Questões sobre Publicidade

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Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos. Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano de comunicação do Governo Federal para a copa 2014, que acontecerá no Brasil, traz a assessoria de imprensa e produção de conteúdo informativo sobre os preparativos para a Copa 2014. Isto inclui, muitas vezes, driblar crises como as críticas de não cumprimento de cronograma e orçamentos por parte dos comitês internacionais. Quando a comunicação busca obter uma legitimidade de interesse público, aplica o conceito de

  • A. Comunicação Publicitária.
  • B. Comunicação Promocional.
  • C. Comunicação Interna.
  • D. Comunicação Pública.
  • E. Comunicação Digital.

Quanto ao contexto sobre a Economia Criativa, analise as assertivas abaixo.

I. Transformar criatividade em resultado e que pensar as relações em comunidade é um novo olhar denominado economia criativa, o qual pede multidisciplinaridade por parte do empreendedor, atenção a novas profissões e tem a economia colaborativa como seu carro-chefe.

II. Valoriza mais o processo do que o produto, reconhecendo que, além de seus benefícios econômicos, gera um valor não monetário que contribui notavelmente com a consecução de desenvolvimento sustentável inclusivo e centrado nas pessoas.

III. Empreendedorismo é sinônimo de economia criativa.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Trata-se de uma técnica de apoio à criatividade, transversal a todos os setores de atividade, mas especialmente utilizada na área da publicidade e imagem, bem como em situações de crise, ou emergência. É utilizado, sobretudo, na análise de oportunidades e processos de otimização de ação no mercado, numa fase inicial do processo, para identificação, e avaliação, das diferentes possibilidades ao dispor do cliente. Referimo-nos a(o):

  • A. Brainstorming.
  • B. Produção.
  • C. Folder.
  • D. Briefing.

Trata-se do que vem antes de qualquer ideia. É quando você pega uma folha em branco e faz a ideia inicial, um rascunho de como você imagina que deve ser um anúncio, um desenho, um case, etc. Tratamos do:

  • A. Crasyline.
  • B. Rough (Rafe).
  • C. Printstorming.
  • D. Layout.

Diante desse contexto, é correto afirmar que, além de atender ao objetivo do próprio Ministério das Cidades, a campanha publicitária realiza

  • A. merchandising.
  • B. promoção de vendas.
  • C. comunicação pública.
  • D. comunicação mercadológica.
  • E. crowdsourcing.

A Office Shopping, especializada na locação de espaços temporários, comercialização de mídia, merchandising e ações promocionais em shopping centers há mais de 20 anos, foi a responsável pela campanha realizada em 13 shoppings de diversas cidades, de Norte a Sul do país, para o Ministério das Cidades, divulgando a lei de obrigatoriedade de uso da cadeirinha para o transporte de crianças. A campanha contou com materiais adesivos aplicados em elevadores, escadas rolantes, placas de sinalização dos shoppings, além de banners e outros materiais de divulgação. Desse modo, é correto afirmar que essa ação pode ser considerada uma ação de merchandising, pois merchandising

  • A. é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões dos consumidores.
  • B. só é assim considerado quando não utiliza as mídias tradicionais de massa.
  • C. é uma ação isolada, não tendo vínculo com nenhuma outra peça que fale sobre o assunto.
  • D. só usa propaganda, não fazendo uso de promoções. Como não há promoção, somente propaganda, caracteriza-se como uma ação de merchandising.
  • E. só pode ser usado em shoppings, como foi o caso do material mencionado na informação.

O planejamento, a construção e a gestão de marcas, como no caso descrito acima, são conhecidos mercadologicamente como

  • A. media training.
  • B. storyboard.
  • C. crowdfunding.
  • D. branding.
  • E. desk research.

Com o slogan “Seja para quem for, seja doador” voltado para jovens entre 16 e 29 anos, principalmente aos que vivem nas cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza), foi lançada, em junho de 2013, a campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. Além de vídeo publicitário, spot de rádio e peças de Internet, a campanha distribuiu cerca de 30 mil cartazes e 1 milhão de folders. A ação também mobilizou cidadãos nas redes sociais, através da hashtag #doesangue. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo.

I. Nas teorias da comunicação, os estudos midiológicos, com destaque para os conceitos de Marshall McLuhan, podem ser vistos na proposta da nova campanha, já que há a mobilização pelas redes sociais, através do uso da hashtag #doesangue.

II. A campanha evidencia, devido ao caráter da saúde, o conceito da “Agulha Hipodérmica”, presente na Escola de Frankfurt, dentro das teorias da comunicação.

III. O slogan “Seja para quem for, seja doador” reflete os conceitos da teoria dos signos, presentes na Escola de Comunicação Francesa.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, II e III.

É possível observar que o material publicitário descrito acima foge aos formatos de mídia tradicionais, pois, quando se estabelece um plano de mídia, este deve seguir

  • A. estratégias que indiquem o veículo de maior influência para o público-alvo do anunciante.
  • B. as orientações da organização anunciante, sem considerar o público-alvo.
  • C. estratégias baseadas somente na concorrência a fim de se repetirem formatos.
  • D. estratégias somente diante da necessidade da mensagem a ser divulgada, desconsiderando demais fatores.
  • E. os objetivos de marketing, mas não considerar os objetivos de comunicação.
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