Questões sobre Marketing

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As atividades relacionadas ao marketing cultural vêm despertando cada vez mais o interesse das organizações, que identificam nesses projetos preciosas oportunidades de relacionamento com seus stakeholders.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    o patrocínio pode ser realizado sob a forma de fornecimento de produtos ou de prestação de serviços gratuitos, e não necessariamente sob forma financeira.

  • B.

    os intermediários culturais são curadores e produtores culturais com a função de estabelecer as relações entre os agentes envolvidos no processo.

  • C.

    as motivações e os objetivos de investimento no setor cultural da iniciativa privada e do setor público são similares, assim como os públicos atingidos.

  • D.

    as empresas podem operacionalizar suas atividades de marketing cultural de forma direta ou contratando os serviços de uma consultoria cultural.

  • E.

    algumas empresas optam por investir em uma linha cultural única, enquanto outras patrocinam projetos de diferentes áreas, tais como esportes, cultura e projetos sociais.

A respeito das estratégias de marketing no setor de varejo, sabe-se que

  • A.

    a estratégia de comunicação do varejo, por ser sazonal, concentra-se unicamente na promoção das mercadorias comercializadas, e não na promoção da sua imagem institucional.

  • B.

    a profundidade e a amplitude da linha de produtos comercializados são decisões estratégicas do fabricante, cabendo ao varejista aceitar essa política de comercial.

  • C.

    as decisões relativas a sortimento, preços e decoração das lojas dependem da identificação prévia do mercado-alvo e de seu respectivo perfil.

  • D.

    o varejista não tem liberdade para interferir no preço definido pelo fabricante, por isso não pode conceder descontos nem baixar o preço dos produtos.

  • E.

    o varejo sem loja caracteriza-se pela oferta de produtos em lojas físicas, mas com nome e imagem de marca diferenciados da sua versão do varejo tradicional.

A técnica de promoção de vendas que oferece aos consumidores uma quantidade do produto de forma gratuita, com o objetivo de gerar experimentação, é o(a)

  • A.

    sampling

  • B.

    brinde

  • C.

    autoliquidante

  • D.

    bonificação

  • E.

    cuponagem

Bens de consumo são produtos e serviços comprados para uso próprio, sendo classificados com base em como os consumidores os compram.

Em relação ao comportamento de compra do consumidor, a compra de um produto de conveniência

  • A.

    demanda pouco conhecimento do produto, e o interesse de compra é negativo.

  • B.

    exige muito planejamento e comparação entre marcas, mas é menos frequente.

  • C.

    exige pouco planejamento na compra e baixo envolvimento do cliente.

  • D.

    gera fidelidade à marca, e o cliente apresenta baixa sensibilidade ao preço.

  • E.

    requer esforço especial de compra, e o cliente tem preferência por produtos exclusivos.

Uma empresa que distribui seu produto ao maior número possível de pontos de venda pratica a distribuição do tipo

  • A.

    alternativa

  • B.

    exclusiva

  • C.

    extensiva

  • D.

    intensiva

  • E.

    seletiva

House organ é o nome que se dá ao veículo de comunicação que circula dentro de empresas e entidades. Ele serve de porta-voz entre funcionário e patrão. Neles são divulgados eventos e fatos internos. Nos últimos tempos, as empresas têm investido em mais de um house organ, para atingirem públicos distintos. Por essas características, é correto afirmar que o house organ é uma ferramenta

  • A.

    de comunicação informal.

  • B.

    do Endomarketing.

  • C.

    do Departamento de Relações Institucionais.

  • D.

    de comunicação administrativa.

  • E.

    do Departamento de Vendas.

Uma agência de propaganda criou duas personagens: Dominika e Michaela. A partir de novembro as duas personagens ganharam a internet pelo blog We Luv Brasil e caíram no gosto dos internautas como anunciadoras de uma nova cerveja no mercado. Fez parte da estratégia incluir as contratadas em um programa de televisão nos moldes de reality show, que teve oito capítulos. Outras ações foram acrescentadas para popularizar as tchecas, como ficaram conhecidas no meio. Esse tipo de técnica de marketing é denominado de:

  • A.

    teaser.

  • B.

    tie-in.

  • C.

    heavy user.

  • D.

    hard sell.

  • E.

    pack-shot.

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Entre as áreas de aplicação do marketing institucional não se inclui o marketing cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a marketing institucional.

Em uma organização com fins lucrativos, o marketing institucional não se destina à indução do consumo ou ao estímulo à venda, mas à mudança da imagem da organização em face da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das estratégias de relacionamento com consumidores, julgue os itens subsequentes.

Do composto de endomarketing, conjunto de ações de comunicação dirigidas ao público interno de uma organização, excluem-se as ações voltadas a colaboradores terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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