Questões sobre Marketing

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Entre as principais questões enfrentadas pelas empresas na definição de estratégias e táticas de marketing pode-se citar:

  • A. aumento dos profissionais no mercado de preços altos.
  • B. aumento dos custos de vendas e de promoção e category killers.
  • C. aumento dos ataques aos nichos e diminuição de matérias- primas
  • D. aumento de concorrência entre produtos similares e target.
  • E. diminuição de clientes diretos e budget cada vez mais alto.

Se uma empresa opta por uma estratégia de skimming ao lançar um produto novo no mercado, ela pretende

  • A. investir altas somas em campanhas de propaganda institucional.
  • B. atingir o segmento da população disposto a pagar mais caro.
  • C. conquistar um grande número de pessoas, rápida e efetivamente.
  • D. desnatar o mercado com ênfase em ofertas agressivas de desconto.
  • E. criar uma percepção favorável com uso de mensagens subliminares

Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa

  • A. adota empenhado esforço em vendas e propaganda para aumentar sua lucratividade.
  • B. cria novos desejos nos consumidores por intermédio da propaganda
  • C. detecta uma necessidade latente e desenvolve produtos para satisfazê-la.
  • D. lança um produto jamais solicitado ou imaginado por quem quer que seja.
  • E. pesquisa e desenvolve produtos em função de carências em nichos de mercado.

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração – como festivais, congressos, feiras e seminários – que possam

  • A. atender as premissas da lucratividade dos projetos, do interesse público e das necessidades da população.
  • B. contribuir para inovação tecnológica e gerencial, com o intuito de desenvolver a economia do país.
  • C. gerar benefícios significativos para a sociedade brasileira e contribuir para reforçar positivamente a imagem do banco
  • D. preservar o meio ambiente e ampliar a discussão sobre desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua.
  • E. trazer lucratividade comprovada a seus organizadores, garantindo o retorno dos projetos financiados.

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os métodos qualitativo e quantitativo excluem-se um ao outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mídias sociais são ferramentas de comunicação online que dão suporte à interação e ao compartilhamento de informações entre indivíduos. Constituem redes sociais na medida em que o conteúdo construído, discutido e alimentado pelos internautas cria um modelo de envolvimento e de relacionamento entre as pessoas. Fóruns, blogs e sítios são exemplos dessas mídias. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

As mídias sociais são instrumentos de marketing direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação dirigida é um importante instrumento voltado ao público interno das instituições. Por meio de ações e meios específicos, transmite e recebe mensagens a esse público, fazendo uso de tecnologias ou de técnicas tradicionais de aproximação. Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação dirigida.

O Fale Conosco externo de uma instituição serve como termômetro de expectativas e permite avaliar o grau de satisfação do público em relação a essa instituição, o que o torna um canal de interatividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

Marketing de relacionamento inclui interesse e comprometimento, embora essas também sejam atitudes esperadas no marketing tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

A expectativa dos públicos com relação a serviços, produtos e posicionamentos da instituição deve ser levada em consideração na elaboração das estratégias de marketing de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

Excluem-se das atribuições do marketing de relacionamento a captação e a fidelização de públicos, porque essas são atribuições do marketing comercial, que envolve clientela e comercialização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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