D.

    Quando a organização decide que o fato será de interesse da mídia.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1919) motivou o surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa - A teoria hipodérmica, que pretendia evidenciar que:

  • A.

    Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente "atacado" pela mensagem

  • B.

    A mensagem afeta a grupos sociais, e não de forma individual

  • C.

    Nem todo indivíduo pode ser "afetado" pela mensagem

  • D.

    Para atingir um determinado indivíduo, a mensagem precisa ser direcionada somente a ele

  • E.

    Nenhuma das anteriores

Sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação para assessoria de imprensa, todas as vantagens obtidas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    crescente redução de custos e rapidez na distribuição de informações or-ganizacionais através da internet.

  • B.

    possibilidade de disponibilização de um número maior de releases aos meios de comunicação de massa, sem a preocupação com a seleção de públicos receptores.

  • C.

    redução de dias para horas na produção e edição de informativos eletrônicos.

  • D.

    disponibilização, no site da organização, dos conteúdos dos informativos impressos.

A publicidade manipula a linguagem e a comunicação para:

  • A.

    gerar empregos

  • B.

    incentivar o consumo e construir imagens positivas.

  • C.

    obedecer as normas da sociedade.

  • D.

    realizar sonhos

  • E.

    Nenhuma das anteriores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...