Questões sobre Marketing

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Sobre as funções de uma pesquisa de produto é correto afirmar:

  • A.

    avalia a eficácia das ações de propaganda no sentido de fixar a marca;

  • B.

    determina a importância do preço na seleção da marca;

  • C.

    determina a penetração da marca nos canais de distribuição atacadista e varejista;

  • D.

    determina o desenho ótimo do produto, orientando o posicionamento e reposicionamento da marca;

  • E.

    estabelece o potencial de mercado e a receptividade da marca para vários segmentos.

Com relação aos tipos de marketing, é correto afirmar:

  • A.

    marketing institucional é mais voltado para o marketing share do que para o share of mind, atuando fundamentalmente através de estratégias de promoção de vendas;

  • B.

    marketing cultural, esportivo, ecológico e comunitário são modalidades do marketing institucional, que tem como objetivo a criação de uma atitude favorável do público em relação à empresa ou instituição;

  • C.

    marketing institucional está voltado apenas para o posicionamento da empresa em termos de responsabilidade social, enquanto o marketing direto será responsável pela imagem corporativa e a identidade visual da empresa;

  • D.

    marketing institucional trabalha no sentido de identificar demandas latentes na sociedade para que empresa possa lançar novas marcas;

  • E.

    marketing comunitário é uma modalidade mais abrangente que o marketing social e é um tipo de marketing institucional que se desenvolve obrigatoriamente em parceria com órgãos do governo.

Sobre os diversos tipos de pesquisa no sentido de nortear as estratégias de comunicação, nas áreas de marketing e publicidade, não é correto afirmar:

  • A.

    a pesquisa de produtos é um tipo de pesquisa de marketing, que envolve testes de mercado para produtos novos, assim como a procura de novas utilidades para produtos já existentes;

  • B.

    a pesquisa de motivação tem como objetivo conhecer profundamente a reação psicológica do público em relação a um produto, marca, acontecimento ou serviço;

  • C.

    a pesquisa de comunicação de marketing busca avaliar a eficácia da publicidade para o aumento de vendas;

  • D.

    a pesquisa de opinião pública destina-se a avaliar políticas de venda, com base no levantamento dos canais de distribuição;

  • E.

    a pesquisa de mídia faz um levantamento sobre o consumo dos meios de comunicação no que se refere às quantidades e às qualidades da audiência.

Nas atividades de marketing, encontramos diversos tipos de pesquisa. Quanto a essas pesquisas podemos afirmar que:

  • A.

    a pesquisa exploratória visa testar hipóteses específicas, daí se estruturar como um processo formal, no qual a informação necessária é claramente definida;

  • B.

    a pesquisa conclusiva utiliza-se de um processo flexível e não estruturado de pesquisa, para através de uma pequena amostra chegar a conclusões claramente definidas;

  • C.

    a pesquisa conclusiva pode ser usada para verificar os dados obtidos em uma pesquisa exploratória. Utilizando uma amostra maior, ela será capaz de auxiliar o tomador de decisão a estipular, avaliar e escolher a melhor direção de uma ação em uma determinada situação;

  • D.

    a pesquisa exploratória pode ser descritiva ou causal. A primeira descreve relações de causa e efeito, enquanto a segunda estuda as relações de causa e efeito a partir de simulações;

  • E.

    a pesquisa conclusiva serve apenas para desenvolver hipóteses e deve ser sempre seguida por uma pesquisa exploratória.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

No tradicional mix de marketing, os 4 Ps — produto, preço, praça e promoção — perdem importância, e são substituídos, atualmente, pelos 2 Ps: pessoas e processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ciclo de vida de um produto, a etapa na qual ele apresenta um baixo crescimento nas vendas, porque já conquistou a aceitação da maioria dos consumidores potenciais e os lucros se estabilizam ou declinam, devido à competição acirrada, é chamada de:

  • A.

    crescimento.

  • B.

    introdução.

  • C.

    maturidade.

  • D.

    ociosidade

  • E.

    declínio.

Um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer local é chamado de:

  • A.

    marketing direto

  • B.

    merchandising.

  • C.

    promoção de vendas

  • D.

    venda pessoal

  • E.

    publicidade

A informação é matéria-prima que se renova a cada instante e que gera novas informações na mesma velocidade em que é recebida. Como profissionais que trabalham ao lado do poder decisório, é desafio dos (as) secretários (as) saber gerenciar com competência e conhecimento o fluxo de informações de sua área de trabalho. Assim, podemos afirmar que GED significa:

  • A.

    gerenciamento estatístico de dados.

  • B.

    gerenciamento específico de dados.

  • C.

    gerência eletrônica de diagnósticos.

  • D.

    gerenciamento eletrônico de documentos.

Para o secretário (a), o conceito de Endomarketing pode ser entendido como:

  • A.

    ações empresariais que buscam satisfazer o cliente interno.

  • B.

    estratégias de satisfação do cliente externo.

  • C.

    plano satisfatório de carreira dos colaboradores internos.

  • D.

    ações voltadas para a responsabilidade social da empresa.

O modelo, concebido por Jerome McCarthy, que agrupa elementos fundamentais para a atividade de marketing é conhecido como:

  • A.

    Quatro Pês: produto, ponto, preço e promoção;

  • B.

    Quatro Cês: cliente, custo, cadência e comunicação;

  • C.

    Quatro Ás: análise, ambiente, ativação e avaliação;

  • D.

    Três Pês: público, publicidade e padronização;

  • E.

    Três Cês: conteúdo, conveniência e customização.

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