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"Não adianta aperfeiçoar a vela; ela nunca chegará a lâmpada." Essa frase de Júlio Ribeiro ilustra o que Theodore Levitt denominou "miopia de marketing", que ocorre quando a empresa
foca no lucro e esquece a concorrência.
foca no interesse público, mas não no lucro.
busca equilibrar a satisfação do cliente, o lucro e o atendimento ao interesse público.
foca em produtos de qualidade, mas sem considerar as reais necessidades dos clientes.
foca no produto núcleo e esquece o produto real e o produto ampliado.
Além dos elementos do mix de marketing tradicional, o mix de marketing de serviços também inclui
produto, prazo, preço e publicidade.
perecibilidade, patentes, padrão de atendimento e produção em massa.
presteza, aspectos tangíveis, promoção e promessa de venda.
pessoas, prazo, patrocínio e propaganda.
pessoas, processos, evidências físicas, produtividade e qualidade.
Acerca de marketing bancário, assinale a opção correta.
Enquadra-se no marketing de serviços, não sendo aplicáveis a ele os quatro elementos do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção).
As instituições financeiras agregam características de serviço como intangibilidade, inseparabilidade e perecibilidade, mas não variabilidade, pois sofrem regulamentação do governo.
Devido à grande concorrência, a clientela é motivada pelas constantes inovações e lançamento de novos produtos, mantendo relação instável com as instituições bancárias.
A relação permanente (desde a juventude até a maturidade) faz com que a maior parte da clientela seja grande conhecedora dos produtos bancários.
Os bancos sofrem concorrência dupla: como fornecedores e aplicadores de capitais e como tomadores de recursos.
A respeito de endomarketing, ou marketing interno, assinale a opção correta.
Um dos benefícios do endomarketing é proporcionar aos colaboradores do BB a compreensão de que não estão trabalhando para os clientes externos, e sim para o banco.
Por meio de uma pesquisa de benchmarketing funcional, o BB pode conhecer as boas práticas internas do próprio banco e facilitar o relacionamento entre colaboradores.
Os funcionários do banco fazem parte do ambiente interno, mas não constituem um mercado para o BB.
O endomarketing é importante para motivar os clientes internos do BB porque eles afetam o serviço bancário prestado aos clientes externos (inseparabilidade).
O endomarketing é voltado para os funcionários de carreira do BB, não se estendendo aos terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais, que fazem parte do mercado externo do banco.
No que se refere à qualidade de serviços no BB, assinale a opção correta.
Os custos promocionais do BB, como os do programa Ponto para Você, aumentam progressivamente para manter a fidelização do cliente.
O visual merchandising das agências do BB é um dos atributos de qualidade avaliados pelo cliente.
Para não comprometer o pronto-atendimento nas agências, o BB deve incentivar a evasão de clientes-problema.
Para recuperar a satisfação do cliente desapontado e evitar a comunicação boca a boca negativa, o BB pode efetuar a devolução do serviço.
Por ter pouca familiaridade com o serviço bancário, o cliente potencial do BB não cria expectativas ao chegar à agência.
Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta a respeito dos conceitos do mix de marketing.
Os custos para o cliente se resumem ao preço do produto que é pago no processo de troca.
O preço fixado pela empresa para um bem equivale ao custo da produção.
O preço de um produto distingue-se no mix de marketing pelo fato de gerar custos para a empresa.
A demanda por um produto é menos elástica quando a percepção do valor pelo cliente justifica o preço maior.
O lucro é o único fator para o estabelecimento do preço de determinado serviço.
Com relação à segmentação de mercado adotada pelo BB, assinale a opção correta.
A segmentação comportamental e o modelo de relacionamento são os critérios de segmentação utilizados para o mercado de pessoas físicas.
A segmentação do setor público agrega as administrações dos três poderes federais, excluindo-se as esferas estaduais e municipais.
As fundações privadas ligadas ao setor público fazem parte do segmento de pessoas jurídicas.
Indústria, comércio e serviços são os três segmentos econômicos que compõem o terceiro setor.
Na segmentação comportamental do mercado de pessoas físicas, não é considerada a renda mensal dos clientes.
As premissas e recomendações do grupo de trabalho referido no texto são
informações coletadas pelo plano de customer relationship management.
dados do planejamento da pesquisa exploratória.
diretrizes do plano de marketing.
programas para fidelização de clientes.
ações de marketing direto para um cliente específico.
Comunicação Social - Marketing - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O fluxograma abaixo representa uma metodologia projetual para sinalização de ambientes. Das cinco explicações, assinale a única alternativa CORRETA.
A implantação do programa só deve ser considerada após a fase de experimentação e controle do programa na prática.
A intervenção do cliente e do público se restringe às etapas do briefing inicial e do levantamento de dados.
Se surgirem inadequações durante a supervisão, o projeto volta imediatamente para o debuxo e a realização.
As etapas de organização e debuxo só devem seguir adiante após aprovação do cliente e da pesquisa de público alvo.
A etapa de debuxo compreende toda a implantação do programa com equipes interdisciplinares.
As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:
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