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Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O efeito rede citado no texto existe estritamente em termos de globalização econômica, pois refere-se especificamente à ampliação de mercados.
Define-se marketing da seguinte maneira:
processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e procuram, verificando-se pela criação, oferta e troca de produtos de valor;
sistema básico de referências para a administração de empresas e para o atendimento a clientes, à vista de condições próprias a uma demanda por marcas;
conjunto de procedimentos aplicáveis ao atendimento prioritário de anseios, desejos e expectativas peculiares a consumidores emergentes ou potenciais;
planejamento feito para registro e classificação de mudanças ocorridas em mercados consumidores e empresariais, buscando-se maior eficiência gerencial;
método de avaliação utilizado para o mapeamento de variáveis referentes a distintas situações de mercado, visando-se a eficácia de uma campanha publicitária.
Em seu livro Marketing para o século XX (São Paulo: Futura, 1999), Philip Kotler faz referência a práticas de um "marketing de Neandertal", ao qual corresponde, entre outros, o seguinte procedimento:
dominar conceitos técnicos que sirvam à construção de marcas aptas a competir em um mercado;
verificar o poder crescente dos varejistas e ampliar o espaço de exposição de seus produtos;
mensurar margens decrescentes e custos ascendentes que possam vir a atingir promoções e vendas;
priorizar não somente a conquista de novos clientes, senão também a manutenção dos mesmos;
planejar cada ferramenta de comunicação em separado, em vez de integrá-las em uso profícuo.
Demarketing é um conceito que pode ser assim caracterizado:
atividades de comunicação de marketing que atendem demandas específicas;
ações de marketing que são realizadas para expandir um mercado em retração;
processos de marketing que se verificam no âmbito interno da instituição;
medidas de marketing que são tomadas no intuito de se desestimular uma demanda;
movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.
Dentre as tendências a serem analisadas no macroambiente de marketing, assinale a que apresenta uma definição correta:
Estilo de vida — analisa o comportamento da população e o de seus distintos grupos de consumidores;
Tecnológica — dedica-se a uma estimativa de novas técnicas ambientais visando sua aplicação;
Administrativa — acompanha atos de regulamentação que possam interferir com o planejamento de marketing;
Cultural — situa-se na confluência de orientações culturais prevalentes e de disposições culturais emergentes;
Econômica — cria condições de poder aquisitivo para a população e as valoriza em campanhas de marketing.
Entre as modalidades de marketing institucional está o marketing cultural, que pode ser assim conceituado:
destina-se à elaboração de mensagens promocionais, propagandísticas ou publicitárias de uma instituição, no intuito de valorizar sua imagem junto a um público amplo e atingir suas metas por meio da difusão de conteúdos de imediato interesse social e de manifesto valor cultural;
volta-se para o desenvolvimento de ações culturais comunitárias, oferecendo suporte e apoio a projetos de interesse para a cultura em geral, tais como a educação, a saúde e o lazer das comunidades, além de promover a imagem da instituição junto a um público comunitário;
realiza-se por meio de um patrocínio ou apoio, por parte de uma instituição, a atividades culturais não necessariamente ligadas a seu campo de atividades, visando influenciar favoravelmente o público em relação à imagem da instituição ou alcançar outros objetivos estratégicos;
serve à execução concertada de atividades de uma instituição pelas quais se conduz o fluxo de bens culturais de um produtor ao usufruto de consumidores finais, observando-se suas demandas específicas neste setor, bem como sua receptividade a fenômenos e fatos de cultura;
representa uma parceria entre instituições congêneres, com o propósito de produzir novos insumos culturais e promover sua aceitação por parte de um extenso público, interessando-o por atividades de educação e cultura desenvolvidas em âmbito institucional.
Na área de marketing, convencionou-se chamar de quatro Ps:
I - processo;
II - produto;
III - projeto;
IV - preço;
V - planejamento;
VI - promoção;
VII- praça.
Estão corretos os itens:
I, II, V e VI, apenas.
II, III, VI e VII, apenas.
II, IV, VI e VII, apenas.
III, IV, VI e VII, apenas.
IV, V, VI e VII, apenas.
Segundo a classificação de Gruning e Hunt, encontrada em Kunsch (1997), o modelo "simétrico de duas mãos" das relações públicas caracteriza-se por:
administrar conflitos e atender bem a públicos estratégicos.
desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras.
disseminar informações relativamente objetivas por meio da mídia.
publicar notícias sobre organizações e despertar a atenção da mídia.
fazer a imagem da empresa com notícias positivas.
Projeto gráfico é o planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica (seja uma publicação, um fôlder ou um cartaz) que envolve o detalhamento de especificações para a produção, como formato, papel, processos de composição, impressão e acabamento. Acerca desse conceito, julgue o item abaixo.
Uma proposta de embalagem pode ser entendida como um projeto que identifica um produto e pode se mostrar uma tarefa tão complexa quanto a definição de identidade da empresa.
Acerca da pesquisa, importante instrumento para balizar as ações de comunicação das organizações, julgue os itens que se seguem.
Para simplificar e diminuir custos na realização das pesquisas utilizam-se procedimentos para selecionar apenas uma parte do universo, conhecida como amostra.
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