Questões sobre Marketing

Lista completa de Questões sobre Marketing para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas sociedades modernas, o Marketing constitui-se num importante capítulo no gerenciamento das atividades humanas. Com a evolução nas relações de troca entre os indivíduos e todo um processo de desenvolvimento dos mecanismos e sistemas comerciais, chegamos ao que hoje se denomina "sociedade afluente" (Kunsch, 2001).

A autora se refere ao termo sublinhado como sendo:

  • A.

    Uma sociedade com uma parcela importante de sua população detendo um poder de consumo relevante, um poder aquisitivo maior que o necessário para a sua sobrevivência.

  • B.

    Sociedade comunista influente.

  • C.

    Sociedade que se reúne para traçar estratégias de expansão de interesses.

  • D.

    Sociedade de empresas de pequeno porte, porém, em expansão.

  • E.

    Sociedade que reúne estagiários de Relações Públicas, geralmente sem nenhum tipo de orientação, que organizam eventos.

Sobre Relações Públicas e Marketing é correto afirmar:

  • A.

    Em empresas de médio e grande portes não é uma prática freqüente a contratação de consultoria externa de Marketing.

  • B.

    De acordo com a evolução dos mercados e das demandas empresariais, pode-se considerar Marketing não apenas como um conjunto de atividades que visam ao mercado, mas, essencialmente, como uma filosofia empresarial que, uma vez implantada, atua como fator diferencial mercadológico.

  • C.

    Todas as empresas, sem exceção, que começam a se desenvolver, criam um departamento de Marketing precedido de estudo criterioso da viabilidade da idéia, bem como das funções específicas do setor dentro da estrutura organizacional.

  • D.

    Um Relações Públicas necessita ter conhecimento de como se prepara um press release, que é definido no mundo empresarial como "utilização adequada em benefício das organizações de um adendo especial".

  • E.

    Em caso de campanha ou lançamento de novo produto não há necessidade de haver um kit para a imprensa, pois as notícias serão dadas na ocasião pelo profissional de Relações Públicas.

Nos anos contemporâneos a gerência de crises aparece como uma preocupação constante das empresas. No que concerne a este assunto, pode-se afirmar que a alternativa correta é:

  • A.

    Crise é uma ocorrência súbita, geralmente inesperada e que requer uma atenção imediata.

  • B.

    Emergência é um item em disputa, que surge e mostra sinais de que se pode transformar numa disputa, que envolve pontos de vista diferentes entre adversários.

  • C.

    Assunto público é o estágio no qual acontecimentos futuros que afetam uma pessoa ou organização será determinado.

  • D.

    Identificar um problema dentro da categoria errada pode levar a se fazer planos incorretos e conduzir a programas ineficazes.

  • E.

    Dissidentes e ativistas são pessoas que sempre propõem algo no qual acreditam.

Use V (se for verdadeiro) e F (se for falso):

( ) Capital e tecnologia são importantes e parecem adquirir cada vez mais importância, mas nada valem sem as pessoas que as utilizam e viabilizam.

( ) A administração das organizações é, na sua essência, uma ampla gama de relação entre as pessoas, o que significa comunicação.

( ) O profissional de RP se depara com um Brasil contemporâneo, visualizado num panorama estável, sem grandes especificidades nesta área.

( ) Marketing, Relações Públicas e as outras áreas devem ter seus objetivos centrados em determinados segmentos do público, condição necessária para que cumpram, de forma adequada, suas funções em prol do desenvolvimento da organização.

A seqüência correta está na opção.

  • A. V, V, F, V.
  • B. V, V, V, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.
  • E. V, F, V, F.

Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Marketing social e responsabilidade social são conceitos semelhantes quando utilizados por organizações com o objetivo de promover sua imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

Um bom planejador de marketing, ao formular suas táticas de mídia, lista, de modo cuidadoso e de acordo com os objetivos a serem atingidos pelo cliente, os passos a serem seguidos na implementação da definição dos tipos de veículos, horários e freqüência a serem comprados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de mídia é uma extensão do plano de marketing geral e é elaborado em certos níveis de tomadas de decisão, que se resumem a algumas etapas principais. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.

Planejamento estratégico de marketing e de mídia tem como base o fato de que os veículos de comunicação são escolhidos de acordo com a expectativa das pessoas de encontrarem assuntos que satisfaçam seus interesses de modo rápido e objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas sobre enquadramento (ou framing) têm grande utilidade para assessores de imprensa e marketing, pois descrevem o modo como os atores políticos tentam apresentar seus assuntos ou eventos particulares para a imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.

Endomarketing é o trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa, considerando empregados como clientes e fornecedores internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.

A atual segmentação dos mercados consumidores em formas e conteúdos comunicativos decorre fundamentalmente da multiplicação de fontes e canais especializados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...