Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vários termos técnicos fazem parte do jargão jornalístico.

A chamada "suíte" se refere a:

  • A.

    matéria destinada à reprodução gráfica

  • B.

    caderno adicionado a uma edição de jornal

  • C.

    desdobramento da cobertura de um fato já noticiado

  • D.

    relato de uma série de fatos a partir de um fato principal

As principais atividades de uma agência de notícias são:

  • A.

    recolhimento, análise e envio de informações institucionais

  • B.

    fotojornalismo, catalogação de imagens e tabulação de dados

  • C.

    organização, processamento e distribuição de informação jornalística

  • D.

    preparação de clipping, envio para a matriz no exterior e distribuição por vários países

Na internet, a veiculação de informações é extremamente dirigida, com coberturas bastante segmentadas.

Numa página online, o recurso de busca da informação, cujo conteúdo é de interesse específico do usuário, chama-se:

  • A.

    web

  • B.

    e-mail

  • C.

    download

  • D.

    hipertexto

A administração de rádio comunitária tem as seguintes características:

  • A.

    interatividade / fins lucrativos / cooperação

  • B.

    gestão coletiva / fins lucrativos / programação comercial

  • C.

    interatividade / valorização da cultura local / gestão coletiva

  • D.

    valorização da cultura local / cooperação / programação comercial

No exercício da imprensa, o jornalista que imputar fato inverídico ofensivo à reputação de alguém estará incorrendo no crime de:

  • A.

    difamação

  • B.

    peculato

  • C.

    calúnia

  • D.

    injúria

Assinar uma matéria de primeira página é ação valorizada no trabalho jornalístico.

Pode-se definir matéria como:

  • A.

    trabalho elaborado pelo repórter, dentro ou fora da redação

  • B.

    denominação geral de notícia ou conjunto de informações veiculadas pelo jornalismo

  • C.

    tipo de texto produzido por jornalista diplomado para veículos de comunicação impressos

  • D.

    lista de assuntos de interesse do veículo de comunicação utilizada para preparação de notas

Elemento fundamental na realização do trabalho jornalístico, a apuração, por vezes, é negligenciada.

São etapas de uma apuração:

  • A.

    rádio-escuta, produção e redação da matéria

  • B.

    produção da matéria, gravação de cabeça e revisão da matéria

  • C.

    pesquisa dos dados por entrevista, redação da matéria e revisão/edição do texto

  • D.

    investigação documental e por entrevista de uma pauta e saída da equipe de reportagem

Em relação ao jornalismo científico, é CORRETO afirmar que

  • A. a redação científica apoia-se sobre cinco fatores: documentação, verificação, interrogação, observação e participação.
  • B. a informação antecipada sobre a publicação de matérias no periódico científico é uma prática incomum.
  • C. o cientista e o jornalista especializados em ciência casam o senso de oportunidade na reportagem em escalas de tempo bastante semelhantes.
  • D. a realidade para o cientista inclui o arredondamento ou supressão de alguns números.

Em relação à Comunicação Empresarial é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    A Comunicação Empresarial contribui para melhorar as relações de trabalho, aumentando a satisfação dos empregados em relação à empresa.

  • B.

    A Comunicação Empresarial é a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa, devendo ser planejada e executada de forma multidisciplinar.

  • C.

    A Comunicação Empresarial pretende criar em seus funcionários maior consciência em relação ao seu dever dentro da organização, bem como influenciar comportamentos e preferências.

  • D.

    A Comunicação Empresarial tem como objetivo criar uma relação positiva da organização com seus públicos prioritários, sem, contudo, utilizar posturas e técnicas de persuasão.

Um briefing deve ser:

  • A.

    bastante extenso de forma a passar para a agência todas as informações necessárias para a criação da campanha publicitária, prescindindo, assim, da pesquisa.

  • B.

    resumido e passível de modificações e ajustes ao longo do planejamento da campanha.

  • C.

    a base do planejamento de propaganda, associado às informações provenientes de pesquisa.

  • D.

    aprovado por quem tenha poderes para alterá-lo, devendo conter informações sobre o produto e o mercado, ainda que de forma superficial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...