Questões sobre Marketing

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Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)

  • A.

    avaliação é um mecanismo que visa a medir a efetividade das ações realizadas, verificando se os objetivos foram satisfatoriamente alcançados.

  • B.

    avaliação é a última etapa do processo de planejamento, devendo ser uma tarefa realizada depois da execução das ações planejadas.

  • C.

    etapa de controle utiliza um conjunto de indicadores que permite verificar se as ações estão-se desenvolvendo da maneira prevista.

  • D.

    ações de controle podem corrigir os desvios detectados ou agir de maneira pró-ativa, evitando que tais desvios ocorram.

  • E.

    ações de comunicação podem ser controladas por meio de procedimentos adequados e instrumentos, tais como: fluxogramas, formulários e cronogramas.

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

  • A.

    taxa anual de crescimento do mercado.

  • B.

    definição da equipe interna que produzirá o jornal mural da fábrica.

  • C.

    participação de cada canal no volume total de vendas.

  • D.

    preço praticado pelos concorrentes diretos.

  • E.

    dados psicográficos e demográficos do consumidor.

O __________ de uma organização abrange o processo de treinamento e motivação dos funcionários, de modo que eles se sintam parte integrante da empresa e importantes com o seu trabalho e, como consequência, para que também eles atendam bem os clientes. .

 A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é

  • A.

    Marketing mix.

  • B.

    Endomarketing.

  • C.

    Data Base Marketing.

  • D.

    Marketing Consultivo.

  • E.

    Marketing Defensivo.

O mix de marketing em serviços é ampliado, sendo conhecido como os 7 Ps. Além dos 4 Ps tradicionais, também empregados para o mix de marketing para produtos, se utilizam especificamente para o mix de serviços:

  • A.

    Pessoas, Processos e Provas físicas.

  • B.

    Perecibilidade, Processos e Provas físicas.

  • C.

    Perecibilidade, Pessoas e Processos.

  • D.

    Perecibilidade, Pessoas e Provas físicas.

  • E.

    Precificação, Pessoas e Provas físicas.

Quando uma empresa oferece ao mercado um produto diferenciado da concorrência, em que target percebe este diferencial como algo de valor e está disposto a pagar a mais por este diferencial, pode-se dizer que tem uma grande chance da empresa obter uma ____________.

A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é

  • A.

    Vantagem competitiva.

  • B.

    Qualificação de indicadores.

  • C.

    Comunicação integrada de marketing.

  • D.

    Liderança de preços por custos físicos, psicológicos e sensoriais.

  • E.

    Qualidade total.

Acreditar no crescimento assegurado da demanda por uma população em expansão e mais afluente; ter como foco a produção em grande escala, resultando no rápido declínio do custo unitário; foco de dentro para fora, ou seja, foco no produto, são pressupostos:

  • A.

    Necessários para as ações do BRIC, visto que é um mercado em crescimento, fragmentado e com demanda plena.

  • B.

    Do marketing voltado para vendas, que tem como atitude predominante que a propaganda e vendas criativas vencerão a resistência do consumidor a comprar.

  • C.

    Da miopia em marketing.

  • D.

    Necessários para atingir demandas latentes.

  • E.

    Que surgiram a partir da constante fragmentação do mercado.

“Imagine uma organização que fabrica e vende cosméticos com ingredientes naturais em embalagens recicláveis. Apesar da maior parte dos clientes da empresa preferir as embalagens de plástico, houve uma troca de todos os recipientes para uma materia-prima mais reciclável. Os ingredientes são em grande parte originários de países em desenvolvimento, tendo todo o processo de fabricação a sustentabilidade como objetivo central. Ademais, seus produtos são formulados sem realizar testes em animais. A empresa é considerada exemplar em termos de reciclagem e é ativa em questões relacionadas à prevenção da Aids.” As organizações podem ter diferentes orientações.

Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta a orientação em que esta empresa mais se enquadra:

  • A.

    Orientação para vendas.

  • B.

    Orientação para o produto.

  • C.

    Orientação para o buzz marketing.

  • D.

    Orientação para o marketing societal.

  • E.

    Orientação para a produção.

A respeito da Comunicação Integrada de Marketing (CIM), analise as afirmativas abaixo

1. Uma comunicação integrada de marketing significa que a organização deve utilizar todos os elementos do mix de marketing, incluindo especialmente a propaganda em TV, que é essencial para gerar uma grande audiência e, conseqüentemente, uma comunicação integrada para a empresa.

2. A CIM tem como principais características: o produto é o ponto de partida para todas as atividades da comunicação de marketing, os gerentes de marca e suas agências devem ser flexíveis ao utilizarem várias ferramentas de comunicação de marketing e as mensagens devem ser diversificadas para surpreender o cliente.

3. A CIM tem como objetivo afetar o comportamento do público-alvo e uma das características da CIM é a idéia de que a comunicação de marketing bem sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus consumidores.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    2, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas.

  • E.

    3, apenas.

O preço é um elemento vital do mix de marketing. Para a determinação de preços, uma empresa deve analisar diversos fatores, entre eles o comportamento da demanda e concorrência. Assinale a afirmativa que está incorreta.

  • A.

    Uma demanda tende a ser menos elástica quando há poucos produtos substitutos ou concorrentes ou quando se configuram em produtos exclusivos.

  • B.

    Uma demanda tende a ser mais elástica quando os compradores demoram a mudar seus hábitos de compra

  • C.

    Uma demanda tende a ser menos elástica quando ocorre uma dificuldade de comparação entre os produtos concorrentes pelos clientes.

  • D.

    Uma demanda tende a ser menos elástica quando o custo é compartilhado entre vários compradores.

  • E.

    Uma demanda tende a ser menos elástica quando não é possível realizar estoque do produto.

Na decisão mercadológica do “p” de preço, os gestores devem analisar as ações de precificação da concorrência. No caso de uma redução brusca da concorrência, a empresa pode reagir de diversas maneiras. Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A empresa que está no início do seu ciclo de vida deve reduzir o preço visto que, na entrada de novos produtos no mercado, a estratégia de skimming não é recomendada.

  • B.

    A empresa pode manter o preço (e afirmar motivos pelos quais está mantendo o valor de seus produtos).

  • C.

    A empresa pode manter o preço e agregar valores ao produto ou serviço. Quanto ao produto, a empresa pode agregar serviços ao seu produto.

  • D.

    A empresa pode reduzir o preço. Essa estratégia é bastante empregada em um mercado que a demanda é elástica.

  • E.

    A empresa pode aumentar o preço e melhorar a qualidade. Esta estratégia é especialmente empregada no caso de produtos Premium.

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