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Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
Entre as técnicas de pesquisa no âmbito organizacional está a análise de conteúdo, que pode ser aplicada para o acompanhamento de temas relacionados ao desempenho ou aos interesses da organização. Nesse caso, os primeiros passos são a definição do tema a ser monitorado, dos objetivos do estudo e da amostragem de material de divulgação na mídia. Essa técnica pode ser utilizada tanto por pesquisadores como por assessores de imprensa, auditores e consultores da área de comunicação organizacional e afins.
Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.
( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.
Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta. ( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos. ( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos. ( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas. ( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.
No que concerne à gestão de marcas, julgue os itens seguintes.
Uma das funções do marketing é fazer a gestão da marca de uma instituição.
Com relação a metodologias de pesquisa, julgue os próximos itens.
Reputação corporativa é o resultado tangível das estratégias de marketing criadas para que se obtenha a aceitação dos públicos mais próximos da corporação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras, informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue os itens subsequentes.
Os princípios utilizados pelo marketing de medicamentos foram objeto de um documento conjunto do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico, intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias, imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Em um mercado sem fins lucrativos e sem produtos tangíveis, as atitudes e os posicionamentos da organização em relação às expectativas dos indivíduos é que irão determinar, ou não, a sua aceitação e, consequentemente, a sua credibilidade.
Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico, intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias, imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Em um mercado simbólico, as organizações levam em conta as expectativas dos indivíduos em relação ao papel que as instituições devem desempenhar, enquanto desenvolvem ações para satisfazer tais expectativas.
Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico, intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias, imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
O único fator que poderá garantir a sobrevivência de uma instituição é o desenvolvimento de técnicas de marketing institucional.
A partir desse texto, julgue os itens seguintes.
A pesquisa de mídia tem por finalidade conhecer a linha editorial dos jornais.
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