Questões sobre Marketing

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O que é Merchandising?

  • A.

    É uma ferramenta de marketing , formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

  • B.

    É o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

  • C.

    É um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto, com a finalidade de estimar as receitas futuras e perscrutar as possibilidades de obter resultados compensadores, tanto para investimentos empresariais quanto para investimentos públicos.

  • D.

    É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

  • E.

    É um modo específico de apresentar a informação sobre um produto, uma marca, empresa ou política que visa a influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

“Se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc”. O texto se refere ao termo Tie In , que é formalmente chamado de:

  • A.

    autosserviço

  • B.

    merchandising editorial

  • C.

    promoção de vendas.

  • D.

    campanha de publicidade.

  • E.

    marketing visual.

O plano que abrange a comunicação interna, institucional e de marketing é chamado de plano de comunicação

  • A. institucional total.
  • B. integrada de marketing.
  • C. empresarial integrada.
  • D. modulada abrangente.
  • E. modulada total.

A técnica de envio de convites conhecida como pour-mémoire significa:

  • A. enviar um segundo convite para ajudar a relembrar ao convidado a data do evento.
  • B. colocar um cartão anexo ao convite principal convidando para uma recepção após o evento.
  • C. enviar um pré-convite, só com as informações de quem convida e para quê.
  • D. dar um toque pessoal, escrevendo o nome do convidado à mão sobre cada convite.
  • E. vincular a confirmação de presença à garantia do ingresso no evento.

O endomarketing compreende o desenvolvimento de ações motivadoras e comunicações dirigidas ao(s)

  • A. público interno da organização.
  • B. stakholders da empresa.
  • C. terceiro setor.
  • D. público externo da organização.
  • E. consumidores dos produtos.

O levantamento das atividades de comercialização e do desempenho dos canais de distribuição, para avaliar políticas de vendas e estudos de preços, denomina-se pesquisa de

  • A. organização de vendas.
  • B. análise de mercado.
  • C. opinião pública.
  • D. motivação.
  • E. mídia.

“Uma cobertura adequada dos acontecimentos sociais exige muitos métodos e dados: um pluralismo metodológico para uma necessidade metodológica”. (Gaskell, 2002). A pesquisa social possui diferentes métodos e ferramentas de estudo, e sua utilização dependerá da situação a ser pesquisada. A ferramenta de geração de dados que tem como princípio de delineamento o levantamento por amostragem chama-se

  • A. observação sistemática.
  • B. questionário.
  • C. entrevista individual.
  • D. focus group.
  • E. coleta de documentos.

  • A.

    Embora o brand equity e a gestão de marcas use ferramentas de marketing e de comunicação para atingir seus objetivos, sua aplicação está de fato relacionada à valorização dos ativos intangíveis para a empresa.

  • B.

    O conhecimento da marca envolve dois componentes principais: o reconhecimento da marca, ou seja, a lembrança que o consumidor tem de uma marca; e a imagem da marca, que é a percepção do consumidor, caracterizada pela associação de qualidades positivas ou negativas associadas à marca.

  • C.

    A marca pode ser entendida como um sistema integrado, que agrega as áreas de comunicação, marketing, vendas, pós-vendas, planejamento estratégico, pesquisa e desenvolvimento, finanças e análise do consumidor.

  • D.

    Os trabalhos de brand equity visam, entre outros aspectos, estabelecer métodos e métricas para a avaliação dos ativos intangíveis de uma empresa, dos quais a marca constitui um dos mais importantes e de mais difícil aferição.

  • E.

    Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identifi car e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

  • A.

    Identifi car o que atrai e, mais importante, mobilizar o usuário na internet deve ser o ponto de partida para qualquer ação de marketing digital, uma vez que a linguagem e os canais a serem usados para cada público são diferentes.

  • B.

    Entre os usos da internet pelas pessoas, destacam-se os seguintes: assistir a vídeos postados por outros usuários; acompanhar fóruns ou grupos de discussão on-line; visitar sites de relacionamento social; ler análises críticas dos consumidores; ler blogs; executar ou baixar músicas e fi lmes; escutar podcasts – todos esses usos permitem algum tipo de ação de marketing digital.

  • C.

    A verifi cação do tráfego na internet deve ser um dos fatores considerados na escolha de ações e veículos para o marketing digital, como a veiculação de banners ou anúncios inteligentes.

  • D.

    A presença das empresas em redes sociais ou em blogs, nos quais a organização está disponível para críticas, sugestões, opiniões ou dúvidas dos consumidores, é uma das principais ferramentas do marketing digital.

  • E.

    Um dos principais méritos do marketing digital é simplesmente chamar a atenção dos clientes, que tendem a agir de forma passiva frente às ferramentas digitais como redes sociais, blogs e sites de fabricantes.

Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.

  • A.

    O marketing é uma filosofia e estratégia de administração.

  • B.

    O marketing se restringe à esfera de atuação de seu departamento.

  • C.

    O marketing numa organização não se materializa na forma, mas sim no conteúdo.

  • D.

    O marketing é o composto de todas as atividades planejadas e estruturadas que visam ao mercado.

  • E.

    O marketing é a tomada de consciência da validade de um comportamento empresarial estratégico em relação ao mercado.

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