Questões sobre Marketing

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Resumindo a teoria de vários autores, a imagem de um produto é uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos

  • A.

    relacionados ao design, cor, cheiro e valor.

  • B.

    referentes a atitudes e percepções do objeto.

  • C.

    de origens funcionais, simbólicas, cognitivas e emocionais.

  • D.

    que revelam sentimentos como prazer, dor, alegria e medo.

  • E.

    que interrelacionam conceitos obtidos em experiências anteriores.

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

  • A.

    a venda de produtos de ponta do mercado tem sobrevida com a comercialização em meio digital.

  • B.

    o faturamento com produtos de nicho é tão alto e pode até superar o faturamento dos considerados de ponta pelo mercado.

  • C.

    os produtos de baixa procura terão mais visibilidade no e-commerce do que em pontos de venda tradicionais.

  • D.

    a oferta por meio do e-commerce de um produto agregará valor à marca e aumentará a sua lucratividade.

  • E.

    se pratica a venda casada entre produtos de nicho e produtos considerados arrasa-quarteirão pelo mercado.

Em uma pesquisa de opinião,

  • A.

    a consistência é checada antes da totalização de seus números.

  • B.

    a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.

  • C.

    a amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.

  • D.

    deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.

  • E.

    a pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.

O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detém é chamado de

  • A.

    posicionamento.

  • B.

    share-of-voice.

  • C.

    heavy-user.

  • D.

    share-of-market.

  • E.

    frequência.

O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de

  • A.

    Marketing direto.

  • B.

    Branding.

  • C.

    Merchandising.

  • D.

    Telemarketing.

  • E.

    Marketing de relacionamento.

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

A mensagem publicitária não só estimula e motiva, mas também efetiva a venda de produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a planejamento publicitário e avaliação de campanhas, julgue os itens seguintes.

No que se refere ao planejamento de comunicação, considera-se market share uma informação que se configura de forma fixa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

Dados qualitativos que classificam comportamentos de consumo dos veículos de comunicação por classe, gênero, idade e região são fundamentais para o planejamento de mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

Ao desenvolver sua pesquisa de mercado, uma empresa que deseje atuar no mercado internacional deve analisar, entre outros, os seguintes aspectos: a pronúncia e a escrita de suas marcas nos idiomas utilizados pelos seus possíveis consumidores, os hábitos de consumo, os valores culturais — como religião, folclore e hábitos locais — e a situação política e econômica do país ou região em que pretenda atuar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e gestão de marcas.

A marca tem, entre outras, a função de identificar o produto, assim como a de permitir a inferência de seus atributos e benefícios.

  • C. Certo
  • E. Errado
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